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5 dicas para melhorar a produtividade do time de vendas

por | jul 13, 2022 | Força de vendas

Muitas vezes a produtividade do time de vendas pode não estar apresentando conforme a expectativa, não é mesmo? Mas o que fazer, quando o time de vendas não está sendo produtivo? Pensando nisso, no artigo de hoje listamos para você 05 dicas para melhorar a produtividade do time de vendas. 

Saiba como aumentar a produtividade do time de vendas

O sucesso da equipe de vendas é indispensável para o crescimento e lucratividade da empresa. Afinal, vendas é o portal de entrada para os clientes da empresa. Portanto, vendas está no cerne do crescimento da empresa. Por isso, é indispensável que essa equipe seja produtiva. A seguir, veja 05 dicas e estratégias essenciais melhorar a produtividade do time de vendas. 

1) Capacite a equipe de vendas

Quando o assunto é pensar em estratégias para melhorar a produtividade do time de vendas é importante ter em mente que a capacitação é primordial para melhorar a performance e produtividade do seu time de vendas. Quando um vendedor está preparado para vender o seu produto o processo de uma venda acaba se tornando muito mais dinâmico e ágil, para isso, a capacitação é imprescindível, pois os vendedores conheceram seu produto mais a fundo além de estar capacitado para aplicar suas técnicas de negociação. 

Por isso, faça workshops, treinamentos, invista em cursos de capacitação  para apresentar em detalhes dos produtos, informações do mercado e até mesmo novas atualizações de tecnologias e estratégia. Além de todas essas possibilidades de capacitação, é importante investir em cursos que estejam diretamente ligados a área de vendas. 

2) Ofereça ferramentas e recursos necessários

Fornecer ferramentas e recursos necessários para facilitar o dia a dia das atividades que muitas vezes podem ser repetitivas ou demandas que levam um tempo maior do que o necessário. Afinal, desta forma seus colaboradores podem garantir o desenvolvimento das atividades com qualidade e agilidade. 

Leve em consideração softwares de gestão de vendas que tenham o máximo de integrações possiveis para atender as necessidades do time de vendas, por isso o seu software precisa ser, acessível, flexivel e simples; sempre vizando na facilidade das necessidades do dia a dia do time. 

3) Desenvolva com o time as estratégias de vendas

Outra dica para melhorar a produtividade da equipe de venda de forma eficiente é desenvolver em conjunto com o time. Ou seja, maneiras de abordagem do prospect, companhas promocionais, estratégias de divulgação do produto, entre outras formas.

Desta forma, seu time pode dar sugestões eficientes que ainda não foram colocadas em práticas, ou até mesmo trazer ideias aplicadas em experiências anteriores que deram certo. Além disso, dar espaço para que em equipe pense e desenvolva novas estratégias, ajudará o time a se sentir mais útil e engajado.

4) Tenha uma política de metas realista e transparente

Ter uma política de metas realista e clara. Essa política está relacionada a recompensa  seja em: dinheiro, produtos ou benefícios. Desta forma a sua empresa garante que os colaboradores buscarão o máximo possível de vendas para que, assim, também se beneficiem. 

Portanto, é importante ter uma política de metas realista e que comunique de forma transparente e clara, quais são as regras e objetivos a serão atingidos. 

Para que a sua política de metas seja realista, leve em consideração que as metas devem ser passíveis de serem alcançadas. Caso contrário, acabará desmotivando e tornando os profissionais menos produtivos e entregando menos resultados.

5) Melhore o relacionamento com o cliente

Por fim, outro ponto que gostaríamos de destacar para melhorar a produtividade da equipe e vendas é melhorar o relacionamento com o cliente. Para isso, é indispensável que para que se tenha um bom relacionamento com seu consumidor, tenha estratégias como:

  • Traçar um perfil para os consumidores, para que você entenda ao máximo como funciona o comportamento dos consumidores;
  • Faça melhorias na comunicação da empresa com o cliente, como WhatsApp, telefone, mensagens em redes e uso de bots para respostas automáticas e direcionamento para o atendimento humano;
  • Mapeie possíveis clientes, como também outras empresas, e saiba quem são.

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