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CRM Vendas Online – O que é?

por | out 6, 2022 | CRM

Você sabia que existe uma ferramenta capaz de te ajudar a armazenar e cruzar as informações de seu cliente, oferecendo exatamente aquilo que ele procura? Pois é, existe e o nome dela é CRM vendas online!

Essa poderosa ferramenta pode fazer a gestão comercial completa da sua empresa.

Assim como o próprio nome descreve, CRM (Customer Relationship Management), nada mais é do que a “gestão de relacionamento com o cliente”. Nos dias atuais, há alguns sistemas desenvolvidos para essa prática com funções variadas.

Eles trazem inúmeros benefícios para as empresas que trabalham com vendas online.

O sistema CRM auxilia sua empresa a manter um relacionamento mais personalizado com seu cliente, uma tarefa complicada no e-commerce, afinal, tudo é feito virtualmente e, muitas vezes, não existe contato pessoal. Isso pode ser um diferencial que só vai agregar mais valores à sua marca.

Confira a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a conhecer mais sobre o CRM vendas online:

  • O que é CRM?
  • Motivos para investir em CRM vendas online
  • Conheça 5 sistemas CRM vendas online

O que é CRM?

O software CRM, na prática, te ajuda na gestão de clientes da sua empresa, algo que parece bem simples, mas que é capaz de trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Neste software você pode registrar todas as informações relacionadas aos clientes (e potenciais clientes) e também o trabalho de todos os seus vendedores. Ele, então, reúne todos esses dados, gerando relatórios importantes e decisivos para o crescimento da sua empresa.

Assim, o sistema CRM organiza todas as suas informações em um único lugar,permite que você tenha maior controle do seu negócio, você terá follow up constante e ainda terá fácil acesso à gestão da carteira de clientes.

Lembrando que a ferramenta de CRM é indicada para todas as empresas, e o quanto antes você começar a investir melhor será para o crescimento saudável do seu negócio. Se ainda não está convencido disso, veja a seguir os sinais de que passou da hora de você investir em um CRM:

  • Equipes de marketing e vendas não conseguem interagir;
  • Vendedores passam o dia trabalhando fora do escritório, mas precisam ter acesso aos dados de vendas e de clientes;
  • Está difícil gerar relatórios;
  • A equipe tem perdido os prazos de negociações por conta do excesso de informações espalhadas;
  • Os arquivos estão todos separados em diferentes locais;
  • Como gestor, você não consegue acompanhar o desempenho da equipe de vendas;
  • A equipe de TI da sua empresa está sobrecarregada com muitas solicitações de manutenção do CRM in loco, ou seja, instalado nas máquinas.

E agora, conseguiu entender melhor a importância de se utilizar um CRM na sua empresa?

Leia mais: O que é CRM?

Motivos para investir em CRM vendas online

O sucesso da venda online depende muito de um sistema prático, completo e que acompanhe o cliente durante toda sua jornada. Investir em um sistema de CRM vendas online é a melhor opção para manter um bom relacionamento com cliente e oferecer atendimento de qualidade.

A ferramenta permite que a empresa analise e compreenda todo o caminho que o cliente faz para chegar até a compra e, dessa maneira, possa oferecer a melhor experiência.

A seguir listamos os motivos que te levam a investir em um sistema CRM vendas online:

  • Atração de leads qualificados: é por meio de estratégias como, marketing de conteúdo, pontuação de leads, conteúdo direcionado e integração com outros canais, é possível atrair clientes que realmente cheguem até o final da jornada e convertem em vendas.  Você não só consegue transformar visitantes em leads, mas automatizando a coleta de dados, tem mais chances de captar leads de alta qualidade.
  • Gerenciamento de contatos: com a integração de dados do seu e-commerce, com o sistema de CRM, é possível manter os contatos sob controle, reduzindo o trabalho manual e evitando erros e duplicações de dados.

Você também pode visualizar, de forma simples, quais e quantos clientes inativos sua empresa possui. Basta aplicar os filtros de busca e descobrir quem não realiza mais nenhuma compra dentro de um determinado período e tentar recuperá-los.

Segmentar os contatos por grupos na sua lista de disparo de e-mail marketing, por exemplo, também é outra vantagem do sistema. Quando lançamos uma campanha nova ou específica para um grupo, você só precisa selecionar na hora de enviar (não é preciso ficar procurando os contatos).

  • Ter acesso ao relatório de vendas: com o CRM vendas online, você consegue controlar a emissão dos pedidos, tendo acesso ao histórico e ao comportamento do cliente. O sistema pode informar a frequência de compra ou se há sazonalidade de compra. O software CRM também gera relatórios em gráficos e análise de dados, que levam o vendedor a definir estratégias de vendas mais assertivas.
  • Armazenamento de informações com segurança: com o sistema, é possível reunir todas as informações da base de clientes em um só lugar. Essa é a maneira mais segura e fácil. Posteriormente, essas informações podem ser usadas para diferentes estratégias de gestão, marketing e vendas.

Ademais, essa função auxilia não só o empreendedor, mas principalmente, o time de vendas, que ao invés de usar o tempo para procurar certas informações em diferentes lugares, pode se dedicar a fechar outros negócios.

  • Integrar o time de marketing e o comercial: não há ferramenta mais vantajosa que o sistema CRM para fazer as duas áreas trabalharem juntas. Os dois departamentos lidam com clientes, por isso precisam estar em constante sintonia.

O marketing desenvolve e coloca em prática a estratégia para gerar os leads, que vão direto para o time de vendas qualificar. Se os leads não estiverem satisfatórios, é aconselhável que o marketing mude sua estratégia.

Os vendedores costumam ter uma relação mais próxima com os clientes ativos, conhecem suas preferências e seus hábitos de consumo, por isso, a importância dessa troca entre as duas áreas. Assim, o marketing pode segmentar e direcionar melhor suas ações.

Dica de leitura: Importância do CRM e Funil de Vendas em sua estratégia comercial


Conheça 5 sistemas CRM vendas online

Há vários tipos de sistema de CRM no mercado, cada um com a sua especificidade e mais adequados para determinar o segmento.

Todos têm como características priorizar a automação, coleta e análise de dados, sempre visando, claro, o melhor relacionamento com o cliente.

Veja cinco excelentes CRM vendas online:

  • Clientar CRM: A Clientar é um sistema CRM para pequenas e médias empresas que consiste na gestão da carteira de clientes. Ideal para quem faz vendas técnicas e consultivas.
  • Sugar CRM: o sistema procura integrar as equipes de marketing e vendas com foco em uma melhor experiência de compra do cliente. Prezando pela simplicidade, oferece o básico de um sistema de CRM e um serviço personalizado para cada negócio.
  • RD Station CRM: o sistema é ideal para aumentar a conversão de leads, recuperar leads perdidos e vender novamente para consumidores atuais. Pertence a uma grande empresa de automação de marketing, a Resultados Digitais.
  • Hubspot CRM: com foco no aumento de vendas e no relacionamento com os clientes, atua em diversas frentes e é bastante conhecida internacionalmente. Possui vários recursos para aumento de tráfego de vendas online, atendimento de clientes e automatização de tarefas.
  • Zoho CRM: um dos sistemas de CRM mais usados, é muito versátil e completo para quem trabalha com e-commerce. Oferece automação, relatórios em tempo real e faz uso de AI(Inteligência artificial) no contato com consumidores. Seu foco é o relacionamento com o cliente, na fidelização e no aumento de vendas.

Vídeo bônus: O que é CRM?

Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.