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Solução de Inteligência Artificial da PipeRun simula personalização de e-mails para vendas

por | abr 29, 2024 | SalesTech

Se em nosso dia a dia, a maior parte das conversas é feita pelo WhatsApp, o bom e velho e-mail continua firme e forte nos processos de venda.

Solução de Inteligência Artificial da PipeRun simula personalização de e-mails para vendas

A ferramenta segue essencial nas diversas etapas — desde a geração dos leads, negociações, comunicações recorrentes e mesmo tentativas de manter ou recuperar um cliente.

Por isso, profissionais que atuam com vendas precisam disparar muitos e-mails por dia, personalizados de acordo com a posição do lead no funil de vendas, precisando ser mais ou menos persuasivos.

E se, com poucos cliques e com a ajuda da inteligência artificial, fosse possível gerar essas mensagens automaticamente, inclusive com o tom de voz ideal para cada situação?

É o que fez a PipeRun, uma salestech brasileira especializada em gestão de relacionamento com clientes.

Desde que fez sua primeira aquisição, em 2022, a startup vem estudando possibilidades de integrar inteligência artificial à sua plataforma de CRM.

“Estudamos muitas ideias e olhamos para nossas próprias necessidades. Somos o primeiro cliente de tudo que desenvolvemos, sempre escutamos os clientes, suas ideias, necessidades, teses e alguns projetos. Em conjunto, tiramos tudo do papel e executamos a criação de casos de uso e a viabilidade técnica e financeira. Assim, vários desses já se tornaram viáveis”, explica Osvaldo Gehm, CTO da PipeRun.

Tom de voz e engajamento

Duas dessas funcionalidades já estão disponíveis para todos os clientes que usam o produto CRM de Vendas.

Elas foram apresentadas em fevereiro, durante o webinar mensal dos produtos da startup.

A primeira é justamente o uso de IA para redação de e-mail no funil de vendas. Podendo ser usada pelos vendedores, ela permite gerar mensagens com diversos tons de voz e para diferentes situações, de acordo com o playbook para cada fase do funil, o que traz aumento do relacionamento e melhora das taxas de conversão.

Outro recurso disponível é a criação de templates de e-mail com uso de IA.

O recurso aposta na melhoria das redações das mensagens para automatizar os envios a cada fase da jornada dos leads, promovendo maior taxa de abertura e engajamento.

Mais novidades para 2024

De acordo com Osvaldo, essas foram as primeiras ferramentas disponibilizadas. No entanto, a PipeRun já prepara uma série de novidades para 2024.

Algumas delas estão em fase de testes e outras em uso por um grupo de clientes em formato beta.

“Todos os investimentos estão sendo feitos com recursos próprios, com a evolução técnica e profissional dos próprios colaboradores — e não descartamos novas contratações para atuar com inteligência artificial”, enfatiza o CTO da salestech.

Na fase beta, estão em testes o uso de IA para a criação de um resumo empresarial, voltado para os times de pré-vendas: a inteligência artificial localiza dados públicos dos leads (empresas) e monta um resumo executivo, contextualizando o negócio que será atendido, facilitando a quebra das barreiras iniciais nos contatos.

Outra funcionalidade é a transcrição de áudio para texto na conclusão das atividades no app mobile.

Neste mês, será executado o uso das informações dentro das oportunidades no Kanban de Vendas, facilitando o preenchimento do CRM.

A PipeRun estuda ainda o recurso de transcrição do áudio de ligações telefônicas, no qual todas as chamadas serão convertidas em texto e resumidas automaticamente, evitando a inserção manual.

Além disso, está em avaliação o uso da IA para resumir reuniões online em vídeo, com possibilidades de integrações com ferramentas externas de gravação para Meet e Teams.

“Nosso book de investimentos é ainda maior. Muitos e ousados projetos estão em desenvolvimento ou em validação para as próximas versões dos nossos produtos. A inteligência artificial vai trazer avanços muito importantes, tornando os processos mais eficientes e permitindo que os profissionais usem melhor seu tempo em tarefas de maior valor agregado”, afirma Osvaldo.

Sobre a PipeRun

A PipeRun é uma startup especializada em gestão de relacionamento com clientes, criada em 2017.

O sistema de CRM da PipeRun apoia a aceleração de vendas de empresas que atuam com vendas consultivas/complexas, com modelos inside sales, field, vendas remotas e canais parceiros, com funcionalidades como automações/workflows de atividades, e-mails, propostas, geração e assinatura eletrônica de documentos, gestão da performance dos agentes e equipes de vendas.

Atualmente, a carteira de clientes da startup soma mais de 1.500 empresas e 12.000 consultores de negócios em todo o país.

Fotos: Lisa Roos