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Exact Sales adquire startup para agregar inteligência artificial à plataforma de vendas

por | fev 22, 2023 | CRM

A Exact Sales, empresa que desenvolve o principal software de sales engagement da América Latina, o Exact Spotter, anuncia sua segunda aquisição da história, com o objetivo de agregar e ampliar recursos de inteligência artificial à plataforma que acelera vendas em negócios de
diferentes segmentos. A Magic Write, startup fundada por empreendedores de Criciúma, Santa Catarina, ajuda times de marketing e vendas a criarem, em segundos, conteúdos em texto para sites, blogs, redes sociais e anúncios, utilizando uma tecnologia baseada em modelos de linguagem como o GPT3, da empresa OpenAI, base para ferramentas como ChatGPT. A startup aprimorou estes modelos para produzir textos mais assertivos no idioma português brasileiro – um dos diferenciais frente a outras ferramentas do mercado. O valor da aquisição da Magic será de R$ 6 milhões, podendo variar a depender de metas estabelecidas no acordo.

Fundadores da Exact Sales e da Magic Write. Foto: divulgação.

Além de incluir recursos de inteligência artificial na plataforma Spotter, a Exact irá levar a oferta da startup para sua base de mais de 15 mil usuários, em movimento semelhante que fez com a aquisição da plataforma de big data Resultys, em 2019 – as vendas do serviço de geração e enriquecimento de leads cresceram 200% ano após ano, desde a operação. Na operação da Magic, os empreendedores André Marchioro, Marcos Do Canto e Thiago Zanivan, seguirão à frente do negócio, responsáveis pela evolução da plataforma e por integrar os recursos de inteligência artificial às soluções da Exact Sales. Parte significativa do valor da operação será investido na evolução da própria ferramenta, para além de texto gerar conteúdos dinâmicos inéditos, com imagem e vídeo.

A aquisição trará ainda para a Exact uma outra plataforma desenvolvida pela startup: o Magic Pages, que permite a criação de landing pages (páginas de conversão) inteligentes e personalizadas, de forma automática com conteúdos e recursos a partir de contextos. Estes recursos serão incorporados ao Spotter para clientes que querem ampliar a geração de leads com estratégias de marketing digital, integrando nativamente com o fluxo de atividades para qualificação e vendas que os clientes já utilizam na plataforma da Exact. Será possível, por exemplo, coletar dados em uma landing page, enviar automaticamente para o Spotter, e ele decidir de forma inteligente qual a próxima atividade para ser realizada com este cliente potencial, baseado nos dados fornecidos passivamente – se o melhor é ligar, mandar um whatsapp ou um e-mail específico.

“Ao analisar a base de clientes da Exact Sales, identificamos que as empresas que possuem estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, aliadas a nossa inteligência de engajamento e qualificação, geram grandes casos de sucesso em vendas, e usam o Spotter por muito mais tempo”, explica Théo Orosco, CEO da companhia. Alguns recursos do Spotter que exigem a produção de textos persuasivos, contextualizados ao negócio do cliente, para estratégias como cadências e fluxos de e-mail, por exemplo, passarão a ter, nativamente, recursos de inteligência artificial que irão acelerar e melhorar a experiência. Além disso, os clientes poderão dar início ou tirar da inércia estratégias de marketing de conteúdo, com baixo investimento. “As aplicações são diversas, seja dando velocidade e assertividade na criação de uma página da empresa, de um conteúdo para o Instagram, ou mesmo de um e-mail de prospecção. Este tipo de tecnologia não substitui o profissional, e sim faz com que ele ganhe 3 a 4 vezes mais velocidade em tarefas de média e alta complexidade”, completa Orosco.

Jornada dos empreendedores e solução inovadora

A primeira versão do Magic Write foi criada no fim de 2021. Os cofundadores André Marchioro, Marcos Do Canto e Thiago Zanivan já tinham empreendido outros negócios no segmento de tecnologia, inclusive com outras vendas no histórico. Em um dos projetos que desenvolveram juntos passaram a estudar mais a fundo o mercado de inteligência artificial para produção de conteúdo, que ainda carecia de soluções focadas na língua portuguesa. Foi de onde surgiu a proposta da Magic Write. O foco foi desenvolver um algoritmo proprietário, aliado às mais diversas APIs de Inteligência Artificial que estão revolucionando a forma de gerar conteúdo em todo mundo. A startup, que entrou em operação oficialmente em 2022, foi acelerada pela WOW, do Rio Grande do Sul.

A plataforma permite que profissionais de marketing e vendas possam escolher o tipo de texto a ser produzido, como conteúdos para posicionamento de marca, posts para blog, landing pages, anúncios para mídias digitais, textos de e-mail e títulos de notícias, além da possibilidade de reescrever, resumir ou expandir textos diversos. Para gerar os textos, basta descrever o contexto do que precisa ser escrito que a plataforma produz um conteúdo inédito e de qualidade em segundos. Além de agências, a empresa tem entre clientes startups, lojas virtuais e freelancers, que utilizam a ferramenta como apoio às suas estratégias digitais.

O CEO da Exact conheceu a plataforma e os empreendedores da Magic por meio de uma conexão em comum, o também empreendedor Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas, durante o G4 Club, um clube de negócios associado à empresa de educação empreendedora Gestão 4.0, em que Théo é professor e mentor. Théo passou a utilizar a plataforma nas suas redes sociais pessoais como cliente e, em seguida, propôs uma parceria comercial da Magic com a Exact, que realizou alguns testes de fit comercial. Os resultados, muito positivos, evoluíram para o interesse na aquisição.

“Nos chamou atenção a experiência e o pioneirismo dos fundadores da Magic, por serem um dos primeiros a utilizar plataformas como o Open AI com recursos de rede neural, e gerar inteligência aprofundada a partir delas. Testamos diferentes soluções neste sentido, todas muito em estágio embrionário, e a Magic foi disparada a melhor entrega em termos de qualidade de resultado para língua portuguesa”, explica Felipe Roman, cofundador e CTO da Exact. “Buscávamos um parceiro que nos apoiasse na distribuição em escala da nossa solução,
enquanto pudéssemos focar na tecnologia e na evolução do roadmap do produto. A aproximação com a Exact Sales e a capilaridade comercial do negócio é estratégica para o momento da Magic Write“, destaca um dos cofundadores da startup, André Marchioro.

Ainda no primeiro semestre de 2023 grande parte dos recursos de inteligência artificial passam a integrar as funções nativas do Exact Spotter. Já o fortalecimento da estratégia comercial e de escala da plataforma da Magic Write já é prioridade da parceria a partir de
fevereiro.