O CRM brasileiro é um sistema muito utilizado para o gerenciamento de vendas desenvolvido integralmente no Brasil.
Este CRM é concebido e elaborado para as necessidades e desafios que o empreendedor nacional enfrenta diariamente.
Entretanto, não são só essas as vantagens de contar com uma ferramenta 100% nacional. Uma empresa existe para cuidar tanto de clientes como de pessoas, porém, quando estamos inseridos em uma nação tão empreendedora como a brasileira, fazer a diferença e impactar a sociedade e ecossistema se transformam em missões ainda mais valiosas.
Desta forma, um sistema de CRM brasileiro, o qual é desenvolvido com tecnologia nacional, existe para ajudar os empreendedores a irem muito além.
Afinal, ele ajuda os empreendedores a entenderem as suas necessidades, vencer suas dores e desafios e ainda conseguir crescer e mudar para melhor o cenário em que vivemos no Brasil, atualmente,
Confira a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a entender mais sobre o CRM brasileiro:
- O que é um CRM brasileiro?
- Motivos para contratar um CRM brasileiro
O que é um CRM brasileiro?
Antes mesmo de falarmos sobre os benefícios do CRM brasileiro, precisamos compreender o conceito da sigla CRM e tudo o que ela envolve.
CRM é a sigla referente à Customer Relationship Management. Traduzindo para o português temos: Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Assim, podemos compreender um pouco melhor sobre a tecnologia e sobre a transformação digital que as empresas precisam enfrentar. Isso porque, relacionar-se com os clientes é uma necessidade de todas as empresas.
Ou seja, talvez podemos contar nos dedos de uma só mão as empresas ou segmentos que não precisam disso para vender, correto? O relacionamento é intrínseco à natureza humana, afinal, desde muito cedo buscamos conexões para nos deixar confortáveis e seguros em todo tipo de contexto.
Toda a força de vendas de uma empresa precisa ter isso claro e procurar, dentro de seus processos, formas de gerar valor e manter sempre o foco no cliente.
E quando fazemos isso utilizando um CRM brasileiro, adaptado à realidade do empreendedor local, essa tarefa torna-se mais fácil.
No momento em que falamos de um relacionamento duradouro e saudável, gerenciando através de um sistema de vendas, estamos falando de por exemplo:
- Ações de como fidelizar clientes;
- Práticas para reduzir o Custo por Aquisição de Cliente (CAC);
- Redução do ciclo de vendas.
Por isso, um CRM deve ser entendido como um conjunto de ações, análises, estratégias, gestão e políticas.
Dica de leitura: 7 Perguntas sobre CRM
Motivos para contratar um CRM brasileiro
Agora que você já conhece o CRM brasileiro, está na hora de saber os reais motivos de sua importância e até mesmo o seu diferencial para as empresas nacionais.
A seguir listamos os 4 motivos para que você tenha uma visão mais ampla sobre como isso pode ser uma vantagem competitiva para seus negócios.
Não somente em relação àquelas empresas que ainda fazem o gerenciamento de vendas via planilha. Mas também em relação às organizações que usam um software de CRM estrangeiro, desenvolvido para outra realidade e outros tipos de negócios.
1. Integrações com as ferramentas que você já utiliza
Um CRM brasileiro, para ser realmente eficiente e contemplar o processo de vendas como um todo, necessita estar integrado a outras ferramentas nacionais que você usa na sua empresa.
Algo que um CRM de fora do Brasil muito provavelmente não terá integração nativa. Você claro, poderá além de pagar o software de vendas e essa outra ferramenta, contratar uma terceira para apenas fazer a integração.
Por exemplo, dentro do modelo de vendas inside sales, é vital ter um webphone. Ele serve não só para agilizar as ligações necessárias dentro da rotina de vendas.
É útil, também, para tê-las armazenadas e gravadas dentro de cada oportunidade. Plataformas de automação de marketing também são de vital importância para uma empresa. Você consegue não só saber qual das suas estratégias de marketing traz mais leads. Além de criar de forma automática uma oportunidade no seu pipeline.
Um outro recurso crucial são as ferramentas para atendimento ao cliente. E aqui podemos citar chat online, chatbots, WhatsApp. Por exemplo, ter eles integrado e lado a lado com o CRM é bem precioso, a produtividade agradece!
As plataformas que você já usa estão de forma nativa integradas ao seu CRM brasileiro, o que torna as práticas de transbordo muito mais ágeis. Dessa forma, o seu lead não só não esfria como você não perde nenhum dado no meio do caminho, além de economizar.
Já que, você não vai precisar de uma terceira ferramenta unicamente para integração.
2. Fortalecimento do software nacional
Outra vantagem que não poderíamos deixar de citar ao contratar o CRM brasileiro, é o fortalecimento da indústria do software nacional.
É um prestígio dado à tecnologia de qualidade que é desenvolvida 100% no país.
Então, toda vez que se emite uma Nota Fiscal no Brasil e recolhemos os impostos por aqui, estamos todos ajudando a nação a crescer e ser ainda mais forte.
Além disso, há uma tributação sobre a contratação de SaaS (Software as a Service) oriundos do exterior.
Alguns contadores estimam cerca de 45% de taxas em cima do valor de contratação do serviço. É, portanto, uma questão a se cuidar.
3. Pagamento em moeda nacional
Aproveitando que já estamos falando em despesas, precisamos abordar esse tópico. Visto que outro benefício claro e evidente de contratar um CRM brasileiro e fugir da flutuação do câmbio.
Caso a sua empresa usa um software que não é nacional, ela será fatalmente impactada com a alta do dólar.
Sendo assim, digamos que a sua empresa tenha 6 pessoas no time de vendas (somando vendedor, SDR e gestor), e você use um pacote básico de um CRM estrangeiro que custa, por usuário, US $12,50.
Então, somando, temos 12,50 x 6 (valor do dólar) = US $75. Esse seria o valor em dólares gasto. Agora, trazendo para reais, soma-se: 75×6 = R$450.
Observe, R$450,00 para ter plano mais básico, o mais limitado, de um CRM estrangeiro. Por exemplo, digamos que você quer aumentar sua equipe. Logo, precisará vender mais por mês para cobrir os custos do seu sistema de vendas e ainda ter lucro? Ah, esse valor pode ser ainda maior se você pagar usando seu cartão de crédito.
Já que esse é o método mais comum de pagamento, ou seja, seu software não deixa você imune a crises cambiais que podem acontecer no Brasil. Algo que, com um CRM brasileiro, não corre.
Você sempre será cobrado em reais e não colocará em risco o andamento do seu processo por conta de alguma crise econômica.
4. Conteúdos, tutoriais e suporte em português
Quando iniciamos a experiência em um CRM, toda ajuda é sempre bem-vinda. Especialmente se você não possui nenhuma experiência com a tecnologia de vendas.
Então, o ponto de partida para você confiar em algum CRM brasileiro é a imagem de autoridades que ele passa.
E isso é possível de conferir inicialmente nos conteúdos que a empresa produz.
- Textos em blog (são bons e estão bem ranqueados?);
- Materiais ricos como ebook, infográficos, webinários (são úteis e ensinam algo para vocês?);
- Central de Ajuda (há conteúdos e tutoriais que instruem e solucionam suas dúvidas?).
Um CRM nacional terá o cuidado de produzir bons conteúdos em português. Conteúdos que gerem valor dentro da realidade do empreendedor brasileiro.
Afinal de contas, de nada adianta traduzir termos e práticas de fora se você não conseguir aplicar aqui, certo? Leve isso em consideração antes de, por exemplo, começar um período de teste grátis na ferramenta.
E aí, gostou de conhecer mais sobre o CRM brasileiro e seus motivos para ser benéfico para os empreendedores locais?
Aproveite para ler o artigo: Qual CRM usar na minha empresa?
Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.