O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

anuncie aqui 800x90

Dicas de como vender mais com o WhatsApp Messenger

por | jul 4, 2022 | CRM

1. Use os códigos QR do WhatsApp

Se você ainda não faz negócios pelo WhatsApp, está perdendo uma grande oportunidade de gerar mais vendas. Conversar em particular com pessoas interessadas em um serviço ou produto que você oferece pode aumentar suas chances de fechar a venda.

Gerar leads de qualidade é crucial para melhorar as vendas em qualquer empresa. Você pode adicionar um link do WhatsApp à sua assinatura de e-mail e compartilhá-lo nos seus perfis nas redes sociais ou utilizar um código QR do WhatsApp para direcionar os usuários à sua landing page e gerar leads de qualidade.

Você também pode aumentar as vendas usando códigos QR em lojas e outros locais físicos. Isso significa que as pessoas não precisam encontrar suas informações de contato para falar com você. Elas podem simplesmente escanear o seu código QR e enviar uma mensagem quando gostarem de um produto ou serviço que você oferece.

Se você possui um negócio, deve ser criativo em relação aos locais que escolhe. Pense fora da caixa e faça testes até descobrir o que funciona bem.

2. Use a conversa com um clique do WhatsApp

O recurso “Conversa com um clique” permite conversar com clientes e visitantes do seu site no WhatsApp.

Não é necessário ter o número de telefone da pessoa para conversar. Em vez disso, basta criar um link para o site e compartilhá-lo com quem quiser falar com você.

Seu link terá a seguinte cara “https://wa.me/(número)”. Substitua o número com seu número de telefone internacional, sem espaços. Por exemplo, “https://wa.me/6103495831835/.”

Se desejar, você também pode adicionar uma mensagem automática anexando-o à URL da sua conversa na forma de URL em formato de texto codificado. Por exemplo: “https://wa.me/6103495831835?te…”.

3. Envie notificações aos clientes

Você pode recomendar produtos e serviços com as notificações e alertas do WhatsApp Messenger, ou simplesmente utilizá-los para manter seus clientes atualizados. Os clientes podem inclusive fazer reservas de produtos ou agendar serviços por meio desses alertas.

Para enviar uma mensagem, você precisa escrevê-la e solicitar ao WhatsApp que a aprove para ser usada como um modelo. Isso é necessário para garantir que os usuários não enviem spam com alertas questionáveis. Normalmente, o WhatsApp leva até 48 horas para aprovar, mas esse tempo pode ser maior em época de férias ou nos finais de semana.

O WhatsApp divide os modelos de mensagens em categorias diferentes. Entre as mais populares estão:

  • Atualização de conta
  • Atualização de compromisso
  • Atualização de reserva
  • Atualização de envio
  • Atualização de transporte

Mensagens fora dessas categorias podem não ser aprovadas, dependendo do conteúdo. O WhatsApp também pode rejeitar sua mensagem se você adicionar dois CTAs (botões “call to action”) idênticos. Para obter os melhores resultados, escolha apenas um CTA ou dois diferentes (por exemplo, um link para o seu site e outro para iniciar uma chamada).

Depois que a sua mensagem for aprovada, você poderá enviá-la imediatamente. Se os destinatários responderem dentro de 24 horas, você poderá enviar uma mensagem personalizada sem solicitar a aprovação do WhatsApp.

Vale lembrar que você não pode enviar alertas para todo mundo. Apenas pessoas que deram consentimento (opt-in) e permissão para o WhatsApp enviar notificações receberão seus alertas.

Este conteúdo foi desenvolvido pelo Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, o Pipedrive é usado por equipes em mais de 100.000 empresas em todo o mundo. 

Leia o conteúdo completo no Blog da Pipedrive.