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Como investir em um CRM ajuda no planejamento de campanhas de marketing digital

por | jul 18, 2022 | CRM

Plataforma de atendimento traz mais foco no cliente, qualifica os leads e melhora o monitoramento nas redes sociais.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para alcançar novos públicos e gerar leads. Por englobar uma série de estratégias e ações, que vão desde newsletters até conteúdo em redes sociais, apostar em um CRM que automatize os processos é a chave para otimização e melhoria de resultados. 

Porém, segundo levantamento da Sirius Decisions, apenas 14% das empresas B2B afirmam ter times de vendas e marketing alinhados. Entre as principais desvantagens citadas dessa falta de convergência entre as áreas estão: perdas em receita e vendas (24%), oferecer aos clientes uma visão superficial da empresa (21%) e desperdícios de recursos (21%). 

“As empresas, de modo geral, entendem os benefícios da adoção de um CRM para a área de vendas. Porém, poucas enxergam o potencial dessa ferramenta para os times de marketing. Além de ajudar no planejamento das campanhas, um bom CRM garante mais leads qualificados, maior proximidade com o cliente e o aprimoramento das estratégias de social media”, afirma Shaun Shirazian, CPO da Pipedrive. 

Qualificação de leads

O marketing digital é um dos principais canais de geração de leads para as empresas. No entanto, com o volume cada vez maior de usuários alcançados, o processo de qualificação se torna fundamental para a geração de oportunidades reais de negócios. Ao adotar uma plataforma de CRM, esse processo passa a ser automatizado e otimizado. Também é possível monitorar os leads de perto e identificar necessidades e demandas de antemão.

“Pensar em leads é uma das principais preocupações da área de marketing, mas a qualidade deles muitas vezes fica de lado. Ao começar o processo de qualificação desses leads desde o primeiro impacto do cliente com as campanhas, a chance de conversão e geração de receita aumenta, já que as comunicações passam a ser mais diretas, e é nesse momento que o CRM passa a ser uma ferramenta estratégica”, comenta Shirazian.

Social CRM 

O CRM social aproveita informações públicas nas redes sociais para captar uma visão completa dos perfis por trás de postagens, comentários e curtidas, conseguindo extrair menções e sentimentos sobre determinado tema.

A ferramenta também é capaz de cruzar as informações dos clientes da empresa com as atividades monitoradas nas redes sociais em tempo real, criando um único painel para o acompanhamento de conversas em diferentes plataformas. Assim, é possível coletar feedbacks dos produtos, entender quais tendências estão em alta e até identificar pontos sensíveis.

União de vendas e marketing

Simplificar o gerenciamento de campanhas e reunir equipes de vendas e marketing em uma única plataforma potencializa a geração de receita. Desse modo, apostar em ferramentas que ofereçam um local centralizado para gerenciar desde a criação e distribuição de e-mails de marketing até uma visão de 360 graus em tempo real de todos os dados é fundamental para atingir as metas e os objetivos de negócios.

“Ao trazer as equipes de vendas e marketing para uma plataforma, estamos dando aos nossos clientes as ferramentas necessárias para alinhar suas metas e gerar receita para todo o negócio. Isso é algo que nossos clientes têm pedido e estamos empolgados em conseguir atender a essa demanda com a ferramenta Campaigns do Pipedrive”, pontua Shirazian.

Interações estratégicas

As estratégias de marketing digital podem aumentar o fluxo de clientes ou de pessoas interessadas em saber mais sobre os produtos e serviços da empresa, principalmente durante períodos de anúncios e promoções. Por isso, investir em um CRM que garanta integrações com os principais aplicativos de comunicação – como o WhatsApp e o Facebook Messenger, disponíveis junto a outros 320 aplicativos no marketplace da Pipedrive, por exemplo – torna mais fácil controlar o fluxo de negócios e ter uma estimativa da conversão conquistada pela campanha.

Este conteúdo foi desenvolvido pelo Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, o Pipedrive é usado por equipes em mais de 100.000 empresas em todo o mundo.