Você sabe o que é o CRM de vendas e como ele pode ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais e conquistar lucros maiores? No artigo de hoje você irá entender mais sobre o assunto. Vamos lá?
Com o passar dos anos, o processo de vendas passou por várias alterações, visto que, anteriormente o foco na venda era apenas na captação e entrega do produto, e a atenção não era voltada para o cliente em si.
Com o tempo percebemos que o ato de vender não era somente a oferta do produto, mas sim toda a experiência que envolvia o cliente, não é mesmo?
E para proporcionar uma experiência completa na jornada de compra, precisamos de dados organizados e otimizados, ou seja, precisamos entender o que é CRM de vendas e como ele pode ajudar a tornar a gestão eficaz. Continue lendo para descobrir mais a respeito dos seguintes tópicos:
- Definição do software CRM
- O que é CRM de vendas?
- A importância do CRM de vendas
- Confira alguns benefícios
- Como o Clientar CRM pode me ajudar?
Definição do software CRM
O que é CRM de vendas? Essa é a sigla que significa Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com clientes.
É um compilado de estratégias que utilizam ferramentas tecnológicas para gerar mais vendas e contribuir na captação de clientes, por meio do armazenamento, organização e atualização dos dados de contato (endereço, atividades, interesses, histórico de relacionamento por exemplo).
O software CRM é uma ferramenta que unifica as informações em apenas um lugar, oferecendo maior fiscalização do negócio, acompanhamento de leads, gestão da carteira de clientes, visão ampla das oportunidades de negócios, planejamento de estratégias e praticidade, agilidade no atendimento focado no cliente e muitos outros benefícios.
Para complementar o conhecimento: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta
O que é CRM de vendas?
Nesse tópico vamos descobrir mais detalhes sobre o que é CRM de vendas, que nada mais é do que um software que auxilia durante a gestão dos clientes do seu negócio e que é capaz de trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
A ferramenta reúne todos os dados que são relevantes para os processos, gerando relatórios importantes e decisivos para o crescimento da empresa, além de possibilitar maior foco nas vendas, mobilidade e conquistar uma gestão de vendas eficiente.
Estas informações são obtidas devido à atualização de cadastros dos clientes de maneira organizada dentro da ferramenta. Muito prático, né? Confira as principais características que um bom CRM de vendas precisa ter:
- Deve ajudar a cumprir os objetivos que você pretende atingir;
- O software CRM precisa acompanhar o seu modelo de negócios;
- Deve ser fácil e intuitivo na hora de manusear;
- Uma plataforma de CRM de vendas é capaz de gerar relatórios fáceis de serem analisados.;
- Precisa oferecer suporte e atendimento sempre que necessário;
- É interessante que o CRM seja customizável e integrado a outros sistemas.
Leia mais tarde: Software CRM – Controle Total das suas Vendas
A importância do CRM de vendas
O CRM de vendas tem o objetivo de apresentar com praticidade todo o comportamento do cliente, incluindo dados importantes sobre a sua jornada, como reclamações, avaliações e devoluções.
Os relatórios que são gerados, permitem identificar as necessidades do consumidor com clareza e a qualquer momento.
Desse modo, é possível realizar com maior assertividade o planejamento das campanhas de marketing, abordagens e negociações, intensificando assim, o sucesso na captação de novos leads.
Com o CRM de vendas, é possível desenvolver um funil de vendas personalizado para a sua empresa, especificando todas as fases, confira:
- Topo do funil: momento em que o foco é prospecção de leads;
- Meio do funil: aqui levantamos todas as necessidades dos clientes;
- Fundo do funil: fase de lançar propostas assertivas, converter leads e fechar vendas.
A falta de informação e organização, leva a repetição e gasto de tempo da sua equipe de vendas, ou seja, aqui podemos perceber a relevância em reunir as informações em um só lugar – de maneira correta – para conquistar melhor gestão de tempo, negociações mais rápidas e exatas.
Obter sucesso no quesito de oferecer boa experiência ao cliente, resulta na fidelização do mesmo, tornando o relacionamento mais duradouro, no qual seja possível oferecer atendimentos personalizados, produtos e serviços que supram as necessidades.
Com o arsenal de informações obtido pelos registros do software CRM, a gerência tem acesso a produtividade, feedbacks das vendas e pode identificar os pontos positivos e negativos.
Independentemente do tamanho de sua empresa – seja ela pequena, média ou grande – é importante possuir um sistema CRM para organizar com eficiência todos os dados e possibilitar a otimização das vendas. Ou seja, a ferramenta é essencial para alavancar sua empresa.
Confira alguns benefícios
1. Informações reunidas em um único lugar
A organização é a palavra-chave para definirmos a principal vantagem do software CRM, visto que, ele apresenta um dashboard com todas as informações importantes a respeito do histórico de dados referente aos clientes, vendas, períodos e outros.
Diversas empresas pecam na gestão dos contatos, ou seja, manter atualizado o cadastro de clientes é essencial para o bom andamento dos processos e para o sucesso das vendas.
2. Mais controle do negócio
A organização facilita o trabalho dos vendedores, visto que, todos os dados estão reunidos em todo lugar.
Isso permite que os colaboradores analisem e identifiquem os pontos que precisam de ajustes ou melhorias para conquistar resultados mais satisfatórios em um futuro próximo.
O que é o CRM de vendas? uma verdadeira mina de ouro de informações para auxiliar na tomada de decisões das empresas!
3. Follow up contínuo
O follow up é muito mais eficiente a partir do momento em que você entende o que é CRM de vendas, visto que, traçamos estratégias mais assertivas para a conversão dos leads.
4. Gestão da carteira de clientes
O CRM de vendas possibilita a segmentação da carteira de clientes e permite que você descubra a melhor maneira de lidar com cada um deles, já que cada tipo de cliente exige uma estratégia diferente no processo de fidelização ou aumento do ticket médio, por exemplo.
5. Aumento das vendas
Depois que você conseguir entender o que é CRM de vendas e conseguir aplicá-lo diariamente no seu negócio, as vendas irão aumentar consideravelmente.
Isso acontece porque você começa a entender melhor os clientes, oferecer produtos e serviços coerentes, além de ser mais assertivo durante a abordagem.
Como o Clientar CRM pode me ajudar?
Depois de entender o que é CRM de vendas e os benefícios que ele pode proporcionar, saiba que a Clientar CRM oferece o melhor software de vendas do mercado para o seu negócio!
Ele funciona totalmente na nuvem, garantindo a mobilidade da sua equipe de vendas e podem ser integrados ao ERP da sua empresa. Seu diferencial possui foco na gestão comercial e no processo de vendas de cada etapa do funil.
Agora que você já sabe os benefícios que essa ferramenta possui, que tal contratá-la e conquistar resultados melhores? Chegou a hora, não perca mais tempo!
Vídeo bônus:
Que tal assistir um vídeo bônus que fala mais sobre o que é CRM de vendas? Dê play e aproveite!
VM entrevista: Paulo Araujo, fundador da Clientar, desenvolvedora de CRM para vendas
Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.