Em uma entrevista exclusiva com Shaun Shirazian, CPO da Pipedrive, ele compartilha sobre como a empresa utiliza os feedbacks dos clientes para aprimorar produtos e serviços, quais são os planos de inovação da Pipedrive, as principais tendências do mercado, além de investimentos das empresas brasileiras em tecnologias de vendas.
Como “A voz do cliente” foi incorporada à estratégia de produtos da Pipedrive e quais foram os principais insights obtidos por meio desse programa? Como a Pipedrive usou vários pontos de contato de feedback do cliente, incluindo “A voz do cliente”, para formar a estratégia do produto e quais foram os principais insights obtidos?
Nosso propósito é ajudar pequenas empresas a crescer e fazemos isso criando ferramentas fáceis de usar, inteligentes e eficazes que convertem desafios em oportunidades. Para que possamos executarmos isso de forma eficaz, precisamos focar nas necessidades e dores nossos clientes. Fazemos isso de várias maneiras, como utilizando o programa “A voz do cliente”, que reúne o feedback real do cliente para nos ajudar a entender o que está funcionando e onde podemos melhorar.
Com base nisso, concentramos nossa inovação em 2023 em ajudar nossos clientes a fechar mais negócios, automatizando e dimensionando o envolvimento de seus leads, adaptando a Pipedrive às necessidades reais do negócio e permitindo decisões baseadas em dados com relatórios instantâneos e detalhados sobre todo o funil de vendas.
Como a Pipedrive pretende ajudar as empresas a lidar com os desafios do mercado e se manterem competitivas?
A Pipedrive foi projetada para ajudar as empresas a coletarem e analisarem diferentes partes de seus processos de vendas. Se as empresas centralizarem as informações de contato, elas poderão maximizar o valor de cada interação com seus clientes ao longo do processo de vendas. Acompanhar as vendas tem outro benefício – coletar e analisar insights ajuda a encontrar oportunidades inteligentes de melhorias e encurtar o ciclo de vendas. Como resultado da automatização de todo o processo de vendas, os profissionais de vendas podem ganhar tempo para se concentrarem no que mais importa em vendas e encontrar novos clientes em potencial.
Um CRM sólido é essencial para otimizar as vendas e direcionar novos leads. Planejar, empregar e otimizar uma estratégia de CRM ajuda as empresas a maximizar o valor de seus relacionamentos com os clientes. Ao automatizar o processo de vendas, organizar os dados do cliente, alinhar diferentes equipes e acompanhar o desempenho, é possível criar experiências significativas para o cliente em todas as etapas da jornada do comprador, planejar e direcionar campanhas de vendas com mais eficiência para um melhor retorno do investimento, identificar e rastrear facilmente novos leads valiosos e ainda evitar cometer ou repetir erros humanos. Essa estratégia permite que as empresas permaneçam ágeis e e prosperem em um mercado competitivo.
Como o primeiro CRM de vendas global, a Pipedrive está comprometida em ajudar pequenas empresas a crescer e alcançar seu sucesso. Nossa fórmula de sucesso está em fornecer aos nossos clientes um CRM de vendas fácil e eficaz, um ecossistema integrado de parceiros para resolver as necessidades de nossos clientes e ajudá-los a transformar dados em inteligência. Na Pipedrive, a inovação é voltada para o cliente, o que significa que qualquer novo recurso ou atualização na plataforma atende às necessidades reais dos clientes e fornece muitos recursos altamente personalizáveis.
Shaun, como você vê o investimento do mercado brasileiro em tecnologias para vendas? E como a Pipedrive se posicionou para atender às necessidades dessas empresas?
Tive a grande oportunidade de morar e trabalhar no Brasil por quase três anos e fiquei impressionado com a economia vibrante de pequenos negócios e indústria de tecnologia. O que também me impressionou foi o quão social é a cultura e se um pequeno empresário estiver realmente satisfeito com um produto que estiver usando, ele vai compartilhar com todos os seus amigos e colegas do mercado de trabalho.. A tecnologia que pode fazer uma diferença significativa na vida das pessoas tem a capacidade de se tornar viral no Brasil A Pipedrive teve a sorte de ter experimentado esse cenário no mercado brasileiro, embora não tenhamos uma presença física no país. O que fez a diferença para nós foi termos entendido as reais necessidades dos nossos clientes onde quer que estejam no mundo.
Pipedrive tem mais de 400 aplicativos integrados. Como esses parceiros estratégicos ajudam a expandir a oferta de produtos da empresa e o que o futuro reserva para essas parcerias?
Com mais de 400 integrações de aplicativos, a Pipedrive Marketplace permite que os clientes sincronizem seus dados entre sistemas em um só lugar e maximizem o valor da função principal de um CRM. Ao integrar a plataforma com aplicativos disponíveis por meio de nosso ecossistema de terceiros, a Pipedrive pode oferecer às pequenas empresas tecnologia completa, personalizável e ágil que cobre o ciclo de vida do gerenciamento de receita e apoia o seu crescimento.
Quais foram os lançamentos de produtos mais recentes da Pipedrive e como eles se destacam no mercado de tecnologias de vendas?
Mencionei anteriormente que uma das inovações deste ano foi feita para ajudar nossos clientes a fecharem mais negócios, os auxiliando a automatizar processos de vendas. Recentemente lançamos uma série de melhorias, incluindo a capacidade de configurar sequências de e-mail automatizadas, atribuir automaticamente negócios ao membro certo da equipe de vendas e modelos prontos para fluxos de trabalho que podem ser automatizados.
Como os novos recursos introduzidos pelo Pipedrive apoiam as necessidades reais dos profissionais de vendas e impulsionam o crescimento da receita das empresas?
As novas ferramentas otimizam o tempo dos vendedores para conquistarem mais leads, reduzem os erros e aumentam a probabilidade de negócios com acompanhamentos precisos e oportunos. Também reduz o tempo gasto na distribuição manual de leads significativos para os funcionários certos, aumentando as chances de fechar um negócio. Medimos também o impacto que nosso serviço tem ajudado nossos clientes a fecharem mais negócios.
O que podemos esperar dos próximos lançamentos de produtos do Pipedrive e como esses novos recursos atendem às demandas dos usuários?
Em janeiro, lançamos nosso roadmap de produtos com vários itens novos que se concentram nas necessidades reais dos profissionais de vendas, os ajudando a crescer e aumentar a receita.
De acordo com a Pipedrive, quais são as principais tendências do mercado de tecnologia de vendas e como elas impactam as pequenas e médias empresas?
Tecnologias aliadas à Inteligência Artificial terão um impacto significativo no setor de vendas este ano. Elas tornarão o trabalho mais acessível, automatizado e mais inteligente, economizando tempo para que o funcionário se concentre no crescimento das vendas.
Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, o Pipedrive é usado por equipes em mais de 100.000 empresas em todo o mundo.