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CRM de Vendas – qual o melhor para sua empresa?

por | jul 26, 2022 | CRM

Caso você esteja procurando por um software de CRM, mas ainda tem muitas dúvidas sobre e não sabe como escolher um, nós iremos te ajudar! Neste artigo, preparamos as melhores dicas que irão auxiliar você a contratar o melhor CRM de vendas para o seu negócio!

Antes de mais nada, é importante enfatizar que o software de CRM irá auxiliar a sua equipe de vendas no relacionamento com o seu cliente e também a definir estratégias de negócios, motivo que irá impactar no aumento do lucro de sua empresa.

Desta forma, é importante levar em consideração alguns fatores importantes, que irão fazer a diferença no dia a dia do da sua equipe e do seu negócio. Lembre-se: o software de CRM serve para otimizar e facilitar o trabalho, e não para complicar!

Dito isto, vamos aprender mais sobre as características desse sistema. Para isso, separamos este post em alguns tópicos. São eles:

  • Entendendo o que é o CRM
  • Qual a importância do CRM para o meu negócio?
  • O que um CRM de vendas precisa oferecer?
  • Leve sua equipe em consideração antes de escolher um CRM

Entendendo o que é o CRM

O CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Ele é um software indispensável para empreendedores que buscam por organização e uma boa gestão de clientes.  Com o CRM de vendas é possível registrar todas as informações relacionadas aos seus clientes e potenciais clientes, além de poder acompanhar todo o trabalho de sua equipe de vendas.

Com a ferramenta, você consegue, em um só lugar, todos esses dados, que no fim são informações valiosas que geram relatórios importantes e decisivos para sua empresa e o crescimento dela.

O CRM de Vendas parte da premissa de que, para vender mais e agradar o cliente, é essencial conhecê-lo a fundo.

Isso quer dizer, é fundamental conhecer suas preferências de compra, quantos pedidos fazem por mês, suas insatisfações, quais são suas necessidades, entre outros. Analisar esses pontos fará com que a empresa conheça mais o perfil do seu consumidor e também a vender mais.

Isso porque, conhecendo melhor o seu público você pode criar personas que irão nortear as estratégias de marketing. Uma vez que você tem conhecimento sobre as preferências do seu cliente, suas vendas podem aumentar, pois você irá oferecer ofertas que irão atender as necessidades do seu público.

Leia também: Como definir estratégias de CRM para aumentar as suas vendas

Qual a importância do CRM para o meu negócio?

Um bom software de CRM será fundamental para o trabalho de relacionamento com o cliente, e irá garantir que ele seja executado da melhor forma pelos vendedores.

Isso porque o sistema centraliza informações e automatiza alertas, o que faz com que os vendedores estejam sempre atentos e em vantagem para realizarem a oferta certa. Dessa forma, a chance de conversão é altíssima!

Dentro da rotina de sua equipe, o CRM de vendas vai auxiliar os vendedores a manterem um acompanhamento mais detalhado de um prospect, aquele lead que foi fisgado por alguma estratégia realizada lá atrás.

Com esse monitoramento, o CRM irá proporcionar informações sobre cada passo desse lead ao vendedor, já que o software registra o maior número de informações possível, que vão desde dados cadastrais até interações diversas de contato. Tudo isso acaba criando um grande registro histórico de cada cliente.

Dessa forma, o vendedor tem acesso a cada ação do consumidor, e isso permite que a equipe consiga prever e agir no momento certo.

Agora que já entendemos o que é e qual a importância de ter um CRM, chegou a hora de escolher o seu! Mas, calma lá! Vamos te explicar o que um CRM precisa ter para atender suas expectativas.

Analisando esses pontos, que são primordiais em um bom CRM, temos certeza de que você fará a escolha certa e irá conseguir extrair o melhor do software, e de quebra irá auxiliar sua equipe de vendas com o que há de melhor no mercado. Vamos lá?

Leitura complementar: CRM de Vendas: O que é e para que serve?

O que um CRM de vendas precisa oferecer?

A primeira coisa que precisamos analisar em um CRM são suas funcionalidades! Será que o CRM x irá atender o seu negócio? Vejamos a seguir!

CRM para e-commerce

Se você tem um e-commerce, é importante procurar por um CRM que tenha integração com as redes sociais.

Dessa forma, você consegue segmentar suas campanhas, já que terá um conhecimento aprofundado sobre seus clientes graças ao CRM.

Ao centralizar todas as redes sociais em um único sistema, você irá melhorar o relacionamento com os clientes, já que antes esse processo era realizado em várias plataformas diferentes. Economiza tempo dos seus funcionários, que ficam livres para focar em novas estratégias.

CRM: um olhar mais analítico

Se você já é um empreendedor mais analítico, saiba que o CRM pode ser seu grande guia! Por isso, procure por softwares que ofereçam bons relatórios, como Curva ABC de Clientes, por exemplo.

Um bom CRM de vendas separa esses clientes por A, B ou C. Com esses perfis, você gera relatórios ABC de clientes por status, sendo: prospect, inativo ou ativo.

A Curva de ABC de Clientes é um fator importante para prestar atenção na hora de escolher um CRM.

Leitura complementar: Como fazer a integração de sistemas de CRM em sua empresa

Leve sua equipe em consideração antes de escolher um CRM

Será que sua equipe tem o perfil para aderir ao sistema de CRM? É algo para se pensar! Analise o seguinte o cenário: uma equipe que nunca foi cobrada, que não tenha indicadores e processos bem definidos, você acha que ela irá aceitar bem, do dia para noite, um sistema CRM?

Obviamente, haverá resistência. Portanto, evite essa dor de cabeça e conflitos com sua equipe, afinal ela será parte crucial no manuseamento do software de CRM, e não queremos um gestor insatisfeito com seus vendedores!

Primeiramente, é importante deixar claro para a equipe que o CRM é uma ferramenta para alavancar o lucro da empresa, e não para monitorá-la! O principal objetivo de implementar o CRM de vendas é ter acesso aos processos e a gestão de carteira de clientes.

Para garantir o bom funcionamento do software e aproveitamento 100%, o líder comercial do setor deverá dar o exemplo e estudar o CRM, entender como ele funciona de verdade.

Dessa forma, sua equipe saberá que a contratação do CRM foi um grande investimento, e que terá um grande impacto no crescimento da empresa, na organização e na gestão de relacionamento com os clientes.

É importante considerar se o CRM possui um bom layout, se ele é de fácil entendimento, se sua equipe vai conseguir extrair o melhor da ferramenta ou irá só espantar os vendedores, fazendo eles terem receio em utilizar o software.

Envolva sua equipe nesse processo! Pergunte a opinião deles, mostre todos os prós do sistema CRM e analise juntamente com sua equipe, se o investimento de fato valerá a pena. Envolva os vendedores na contratação!

Outro ponto importante é considerar se haverá a possibilidade de proporcionar um treinamento para a equipe de vendas!

E, por último, considerar o valor. Existem CRM’s no mercado que são ótimos, mas o pagamento é em dólar, por exemplo. Estude caso a caso e analise o que vale a pena para você, sua equipe e seu negócio.

Com essas dicas, acho que já ficou mais fácil de encontrar o melhor CRM de vendas para o seu negócio, certo? Esperamos que você faça uma ótima escolha!

Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.