Por Fábio Beckenkamp, CTO da Smark e investidor na Wow Aceleradora
Há quem diga que a “festa das startups”, marcada pelo crescimento acelerado graças a grandes aportes de capital, passou. Terá sido uma bolha dos unicórnios?
Eu acredito que se trata apenas de uma acomodação para essas empresas se ajustarem às exigências do mercado. Se lembrarmos do que as chamadas .com viveram nos anos 2000, teremos uma perspectiva mais realista sobre este cenário.
É inegável que enfrentamos um momento de alta de juros, o que pode esfriar a atividade econômica de maneira geral. E, assim, os investidores ficam menos inclinados a ativos de maior risco e buscam aplicações mais seguras ou conservadoras. Por conta disso, as captações tendem a ser mais longas e rigorosas, o que pode impactar nas operações financeiras das startups.
Para atrair a atenção de investidores, o empreendedor precisa mostrar capacidade de ser um bom gestor de recursos, substituindo o que era até então valorizado – o crescimento acelerado a todo custo. Os negócios que se utilizam de uma queima de caixa para escalar rapidamente serão preteridos em relação aos resilientes, que conseguem uma operação mais sustentável. Ou seja, os unicórnios dão lugar aos camelos.
Diferente dos primeiros, os camelos não são seres mágicos. Eles são reais, resistentes, sobrevivem sem água e comida por meses, e conseguem dar impulsos com velocidade. Assim como esses animais, as startups apelidadas de camelos priorizam sustentabilidade e sobrevivência.
Dessa forma, os empreendedores devem ser hábeis em adaptar os modelos de negócio para o cenário em que se encontram. Ou seja, precisam queimar menos caixa e aproveitar ao máximo os recursos que já possuem.
A realidade do mercado não vai impedir o surgimento de novas startups. Mas pode ser mais difícil escalar o negócio a partir de agora. Uma alternativa é promover startups num ecossistema envolvendo empresas, executivos, cientistas e governo de forma colaborativa, inserindo o empreendedorismo num modelo em rede. Isso alavancaria negócios que impactam desafios reais vividos pela sociedade e pelo mercado. Vamos juntos?
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.