Por Antônio Sá, cofundador da Amicci, e Juliemar Berri, CPO da Amicci
Usabilidade da inteligência artificial como estratégia de diferenciação no varejo
A mudança na relação de consumo na sociedade, desde a pandemia, provocou uma reestruturação no mercado varejista.
Desde 2022, serviços de delivery e e-commerces alavancam o setor ao mesmo tempo que impõem desafios relacionados à logística e à presença física do consumidor nos estabelecimentos.
Uma pesquisa da Mintel mostra queda acentuada de 41% na presença de clientes em hipermercados em 2022, já que eles preferem realizar compras diárias em supermercados menores e pequenas lojas locais.
O preço deixou de ser o fator que mais determina o momento da compra para essa parcela de consumidores. Mas, para atrair e reter esse público, os hipermercados apostam no desenvolvimento de marcas próprias e no uso de tecnologias como a inteligência artificial.
Além de representar redução de custos e possibilidade de aumento na receita, a linha private label aproxima a marca do consumidor.
E o uso de ferramentas de inteligência artificial permite a criação de produtos cada vez mais personalizados e direcionados. A usabilidade dessa tecnologia no mercado varejista é infinita.
Por exemplo, é possível analisar tendências e realizar pesquisas na base de usuários, integrando esses dados ao projeto final de itens de marca própria.
E mais: o gerenciamento de informações em sistemas de aprendizagem generativa de dados permite segmentar e compreender diversos públicos ao mesmo tempo.
Além disso, a capacidade generativa de conhecimento da IA serve como uma ferramenta para criação de layouts e designs de embalagens.
Nesse contexto, a eficiência da tecnologia pode ser resumida em mais assertividade e diferenciação no lançamento de produtos de marca própria e no aprimoramento de testes.
A integração da IA pode permear praticamente toda a cadeia de desenvolvimento de artigos private label.
Ela é capaz de gerenciar a seleção e classificação de fornecedores em um processo de validação de dados personalizado, com requisitos como qualidade, preço e benefícios fiscais. Por fim, ela também colabora para o aprimoramento contínuo.
Ao analisar a experiência do consumidor, a hiperpersonalização realizada pela IA valida todo o processo de desenvolvimento de uma nova solução no mercado, também criada com uma tecnologia disruptiva e indispensável para manter o crescimento contínuo do segmento nos próximos anos.
Sobre a Amicci
A Amicci é um marketplace que conecta varejo e indústria em uma plataforma de produtos para marcas próprias de sucesso.
O ecossistema é o maior desenvolvedor de produtos exclusivos da América Latina, com mais de 7 mil projetos, unindo indústrias e varejistas do mundo todo em um só lugar.
Sobre a Francal
A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969.
Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais.
Em mais de cinco décadas, tornou-se uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos, com 16 celebrações no portfólio.
Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios.
Divulgação: NB Press Comunicação