O slogan é uma frase pequena, que define a empresa ou os serviços/produtos. Ele é uma ferramenta de identificação entre a empresa e público.
A importância do slogan também abrange a personalidade do dono da empresa e serve de motivação para os funcionários. Como uma lembrança constante do papal da empresa na vida das pessoas.
Ele deve ser uma frase “chiclete”, ou seja, de fácil memorização, que permaneça na lembrança do público. Assim, o slogan vai reforçar a autoridade da empresa.
Se você ouvir ou ler os slogans abaixo, saberá à quais marcas pertencem, sem que alguém precise dizer:
“Abra a felicidade.”
“Viver sem fronteiras.”
“Amo muito tudo isso”
“Quem pede um, pede bis.”
“Tem 1001 utilidades.”
“Terrível contra os insetos. Contra os insetos.”
O que considerar na hora de criar
- Linguagem do público: Cada público tem seus próprios termos que o identificam. Há termo para falar de futebol, saúde, notícias, jovens, música, comida… Identifique quais podem ser úteis para seu negócio.
- Foque nas emoções: Antes da compra ser racional, ela é emocional. Por isso, defina qual emoções deseja despertar no público ao ler o slogan.
- Jogo de palavras: Brinque com as palavras, usando ironia, repetições, duplo sentido… Desta forma, o slogan fica mais atrativo e memorizável.
- Conheça os valores do seu público: Entenda o que eles consideram mais importe e agregue isso a sua marca. Assim, constroem uma relação afetiva com ela.
- Conheça o slogan dos concorrentes: Sim, isso também é importante, assim você poderá se inspirar nos melhores e entender como seu produto/serviço pode afetar as pessoas.
Criando o slogan
Identifique de forma básica a mensagem que deseja passar ao seu público. Pense em todos os pontos que podem destacar o seu negócio. Isso, servirá de esboço para começar a criar.
Faça vários rascunhos de slogans, sem medo de errar. Para isso, deixe sua imaginação solta, anotando até as ideais que parecem bem idiotas.
Deixe seu logotipo ou produtos por perto, também faça isso em um ambiente que tenha a energia da sua empresa. Desta forma, isso servirá de inspiração, para não se afastar da essência do negócio durante a criação.
Após reunir diversas ideias, é importante se afastar e descansar. Para fazer algo leve, nosso ânimo também deve estar leve. Com isso, retorne à criação e selecione as melhores ideais.
Continue selecionando, até que poucas restem. Peça a opinião das pessoas ao seu redor para perceber se está no caminho certo. Após isso, construa um único slogan e lapide-o até que fique com deseja. Com o slogan pronto, comece seu marketing para divulgação.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smartbis, uma plataforma flexível e maleável para executar qualquer programa de fidelidade bem sucedido. Saiba mais!