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Como o software de CRM controla seus clientes?

por | jun 28, 2022 | CRM

Hoje, vamos responder uma dúvida bastante comum entre os empreendedores: como o CRM controla seus clientes?

Quem já trabalha com vendas deve saber a importância do cadastro de clientes. Essa é uma estratégia que auxilia na criação de ações para sua marca, além de impactar nos resultados do seu negócio.

Por isso, o software CRM é bastante procurado quando o assunto é cadastro e organização de clientes e vendedores.

A princípio, você pode achar que não é preciso manter um controle sobre seu público-alvo/consumidor, mas na prática essa estratégia fará você conhecer melhor o seu cliente, prospect e potenciais clientes. Dessa forma, será possível mensurar e até prever resultados.

É importante encontrar uma maneira eficaz de coletar essas informações, e o CRM é a ferramenta mais indicada para você. Neste artigo, vamos te explicar o por que e como o CRM controla seus clientes.

Vamos falar sobre:

  • O que é o software de CRM?
  • O que é follow up?
  • O papel do CRM no follow up
  • Dicas para criar um follow up eficaz
  • O CRM é indispensável para controlar seus clientes

O que é o software de CRM?

CRM, do inglês Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que auxilia na gestão da sua empresa.

São muitos os benefícios que a ferramenta proporciona para o seu negócio, como registro de informações sobre clientes, se estão no perfil prospect, ativo ou inativo e também a medir o desempenho da sua equipe de vendas.

Com esses dados reunidos, o software de CRM controla seus clientes através de relatórios que são gerados pela ferramenta, o que acaba impactando toda sua estratégia, garantindo o crescimento do seu negócio.

Ou seja, após cadastrar um cliente no CRM, o perfil dele fica como prospect. Após lançar uma venda, esse cliente se torna ativo, e se ele passa dias/meses sem comprar um novo produto, dependendo da quantidade de dias que você parametrizou, ele automaticamente se torna inativo.

Inclusive, para não deixar um cliente se tornar inativo, você deve fazer um bom follow up. E o CRM também ajuda nesse controle. Saiba como a seguir.

Leia também: Os 15 benefícios do CRM

O que é follow up? 

Follow up, termo inglês, quer dizer ‘acompanhamento’. No mundo das vendas, a expressão significa uma série de ações que tem como objetivo fazer o lead avançar no processo de compra.

Com um bom follow up, o vendedor consegue acompanhar todo o processo de vendas e é possível encurtar o Custo de Aquisição do Clientes (CAC), o que acaba melhorando os resultados da empresa.

Essas ações de follow up são estratégias para manter contato com o lead o direcionando até concluir a venda. Isso pode ser feito por e-mail, WhatsApp, via telefone, entre outros.

A importância de um bom follow up está no acompanhamento dos clientes desde o início da jornada de compras. Esse pode ser o grande diferencial do seu negócio!

Em uma era com tanta concorrência, quem preza por um atendimento eficiente e bem feito, impacta positivamente os consumidores, fazendo eles voltarem a comprar com você.

Mais do que uma maneira para ganhar a confiança do seu cliente, o follow up proporciona um bom relacionamento entre vendedor e consumidor, já que o vendedor pode estar em contato direto com o cliente, o lembrando sobre produtos, serviços, novidades etc.

Esse acompanhamento de perto é ótimo para fidelizar clientes e impactar a reputação da sua empresa. Estando mais perto do consumidor, é possível entender suas necessidades e assim oferecer um serviço mais assertivo. Dessa forma, os feedbacks positivos ajudarão a atrair mais clientes.

E para te ajudar no follow up, nada melhor do que o uso da tecnologia! Vejamos a seguir como o CRM controla seus clientes também no follow up.

O papel do CRM no follow up

Para te ajudar na gestão do follow up você pode contar com o CRM, o software que vai nortear o vendedor e auxiliar no controle dos seus clientes.

O CRM de vendas controla seus clientes criando funil de vendas, além de facilitar o controle para definir de quanto em quanto tempo o vendedor precisa entrar em contato com esse cliente para realizar novas vendas.

Nesse sentido, o CRM trabalha como uma central de controle do processo de venda/compra, já que o software entrega dados que permitem acompanhar os clientes, isso inclui histórico de contatos, vendas realizadas, perdidas, entre outros. Tudo em um único lugar, o que otimiza tempo.

Com o CRM, você organiza seu follow up e cria um método que irá se aprimorar conforme o tempo, o que renderá resultados cada vez melhores. Dito isso, que tal fazer um follow up eficaz? Se liga nas dicas abaixo!

Dicas para criar um follow up mais eficaz!

Com o CRM, você torna o seu follow up mais eficaz! Saiba como colocar em prática com as nossas dicas!

Use o CRM todos os dias!

Para manter o follow up em dia, nada melhor do que contar com a ajuda do CRM! É ele que vai ajudar o vendedor a manter a gestão da carteira de clientes.

Você pode, por exemplo, configurar o CRM para que ele crie um funil de vendas para a sua empresa. Também pode definir os períodos de tempo que sua equipe de vendas deverá entrar em contato com os clientes para realizarem novas vendas.

Com o CRM você pode acompanhar e controlar todo o processo de vendas do seu negócio, e isso inclui o acompanhamento dos clientes, já que o sistema permite que você tenha acesso ao histórico de contatos, vendas (fechadas e perdidas) e relatórios em geral, em tempo real.

Leitura complementar: Como avaliar o desempenho da sua equipe de vendas

Conheça muito bem os perfis dos seus clientes com o CRM

Podemos separar os clientes em perfis, são eles:

  1. Prospect: é a pessoa que ainda não comprou nenhum produto ou serviço da sua empresa/marca.
  2. Inativo: ele já comprou um produto da sua empresa, mas está há x dias sem realizar novas compras.
  3. Ativo: é o cliente que aproveita muito bem as promoções, produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, e que corresponde a um período ao qual ainda não pode ser incluído como inativo.

Dica de leitura – Gestão da carteira de clientes eficaz

Cuidado para não incomodar seus clientes

Não fique incomodando seus clientes, cobrando o fechamento daquela venda. Utilize o tempo de intervalo a seu favor.

Fale das vantagens dos seus produtos e/ou serviço. Mostre para o cliente como usar, o óbvio precisa ser dito também.

Venda valor e conteúdo, e se desprenda dos preços!

Use o funil de vendas criado pelo CRM

Para ter uma prospecção mais eficiente, respeite o seu funil de vendas! Defina o tempo de intervalo de relacionamento, para que seu time de vendas respeite essas pausas. Dessa forma, você irá conquistar a confiança do seu cliente, e não ser uma empresa inconveniente ou insistente.

Planeje suas vendas definindo metas!

Sempre deverá haver um bom motivo por trás de cada contato. Por isso, defina bem as suas metas a serem alcançadas, planeja muito bem cada venda. Dessa forma, você irá atingir suas metas.

O CRM é indispensável para controlar seus clientes!

Viu só quanta coisa podemos fazer com ajuda do CRM? E como existem inúmeras maneiras de fazer um follow up mais eficiente.

Se você preza por organização, quer ter uma ótima estratégia respeitando seus clientes, então o software CRM vai te ajudar.

Leitura complementar: O que é o CRM?

Bônus – Vídeo – Como criar o follow up

Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.