O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

anuncie aqui 800x90

O sonho de liderar

por | fev 22, 2022 | Sem categoria

por Leandro Ceccato

CEO da Smark e especialista em vendas complexas

Ao criar o próprio negócio, todos temos o sonho de liderar o mercado. Comigo também foi assim. Mas, com a experiência, se descobre que os mercados são amplos e parece que aquele sonho se torna impossível. Ainda mais quando se trata de uma área em expansão. Como liderar um setor que cresce tanto como é o da tecnologia?

De acordo com um levantamento do Empresômetro, o setor de tecnologia cresceu aproximadamente 118% nos últimos 10 anos. Hoje, já são mais de 4,6 mil novos negócios apenas na área de computação e software no Brasil

E a tendência é que esse mercado continue a crescer. Para este ano, a IDC Brasil estima que os investimentos em TI aumentarão 10% no país, principalmente em hardware, software e serviços.

Então, como é possível se tornar um líder de mercado? Como gestores, chega o momento em que temos de escolher: atendemos a todos ou focamos, tomamos a oportunidade de nos especializarmos.

Quem opta pela segunda opção deve ter consciência de que está, sim, restringindo o seu público. A verdade é que soluções nichadas restringem o tamanho de mercado, enquanto uma abordagem mais genérica permite um processo de venda escalável.

No entanto, vencido esse medo da restrição de mercado, percebe-se um novo horizonte. O sonho muda: é possível, então, ser líder daquele mercado específico. Essa é uma postura inovadora. Algumas empresas já optaram por tomar esse caminho há algum tempo, mas ainda há resistência, a maioria dos players do mercado ainda tem receio. 

É preciso um olhar pragmático. O que era visto como uma restrição passa a ser uma oportunidade. Pode parecer que se perde em número de vendas, mas elas acontecem mais rápido, são mais eficazes e se cria uma relação mais duradoura com o cliente. 

No caso de um produto robusto, a atuação em nicho é um passo estratégico. Cria-se uma vantagem frente à concorrência: a especialização. O nome da marca circula com mais fluidez entre os consumidores, o usuário torna-se um porta-voz do seu produto. Logo, a empresa se torna mais atrativa aos olhos dos investidores.

A verdade é que, assim, com uma atuação especializada, a realização do sonho de liderar fica ainda mais próxima, concreta. As condições de assumir a liderança que tanto se deseja ficam muito mais propícias. Basta ajustar a forma como vemos – e trabalhamos – o mercado. O sonho se transforma em realidade.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.