A Nomus é uma empresa de tecnologia e gestão especialista na gestão de pequenas e médias indústrias há mais de 17 anos. Ela foi fundada em 2005 por engenheiros de produção com a missão de levar as melhores práticas e ferramentas da gestão industrial, que até então só estavam disponíveis para empresas muito grandes, para fábricas menores, impulsionando os resultados e os lucros dessas empresas.
Hoje a principal solução oferecida pela empresa é o Nomus ERP Industrial, que rapidamente se tornou um dos principais sistemas de gestão para indústrias do Brasil. O seu principal diferencial é que a ferramenta nasceu no chão de fábrica, sendo assim, consegue atender a demanda de gestão e os mais complexos processos das indústrias brasileiras.
O sistema da Nomus pode ser utilizado tanto na nuvem como em um servidor local caso a empresa não tenha um bom acesso à internet. Além disso, a implantação e o treinamento pode ser feito tanto através de vídeos gravados (o que barateia o processo) quanto por reuniões particulares.
Outro ponto importante é que a Nomus oferece planos especiais, com um valor de investimento reduzido, para empresas que estiverem no Simples Nacional. O objetivo é justamente tornar esse tipo de solução acessível a qualquer tamanho de indústria.
Para o controle total da gestão de indústrias, o sistema conta com diversos módulos que podem ser implementados por todas as empresas que utilizem o sistema, como por exemplo:
Engenharia: onde a empresa pode configurar o produto, lista de materiais, roteiros de produção e grades.
CRM: aqui é possível gerenciar os processos comerciais e também administrativos, como as negociações de venda de produtos e atendimento ao cliente.
Vendas e faturamento: neste módulo sua empresa controla as vendas e a geração de NF-es das suas negociações.
Produção: módulo responsável por controlar a produção da empresa através da geração de ordens de produção, requisições de materiais e reporte da produção.
MRP II: Aqui a fábrica consegue planejar exatamente que materiais comprar e quando comprar para que a produção aconteça dentro do prazo e sem faltar ou sobrar estoque.
Estoque: neste módulo a empresa tem controle do estoque com integração às demais áreas do sistema, fornecendo assim rastreabilidade e controle da qualidade.
Compras: através dessa funcionalidade a empresa consegue organizar o processo de compras e recebimentos de materiais, além de organizar as NF-es geradas pelos fornecedores.
Programação Fina: fornece um poderoso controle de programação para a fábrica, facilitando a definição de prazos precisos para os clientes.
Chão de Fábrica: aqui a fábrica entende exatamente o que está acontecendo no chão de fábrica através de apontamentos de produção e análise de desempenho de operadores e máquinas.
Custos: neste módulo a fábrica consegue controlar os custos de produção, tanto custo padrão quanto custo real, o que facilita muito a definição de preço dos produtos fabricados.
Financeiro: fornece o controle completo da gestão financeira da empresa, como contas a receber, contas a pagar, conciliação bancária, boletos bancários, fluxo de caixa e painel Financeiro.
SPED: fornece informações fundamentais para a geração do Bloco K e Bloco H do Sped fiscal, facilitando a geração da documentação.
Expedição: aqui a fábrica controla a expedição com leitura de etiquetas de códigos de barras, o que minimiza problemas na separação e conferência de produtos.
Documentos: neste módulo é possível gerenciar toda a documentação da qualidade da empresa e agilizar processos através da assinatura eletrônica dos documentos.
Databook: ainda ligado no tópico de qualidade, o sistema é capaz de gerar Databooks de forma rápida e segura.
Qualidade: aqui a empresa consegue gerenciar a qualidade dos produtos fabricados através do controle de não conformidades, inspeção e monitoramento de indicadores.
Dashboard: por fim, é possível gerar relatórios e indicadores de todos os setores da empresa através do Dashboard. Isso fornece uma visão facilitada da real situação da empresa e assim torna a tomada de decisão da empresa mais precisa.
Como pode ver, o ERP desenvolvido pela Nomus foi projetado para atender especificamente a gestão das indústrias brasileiras, com uma interface intuitiva, fácil de usar e com investimento acessível.