O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

A importância de ter um processo de remuneração variável para aumentar a performance do time.

por | jun 8, 2022 | Força de vendas

Com o passar dos anos, a expectativa dos profissionais mudou e passou de ter uma estabilidade para ter um ambiente de trabalho desafiador no qual ofereça uma remuneração compatível com a sua performance e resultados. Desta forma, entende-se que para que se tenha um ambiente de trabalho desafiador e que ofereça condições de desenvolvimento e crescimento profissional é importante que a empresa tenha uma estratégia bem definida. 

E é aí que entra a estratégia de usar a remuneração variável com o objetivo de aumentar a performance do time. É muito importante que a remuneração variável e essa estratégia se tornem um dos principais meios de busca pelo equilíbrio da relação entre a entrega dos resultados e a recompensa por esses resultados dentro das organizações. 

O que é a remuneração variável?

A remuneração variável é uma modalidade que surgiu nas fábricas, no século XX. Nesse período era realizado o pagamento de bonificações por produção visando o aumento da produção de determinado produto. A remuneração variável se tornou uma ferramenta importante para o engajamento e melhoria na performance dentro das empresas.

Resumidamente, a remuneração variável é uma estratégia de gestão que tem por objetivo promover o engajamento e aumentar a performance dos profissionais de uma empresa. Em outras palavras, a remuneração variável é uma recompensa pelo o alcance de bons resultados.

Quer saber mais sobre o que é a remuneração variável? Leia este artigo: O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

Como aumentar a performance do time.

Quando uma organização aplica um programa de recompensa, através da remuneração variável de forma bem estratégica, a performance e resultados do time aumentam. Entretanto, para que esta estratégia aconteça de forma eficiente é muito importante levar em consideração alguns pontos antes de implementar:

  • Entender quais são os KPIs necessários para metrificar a performance dos resultados da equipe; 
  • Definir e aplicar metas que sejam claras e possíveis de serem alcançadas; 
  • Determinar bons indicadores que meçam a performance de forma coletiva e individual;
  • Não deixar de monitorar constantemente a performance do time e aplicar feedbacks, sejam eles positivos ou de melhoria.

Depois de avaliado esses pontos dentro da sua organização, leve em consideração outros dois pontos importantes, são eles: Recompense pelos resultados e mostre a importância do profissional dentro da equipe, isso será essencial para melhorar a produtividade e o engajamento da equipe como um todo. 

Sem dúvida, quando a recompensa é aplicada de forma justa e clara para todos os times envolvidos o engajamento e produtividade aumentam, pois nada torna um profissional mais motivado e engajado do que saber que seus bons resultados foram reconhecidos.

Existem diversas vantagens para uma empresa que aplica um programa de remuneração variável e incentivos dentro da organização. Todavia, quando não é bem planejado esses programas possuem alguns riscos, e esses riscos podem ser tanto financeiros como também comportamentais. 

Por isso, garanta que todas as áreas envolvidas estejam alinhadas, esta será a maneira de garantir um bom desempenho em todo o programa de remuneração e de incentivos e manter a qualidade dos seus resultados. Além disso, é a maneira mais eficaz de reter seu time e atrair bons colaboradores. 

Fique atento e confirme se todos os pontos da sua campanha de remuneração estão alinhados com os valores e objetivos da empresa.

Este conteúdo foi desenvolvido pela AchieveMore. Uma plataforma que foi desenvolvida com o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente. Clique e saiba mais!