Todo gestor quer ver sua empresa crescer e isso é um fato em qualquer nicho. E se você chegou neste artigo, a premissa da frase anterior se confirma, mais uma vez. Mas você conhece os benefícios de ter um sistema de vendas que quando alinhado ao ERP é mais do que útil, é necessário para um crescimento contínuo?
Integrar um sistema de vendas com o ERP é uma tática que está ligada a empresas que veem na evolução digital um caminho para o sucesso. Mas, uma pergunta comum no meio corporativo, ainda mais em indústrias e distribuidoras é: “se eu já tenho um ERP, porque precisaria de um sistema de vendas”?
Pensando em ajudar você a tomar a melhor decisão possível para otimizar recursos e obviamente crescer no mercado, trouxemos a resposta neste conteúdo. Continue a leitura para saber porque ter os dois na operação é a escolha certa.
O que é ERP?
A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou simplesmente, sistema de gestão integrado. Segundo a TOTVS, um dos maiores ERPs do Brasil, essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
Na prática, um ERP unifica os dados empresariais de cada setor para assim, todos os colaboradores terem acesso às informações para executarem suas atividades de forma eficaz e sem erros. Em suma, é por meio do sistema ERP que os gestores conseguem administrar toda a empresa.
Com ele, o gestor também consegue observar e analisar a empresa de uma forma panorâmica. Assim é possível compreender o que acontece nas áreas de produção, RH, comercial, financeira e marketing de forma integrada. Com um ERP as decisões conseguem ser mais estratégicas, por serem tomadas utilizando dados.
Mesmo sendo plataformas robustas, existem ERPs que não conseguem entregar um ponto chave para a equipe comercial, o microgerenciamento de vendas e, é por este motivo que um Força de Vendas deve entrar em ação!
O que é o Força de Vendas?
O Força de Vendas é um módulo para equipes de profissionais que utilizam ferramentas tecnológicas focadas em garantir a satisfação dos clientes na sua empresa. Em suma, ele aumentar o valor da sua marca, fidelidade dos clientes e faturamento.
Sua principal função é estruturar as operações comerciais para representantes comerciais, vendedores externos e gerentes que lidam com vendas B2B tendo foco total no cliente. Com um FDV, o atendimento é de alta qualidade e está totalmente alinhado aos objetivos da empresa, equipe comercial e de marketing.
Na rotina de todos colaboradores do time comercial é imprescindível ter informações rápidas e centralizadas sobre seus clientes, produtos que estão ou não com promoção, aprovação de alçada, insights, relatórios sobre cada cliente e colaborador, entre outros.
Com um Força de Vendas aliado ao ERP é possível ter insights estratégicos focados na equipe comercial evitando erros.
Benefícios de ter um Força de Vendas aliado ao ERP.
1. É fácil de integrar
É muito comum gestores com a dúvida de que ao ter essas duas ferramentas ou mais dentro da empresa, deixe o trabalho de todos mais difícil, por se tratar de, nesse caso, dois sistemas diferentes. Mas isso não é verdade! É possível combinar um com o outro e obter o melhor resultado de cada um.
Aqui na Arturia, temos integração com vários ERPs do mercado. E ter integrações prontas torna o processo mais ágil quando aliada a um atendimento humanizado e uma ferramenta de Força de Vendas completa! Não perca tempo: agende ainda hoje seu diagnóstico gratuito de como aumentar suas vendas.
2. Emissão de pedidos
A integração do Força de Vendas com o ERP permite que todos os pedidos emitidos sejam aprovados rapidamente – por ter a política comercial já integrada, e enviados diretamente ao setor financeiro. Isso agiliza a logística comercial e o melhor de tudo: evita erros humanos, o que nos leva ao terceiro benefício!
3. Erros reduzidos
Como dito acima, o Força de Vendas só vem para melhorar o processo comercial, pois utilizar ele aliado ao ERP permite que seu representante ou vendedor externo utilize o tempo de trabalho focando no relacionamento com o cliente!
Contudo, ainda existem empresas que recebem pedidos por todo tipo de canal possível e pior: manualmente. Além de possibilitar a perda de pedidos entre e-mails, whatsapp e ligações, o ato de digitar manualmente além de demorar mais, pode ter erros.
Contudo, se sua empresa possuir a ferramenta FDV integrada ao ERP, o representante ou vendedor externo envia todos os pedidos via aplicativo, online e offline, ou o cliente compra diretamente pelo e-commerce B2B em poucos cliques – e com comissão a vendedor, caso seja escolhido.
4. Por dentro da evolução do mercado
A tecnologia é a maior aliada de empresas de sucesso e essa informação se confirma se analisarmos as maiores empresas do Brasil. É com ela que os colaboradores conseguem atuar com maior flexibilidade, autonomia e resultados.
Para contar com uma equipe completa de Força de Vendas é necessário investir em automação, treinamento, gestão e acompanhamento constante com uma rotina de feedback para que todos os responsáveis por esta área sigam em busca dos melhores resultados para sua empresa.
O ERP é focado em agilizar os processos internos de negócios e o Força de Vendas está preocupado com o sucesso das vendas. Quando essas super ferramentas trabalham juntas o resultado é visto em pouco tempo. Se existiam dúvidas sobre a importância de ter os dois na sua operação, com certeza agora você está pensando sobre adotar essa tática.
Saiba que aqui na Arturia nós temos as melhores soluções para gestão comercial onde o nosso sucesso é o sucesso do nosso cliente.
Entre em contato ainda hoje e veja todos os outros módulos que, aliados ao seu ERP, só irão aumentar os lucros do seu negócio de forma descomplicada.