Por Zahra Jivá, diretora de estratégias globais de vendas da Pipedrive
Mesmo com os desafios dos últimos anos, especialmente com a pandemia, as empresas conseguiram se superar e alcançar bons resultados. De acordo com o relatório Mercado de Vendas e Marketing da Pipedrive, 73% das empresas afirmaram ter atingido ou superado suas metas de receita. A adoção do CRM e a união dos times de marketing e vendas foram fatores essenciais para isso, principalmente em pequenas empresas.
Com uma estrutura reduzida, as pequenas empresas costumam ter muitas demandas que precisam ser distribuídas entre poucos funcionários. Nesse caso, fazer tudo manualmente ou em arquivos separados, como é o caso das famosas planilhas eletrônicas, dificulta o acesso aos dados e a colaboração dos times.
Os softwares de CRM são utilizados para acompanhar as vendas por 85% das empresas entrevistadas no levantamento Mercado de Vendas e Marketing . O uso da ferramenta faz com que essas organizações sejam 15 pontos percentuais mais propensas a aumentar sua receita em comparação com as que não usam o software. Isso se deve em grande parte à automação e ao acompanhamento de tarefas possibilitados pela ferramenta.
Quando todos os projetos e tarefas estão unificados em uma mesma plataforma, é possível identificar o momento de alocar mais pessoas para determinada função ou mesmo se uma nova contratação, mesmo que temporária, é o melhor caminho, assim como entender quais tarefas podem ser automatizadas.
Dos entrevistados do nosso relatório, aqueles que adotaram a tecnologia e automatizaram suas tarefas de vendas e marketing tiveram 16% mais chances de atingir suas metas de vendas. Apostar na automação faz com que as atividades repetitivas sejam realizadas pela ferramenta, permitindo que os colaboradores foquem nos afazeres que são realmente importantes e estratégicos para a empresa.
Além disso, o CRM permite que todo o time de vendas tenha visibilidade do que está acontecendo no departamento e em outros que também utilizam a plataforma, como a equipe de marketing. A integração entre esses dois times, aliás, é outro benefício importante de se adotar um CRM.
Os dados do relatório ainda indicam que empresas com times de vendas e marketing bem integrados tiveram 26% mais chances de dizer que sua receita superou as previsões. Os profissionais dessas organizações também eram mais propensos a entender claramente sua estratégia, missão e objetivos.
Esse alinhamento impacta diretamente na receita e torna as estratégias comerciais mais precisas. Sabendo quais são os objetivos de vendas, o time de marketing consegue melhorar suas estratégias de geração de leads e com o time de vendas sabendo quais serão as próximas campanhas de marketing, eles podem identificar públicos ou parceiros potenciais entre os seus contatos.
A adoção de ferramentas de automação não é realidade apenas para as pequenas empresas — sua adoção teve um crescimento médio anual de 13 pontos percentuais desde 2019. Para pequenas empresas, apostar nessas plataformas traz mais alinhamento interno e otimização de tempo, contribuindo para aumentar significativamente receita.
Fundado em 2010, o Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, o Pipedrive é usado por equipes em mais de 95.000 empresas em todo o mundo. A Pipedrive tem sede principal em Nova York e possui escritórios na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é apoiada por um acionista majoritário, Vista Equity Partners, e por outros como Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico, DTCP e Rembrandt Venture Partners.
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