Abertura para novas oportunidades de mercado é uma estratégia que pode ser adotada para vencer a concorrência. Principalmente se o seu nicho de mercado é extremamente competitivo e o preço, na maioria das vezes, é o fator de maior peso na decisão de compra.
Mas antes de iniciar a leitura do texto, vamos chamar a atenção para algo que pode te deixar incomodado, mas te ajudará a crescer se você souber usar a seu favor.
A concorrência é um propulsor para o crescimento do seu negócio. Se você souber utilizar as melhores estratégias, as suas chances de sucesso, de vencer o concorrente ou então, dividir o mercado com ele da forma mais saudável para o seu negócio, aumentam muito.
Mas vamos lá, o que é a abertura de novas oportunidades de mercado?
Entender os processos e estratégias usadas pelas empresas do mesmo segmento podem abrir os olhos para novas oportunidades, por exemplo, se a sua atuação é no segmento de bebidas, é um extremamente competitivo e sabemos que o preço tem um peso bastante importante na decisão de compra do cliente a sua estratégia precisa ser totalmente focada no cliente.
A abertura de novos mercados não precisa ser, necessariamente, ou somente a abertura de novos produtos ou mesmo novos clientes, mas, sim, o de novas possibilidades de negócios e apoio aos clientes que você já tem na sua carteira.
Para driblar esse desafio é muito importante entender o seu público de forma muito clara e o posicionamento de mercado que você tem com esse público.
Isso porque no mercado terá o público que optará por pagar um pouco mais caro para consumir o produto que tenha mais qualidade e o permita viver momentos e experiências.
E terá o público que realmente precisa priorizar o preço.
Neste caso, conhecer o seu público de verdade permitirá definir as estratégias certas.
E como fazer isso?
1. Esteja dentro do seu cliente
O ponto de vendas precisa da sua ajuda para vender mais e melhor e é lá que você fala diretamente com o seu consumidor. Não ignore isso! Crie ações de sell out com o seu cliente e veja a diferença entre você e o concorrente.
Para saber como fazer o sell out corretamente, leia o nosso artigo Sell In e Sell Out na íntegra.
Investir em ações em conjunto com o ponto de venda te fará converter clientes fiéis, que são os que compram para por necessidade imediata priorizando o preço e o tempo, em clientes leais, que são aqueles que priorizam estar com fornecedores que, no longo prazo, entregam benefícios e crescimento em conjunto.
2. Antecipe problemas e traga para o cliente a solução
Para isso é importante que o seu time comercial seja treinado para olhar para cada cliente de forma única. Deixar de pensar em, somente ser um tirador de pedidos, e passar a ser um consultor comercial, parceiro realmente.
Vamos trazer 2 exemplos práticos que deixaria qualquer um de nós felizes com um fornecedor:
- Pedido antecipado de forma prática já com os produtos que estão acabando. Fale para o seu cliente que você sabe que os produtos A, B e C estão próximos do fim e que para evitar que ele fique sem estoque, você já tem um pré pedido prontinho.
- Veja os horários que são mais complicados para o seu cliente e fale para ele que irá visitá-lo nos dias mais tranquilos, verbalizando quais são esses dias e horários e pedindo a confirmação dele para isso.
Ele sentirá que você entende o valor do tempo dele.
E como se lembrar dos horários do seu cliente? Você precisa de um CRM e de uma rotina de input de informações relacionadas ao cliente e a vista de forma sistemática.
Treine o seu time de vendas, mostre para eles que esses dados se transformam em vendas, em crescimento, em bons relacionamentos e reconheça todos os que fazem o processo corretamente.
3. E falando sobre treinamento…Invista nisso incansavelmente
Capacite o seu time comercial sistematicamente. Um time unido, que sabe aonde vai chegar e reconhece todo potencial que tem é invencível. Agora imagina ter um time assim e que ainda conheça técnicas de vendas.
O gerente de vendas precisa se preocupar em capacitar o seu time todos os dias, esteja próximo do seu vendedor, visite o cliente com cada um deles e dê feedbacks diários.
Revisite processos e crie metas claras e transparentes.
Lembre-se: grandes empresas investem em grandes pessoas!
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