Administrar um negócio não é nada fácil. Uma das situações que percebo que geram muita angústia é quando está na nora de decidir por um software de gestão, como um Sistema CRM.
Sua empresa está procurando um CRM, mas não sabe como nem por onde começar? Fique tranquilo, a ajuda chegou.
Em primeiro lugar vale a pena lembrar que um Software CRM serve para auxiliar a gerenciar o relacionamento com o cliente e definir sua estratégia de negócios, fator que posteriormente acarretará no aumento do lucro da sua empresa.
O mais importante neste conteúdo é você ficar bem atento as 10 sacadas infalíveis para ajudar a escolher o melhor Sistema de CRM do mercado. São elas:
1 – Minha empresa é pequena. Preciso de um Sistema CRM?
2 – Usabilidade
3 – Relatórios que ajudam a criar estratégias de ação
4 – Plataforma online
5 – Suporte do fornecedor do CRM
6 – Conteúdos extras
7 – Adequação do Software CRM
8 – Cuidado com as cobranças.
9 – Ponto-chave
10 – Sua empresa merece uma equipe de vendas profissionalizada
Mas antes de começar que tal você pode saber certinho o que é um Software de CRM?
Vamos discutir o que analisar antes de contratar esse serviço.
1 – Minha empresa é pequena. Preciso de um Sistema CRM?
Com o avanço da tecnologia, em especial as das nuvens, já faz tempo que soluções tecnológicas como um Software de CRM deixaram de ser apenas um sonho para as PMEs.
Mais do que o tamanho da sua empresa a análise que deve ser feita é quanto ao método de vendas que a sua equipe comercial deve adotar para avaliar e melhorar o seu desempenho.
Existem Softwares de Vendas para todos os bolsos, o que vale mesmo é o quanto a sua empresa pensa grande em relação a excelência no relacionamento com o seu cliente.
2 – Usabilidade
Lembre-se, o Software CRM é para uso do vendedor! Ele é o usuário e quem utilizará frequentemente esse sistema.
Sendo assim, verifique se a plataforma possui um design amigável e simples. Assim seu vendedor encontrará facilidades em utilizar o programa.
Exemplo: plataformas no estilo de planilhas é algo que já faz parte do dia a dia do vendedor e facilita o uso.
3 – Relatórios que ajudam a criar estratégias de ação
É extremamente importante que o vendedor não veja o Software de Vendas só como um registro de informação, pois, além disso, ele precisará analisar relatórios que levem a tomada de decisão e elaboração de estratégias vendas.
Mas aí surge a questão… Por que devo dar uma atenção especial para esse caso?
A resposta é simples, vocês pretendem aumentar as vendas da empresa, não é mesmo?
Portanto, seu vendedor só utilizará o Software de CRM se perceber que pode aumentar a sua renda com isso.
Em cada treinamento mostre como ele pode aumentar as vendas e suas comissões por meio da organização das informação e foco constante.
4 – Plataforma online
Atualmente vivemos na era da conectividade e agilidade, se o Sistema CRM não se encaixar nessas categorias… Xii, pode descartar, pois também é de extrema importância que o usuário consiga acessar todas as informações necessárias através dos dispositivos mobiles, como smartphones e tablets.
O CRM deve estar nas nuvens.
5 – Suporte do fornecedor do Sistema de CRM
Dúvidas sempre surgirão, portanto, você deve escolher um CRM que além de atender suas necessidades, também possua uma equipe especializada que possa te auxiliar via telefone ou e-mail.
Sinceramente eu detesto esse negócio de abrir um ticket e esperar horas para uma reposta. Isso é invenção de quem nunca trabalhou com vendas.
Dê preferência as empresas que tenham pessoas que atendam pessoas. Claro, tutoriais em vídeos, FAQs e outras ferramentas em muito auxiliam, mas nada melhor do que o contato humano e rápido.
6 – Conteúdos extras
Verifique se o Software de Vendas possui conteúdos que possam aumentar o conhecimento do seu vendedor, desde vídeos com técnicas e dicas de vendas e vídeos explicativos, aqueles que são voltados à utilização adequada do Software de CRM.
Um Sistema CRM desenvolve e contribui para a profissionalização da sua equipe de vendas.
7 – Adequação do Software de CRM
Outro ponto crucial é a possibilidade de adequar o máximo possível o CRM a cultura, ambiente e processos do seu negócio. Portanto, você tem que escolher uma ferramenta de vendas que possa ser customizada e parametrizada de acordo com a realidade da sua empresa, para que você possa maximizar seus resultados.
Mais importante ainda é contratar uma empresa que possa vir a customizar formulários específicos para o seu negócio e de extrema importância para a sua empresa.
Tente evitar ao máximo as dificuldades de implantação do Software de CRM.
8 – Cuidado com as cobranças.
Analise com cuidado o contrato com o fabricante do Sistema CRM à respeito das cobranças. Algumas delas para você prestar atenção:
- Haverá cobranças por licença de uso?
- Existem cobranças na atualização do sistema?
- Existem cobranças pela quantidade de informação lançada?
- Há cobrança quanto ao uso do suporte ou como instalar o Software de CRM?
Analise bem se o Sistema de CRM cabe no seu bolso.
Se ele é acessível para a sua empresa em termos financeiros e se poder vir a trazer melhores resultados de vendas.
Perceba, principalmente se ele ajudará a empresa a traçar novas estratégias de ação e aumentar suas vendas.
Ao fechar o contrato tenha certeza absoluta do valor do investimento para não se arrepender depois e gastar mais do que o necessário.
9 – Ponto-chave
O Software de Vendas deve conquistar o gestor.
Ele será o grande defensor da ferramenta e cobrará da equipe de vendas as informações que estão inseridas.
Com o incentivo constante do gestor, a equipe e vendas começará a utilizar pra valer todas as vantagens disponíveis para o vendedor no Software de CRM.
10 – Sua empresa merece uma equipe de vendas profissionalizada
Na última dica fica o alerta: na maioria das PMEs brasileiras a equipe de vendas não é profissional.
Ainda vigora aquele pensamento que para ser um bom vendedor é preciso ter carisma, um dom especial e até mesmo um quê de malandragem.
Esqueça tudo isso! Entenda que um bom Sistema de CRM ajudará o eu negócio a criar um método de vendas.
Cabe a equipe de vendas se adaptar a este método e não o seu contrário. Empresas investem pouco na formação de vendedores com a desculpa de que a rotatividade é alta, que o vendedor só quer vender produto que tem o melhor preço, entre outras barbaridades.
Uma equipe profissional faz bom uso e não consegue viver sem um, afinal quem tem que ter um bom método de vendas é a empresa e não um vendedor iluminado.
Com essas dicas pode ter certeza que você aumenta em muito as chances de ter um Sistema de CRM que realmente agregue valor à sua empresa e aos seus negócios!
Paulo Araújo é fundador da Clientar CRM, especialista em vendas consultivas e técnicas, atendendo em especial pequenas e médias indústrias em projetos de consultoria voltados a reestruturar equipes comerciais, treinamento de vendas e implantação de CRM.
Autor de vários livros e criador do canal O Papo É Vendas no YouTube.