Você conhece as ferramentas de CRM? Entenda que elas ajudam a sua empresa a se relacionar com os contatos e também estruturam o pipeline de vendas. No entanto, quais as ferramentas de CRM mais conhecidas? Neste post, vamos responder essa e as seguintes perguntas:
- Por que usar as ferramentas de CRM?
- Como escolher a melhor ferramenta de CRM?
- Quais os tipos de ferramentas de CRM?
- Como as ferramentas de CRM podem aumentar o faturamento do seu negócio?
E então, ficou interessado no artigo? Siga com a leitura!
Por que usar as ferramentas de CRM?
Antes de falarmos sobre quais os tipos de ferramentas de CRM, você precisa entender porque usar essas ferramentas. Entre os principais motivos, podemos citar a possibilidade que as marcas têm de se aprofundarem e entenderem seus clientes. Portanto, desta forma, as empresas conseguem entregar os melhores produtos e serviços.
Além disso, as ferramentas melhoram a sua estratégia de marketing digital e também as suas vendas. Sem falar, é claro, do bom relacionamento que elas proporcionam com os potenciais clientes. Portanto, uma das funções do CRM é exatamente a aquisição e a retenção do público de interesse.
Por isso, com as ferramentas você tem tudo em um único lugar. Além disso, elas possuem painéis simples e personalizados. Você também pode cadastrar clientes, ver o histórico anterior de compras, conferir status de pedidos e muito mais.
Isso ocorre porque com essas ferramentas você tem o controle administrativo e financeiro do seu negócio. Pois elas gerenciam o contato entre as empresas e o seu público-alvo. Além disso, facilitam a coordenação do trabalho dos vendedores e atendentes.
Leia também: Sistema CRM: o que é e para que serve?
Como escolher as melhores ferramentas de CRM?
Para você escolher as melhores ferramentas é preciso ficar atento ao que o recurso pode oferecer à sua empresa. Em primeiro lugar, veja se há descontos progressivos. Também é importante saber se há limites para cadastro de clientes e contatos.
Outro detalhe é se a ferramenta oferece suporte VIP para a configuração e o treinamento do CRM e também como é a configuração de CRM. Veja, ainda, se essa configuração tem vídeos. Também é importante ficar atento ao dashboard e cards de aviso de gestão de relacionamento com o cliente.
No entanto, no caso das ferramentas de CRM para cadastro de clientes, é importante ficar atento se elas possuem relatórios, gráficos, prospectos ativos, inativos e desativados. Elas também devem oferecer um relatório e um gráfico sobre a quantidade de visitas e ligações. Há, ainda, os relatórios e gráficos de localização de clientes por Estado, cidade ou DDD.
Outros pontos importantes a observar são:
- relatórios e gráficos de vendas no período de clientes positivados;
- relatórios extras para a sua empresa.
Quais os tipos de ferramentas CRM?
Existem vários tipos de ferramentas de CRM no mercado. No entanto, eles se diferenciam nas funcionalidades como você pode conferir a seguir:
CRM Local
É o CRM utilizado internamente. Serve para conectar os dados dos clientes com as equipes de uma mesma empresa. Em outras palavras, o CRM local é a ferramenta que a sua equipe de vendas vai utilizar para encontrar o cadastro dos clientes, o histórico de compras e todas as informações necessárias que precisar.
CRM na Nuvem
É um CRM sem barreiras. As informações armazenadas online permitem o acesso em diferentes localidades e dispositivos. É o tipo de CRM indicado por um vendedor que deseja atender uma ligação na rua. Assim, ele observa as particularidades do cliente diretamente pelo smartphone ou tablet.
Entretanto, também é bom ressaltar que o sistema CRM possui quatro aplicações como você pode conferir a seguir:
1.Operacional
Auxilia em todas as operações da empresa. Envolve desde o pós-vendas ao atendimento. Também atende o financeiro, o jurídico e o suporte. Com o Operacional você identifica falhas processuais e corrige cada uma delas, evitando assim vários problemas.
2. Analítica
Serve para recolher os dados e conta com relatórios que são criados pela plataforma e traduzidos em métricas valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Por isso, o sistema de CRM também é considerado um importante aliado de ações de Inbound Marketing, por exemplo.
3. Colaborativa
O CRM possibilita os profissionais a trabalhar de maneira colaborativa. Isso é importante para as equipes como de marketing e vendas, pois elas dependem uma da outra. Portanto, a integração colabora com a integração dos clientes.
4. Estratégica
A ferramenta de CRM também tem uma função estratégica. Assim, os dados recolhidos analisam o comportamento do consumidor e a sua relação com a empresa. Por isso, a interpretação do CRM ajuda a planejar os processos e a ter informações de um público específico.
Quais as ferramentas de CRM mais conhecidas?
Veja a nossa lista com 5 ferramentas:
1.Clientar CRM
O Clientar é um CRM 100% nacional. Ele é um software para pequenas empresas que cria um método de vendas junto a equipe comercial. Com o sistema, você tem uma gestão completa da carteira de clientes ativos e inativos. Também consegue prospectar clientes e manter um follow UP adequado.
Assim, a gestão automática de cada perfil é feita pelo sistema de CRM. Ele também apresenta cards coloridos que mostram os clientes que estão sem atendimento. Desta forma, os vendedores não esquecem de nenhum cliente e não perdem o tuning da venda. Além disso, você conta com um robusto relatório de vendas.
Também são apresentadas propostas, produtos, históricos de relacionamento e Curva ABC de Pareto. Outra função do sistema de CRM Clientar é a integração com o ERP e outras ferramentas digitais. Há, ainda, a possibilidade de customização de relatórios solicitados pelo cliente e atendimento personalizado com treinamento no momento da implantação.
Quanto aos valores, você paga de acordo com a quantidade de usuários contratados. No entanto, o CRM Clientar é um dos mais acessíveis do mercado. Isso significa que o sistema é uma excelente opção para prestadores de serviços, pequenas e médias indústrias. Quanto ao método, ele é voltado para vendas junto a equipe comercial.
Também é preciso destacar os diferenciais do sistema. Ele faz automaticamente a gestão de cada perfil. Pois, você conta com um atendimento personalizado e treinamento no momento da implantação do sistema.
Dica de leitura: CRM: tudo o que você precisa saber!
2. Zoho CRM
O Zoho é um sistema de CRM gratuito que atende até 3 usuários. Ele é de qualidade e é para o mercado nacional e internacional. No entanto, para ele ser eficiente, você precisa pagar pelos recursos que podem chegar até USD $ 45,00 por usuário/mês.
3. Sales Force
O Sales Force é um dos sistemas mais usados no mundo. Possui fácil personalização e configuração inicial rápida. Tem também planos e recursos para as empresas. No entanto, o custo para atender uma equipe maior de usuários pode chegar a USD$75,00 por usuário/mês. Além disso, a ferramenta é indicada para empresas com experiência no mercado.
4. HubSpot
O HubSpot é um sistema de CRM que atende vários tipos de negócios. Ele é gratuito ou pago e oferece as ferramentas que você precisa para trabalhar em vários níveis.
Assim, com o sistema, você melhora o relacionamento com o cliente. Porém, você paga o sistema por módulo, o que é uma desvantagem para a sua empresa.
5. Pipedrive
O PipeDrive é uma das ferramentas de CRM usadas por empresas de vários segmentos. Ajuda na visualização dos usuários em relação aos processos de vendas, assim como agendamento, conclusão e monitoramento das atividades dos vendedores. Além disso, a ferramenta possui funis visuais que permitem a visão dos usuários em relação a cada negócio.
Como as ferramentas de CRM podem aumentar o faturamento do seu negócio?
Veja como o sistema CRM pode ajudar no desempenho da equipe de vendas:
Aproxima as equipes de vendas
As ferramentas ajudam a aproximar as equipes de vendas, mesmo se elas não estiverem juntas. Um exemplo, são os profissionais que viajam muito, mas precisam sempre das informações referentes a empresa que trabalham, dos produtos e serviços oferecidos e também dos clientes.
Organiza os dados dos clientes
Com as ferramentas de CRM você consegue organizar os dados dos clientes e encontrar as informações sempre que precisar. Isso facilita os trabalhos dos profissionais de vendas e aumenta a produtividade dos mesmos. Afinal, eles não terão que buscar pelas informações. Elas estarão ali sempre à disposição.
Elimina papéis e planilhas
Outro benefício do CRM para vendas é que elas eliminam papéis e planilhas. Desta forma, as negociações não passam despercebidas porque você não vai gerenciar as informações em planilhas e cadernos e sim dentro de todo um sistema. Ou seja, as suas informações são fáceis de serem encontradas e estão seguras.
Evita o uso de vários aplicativos
Sabe aqueles aplicativos que você utiliza como CRM? Com as ferramentas adequadas, você não vai precisar mais deles. Portanto, com elas, você fica conectado a um único banco de dados ou sistema de registros. Assim, você consegue acompanhar o crescimento da sua empresa.
Melhora a experiência do cliente
Com as ferramentas você melhora a experiência do cliente. Outro detalhe é que você não perderá mais vendas por causa de problemas e serviços prestados por sua empresa. Assim, um bom sistema de CRM facilita o trabalho dos seus profissionais e também fideliza consumidores, já que eles vão estar satisfeitos com o atendimento da sua equipe de vendas.
Conclusão
As ferramentas CRM são importantes para atender as empresas e facilitar todas as ações focais. Essas ferramentas permitem um acompanhamento detalhado de todo o contato do cliente com o seu negócio, ou seja, desde o primeiro contato até o pós-venda. Além disso, contar com boas ferramentas, como o CRM Clientar, é ter acesso a várias funcionalidades como indicadores de vendas em tempo real e gestão de metas e propostas.
Assim, com um bom CRM como o Clientar você também terá controle de prospecção de clientes, integração com o WhatsApp, integração com ERP, ferramentas de marketing digital e curva ABC e relatórios otimizados.
Por fim, você que deseja destacar a sua equipe de vendas, deve pensar em contar com um bom CRM para ter sucesso na sua empresa!
Gostou do conteúdo? Saiba um pouco mais sobre o sistema CRM Clientar!
Bônus – assista a entrevista com Raul Candeloro – O software CRM pensado de vendedor para vendedor
Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.