O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

CRM, o que é?

por | dez 15, 2021 | CRM

Como um CRM integrado pode ajudar seu time de vendas

Certamente sua empresa quer crescer pelo menos a média que o seu segmento de mercado está crescendo.
E se não houver uma demanda reprimida no seu setor, entender a jornada do cliente vai ajudar você a conquistar novos clientes e garantir a sobrevivência do seu negócio.
Um ditado popular diz que o cliente deve estar em primeiro lugar.

Então, aqui fica a pergunta: será que a jornada do cliente está mapeada em seu CRM? Como um CRM pode ajudar a gerir os processos de vendas e entregar uma experiência única para os meus clientes?

É isso que vamos tentar responder em poucas palavras.

Afinal, o que é CRM?

CRM, do inglês, significa Customer Relationship Management, que quer dizer Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. Na prática, é um modo de auxiliar as organizações a conhecer e se relacionar melhor com os seus clientes a partir dos dados coletados. Simples assim.
Gostamos de dizer que o CRM é um conjunto de práticas e estratégias de gestão.
Prática do ponto de vista de quem adquiriu uma cultura de olhar para o cliente através dos dados que possui. Estratégia da perspectiva de quem usa os dados para gerar novos insights e mediar processos e ações que favoreçam a experiência do cliente.

Você pode usar um CRM para:

  • Acompanhar a jornada de compra do cliente;
  • Segmentar a carteira por diferentes tipos de clientes;
  • Criar etapas/processos importantes que envolvem o cliente;
  • Analisar oportunidades de vendas: up-selling e cross-selling;
  • Cruzar dados e fazer lead-scoring

Em resumo, qualquer atividade da sua empresa que envolva um cliente ou potencial cliente e que você queira guardar os dados para possíveis análises e ações a serem tomadas.

Por que integrar com outras ferramentas?

A união de ferramentas como: ERP, E-commerce B2B, Força de Vendas e CRM através de integrações se tornou essencial para equipes comerciais, isso porque o comercial é mais preparado e assertivo quando conhece melhor o cliente que está atacando.

Um prospect que abriu um e-mail marketing, baixou uma apresentação, visitou o seu blog ou sua conta de Instagram está muito mais propenso a fazer negócios com você do que outro que sequer ouviu falar da sua empresa. É o que chamamos de lead-scoring.

Se você tem uma indústria com ciclos de vendas e rotinas mais complexas, como é o caso do setor têxtil, de confecções ou moda, integrar com outras ferramentas também pode ajudar.

O CRM para indústria deve centralizar toda a operação comercial e fazer com que, nele, todo o processo de manutenção do cliente seja passível de acompanhamento de etapas e gestão, para relatórios mais assertivos. E, para canalizar toda essa informação num único meio, somente com um sistema resiliente como o GEOvendas.

Um case de sucesso do CRM GEOvendas para entender melhor.

CRM na prática

Um cliente GEOvendas passou por dificuldades para gerir a carteira de clientes e controlar os processos que vinham de novos canais de vendas. Haviam problemas de comunicação interna, processos não informatizados e fluxo de vendas confuso.

Levantamos a situação e mapeamos cada etapa. Implantamos o CRM GEOvendas com campos customizáveis e parametrizações encadeadas, de modo a garantir que aquelas etapas não fossem puladas e os relatórios fossem condizentes com a situação real do momento. O resultado foi uma operação de vendas mais contínua, assertiva e veloz.

Aqui você pode encontrar mais informações sobre o GEOvendas.