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Usabilidade da inteligência artificial como estratégia de diferenciação no varejo

por | out 10, 2024 | SalesTech

Por Antônio Sá, cofundador da Amicci, e Juliemar Berri, CPO da Amicci

Usabilidade da inteligência artificial como estratégia de diferenciação no varejo

A mudança na relação de consumo na sociedade, desde a pandemia, provocou uma reestruturação no mercado varejista.

Desde 2022, serviços de delivery e e-commerces alavancam o setor ao mesmo tempo que impõem desafios relacionados à logística e à presença física do consumidor nos estabelecimentos.

Uma pesquisa da Mintel mostra queda acentuada de 41% na presença de clientes em hipermercados em 2022, já que eles preferem realizar compras diárias em supermercados menores e pequenas lojas locais.

O preço deixou de ser o fator que mais determina o momento da compra para essa parcela de consumidores. Mas, para atrair e reter esse público, os hipermercados apostam no desenvolvimento de marcas próprias e no uso de tecnologias como a inteligência artificial.

Além de representar redução de custos e possibilidade de aumento na receita, a linha private label aproxima a marca do consumidor.

E o uso de ferramentas de inteligência artificial permite a criação de produtos cada vez mais personalizados e direcionados. A usabilidade dessa tecnologia no mercado varejista é infinita.

Por exemplo, é possível analisar tendências e realizar pesquisas na base de usuários, integrando esses dados ao projeto final de itens de marca própria.

E mais: o gerenciamento de informações em sistemas de aprendizagem generativa de dados permite segmentar e compreender diversos públicos ao mesmo tempo.

Além disso, a capacidade generativa de conhecimento da IA serve como uma ferramenta para criação de layouts e designs de embalagens.

Nesse contexto, a eficiência da tecnologia pode ser resumida em mais assertividade e diferenciação no lançamento de produtos de marca própria e no aprimoramento de testes.

A integração da IA pode permear praticamente toda a cadeia de desenvolvimento de artigos private label.

Ela é capaz de gerenciar a seleção e classificação de fornecedores em um processo de validação de dados personalizado, com requisitos como qualidade, preço e benefícios fiscais. Por fim, ela também colabora para o aprimoramento contínuo.

Ao analisar a experiência do consumidor, a hiperpersonalização realizada pela IA valida todo o processo de desenvolvimento de uma nova solução no mercado, também criada com uma tecnologia disruptiva e indispensável para manter o crescimento contínuo do segmento nos próximos anos.

Sobre a Amicci

A Amicci é um marketplace que conecta varejo e indústria em uma plataforma de produtos para marcas próprias de sucesso.

O ecossistema é o maior desenvolvedor de produtos exclusivos da América Latina, com mais de 7 mil projetos, unindo indústrias e varejistas do mundo todo em um só lugar.

Sobre a Francal

A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969.

Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais.

Em mais de cinco décadas, tornou-se uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos, com 16 celebrações no portfólio.

Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios.

Divulgação: NB Press Comunicação