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Vendas por áudio: 5 dicas para não espantar nenhum cliente

por | nov 4, 2022 | Geração e atração de leads

Vivemos em um cenário novo, onde um vendedor tem em mãos diversos canais e ferramentas de vendas para explorar. Para utilizar tais instrumentos com todo o seu potencial, é preciso aproveitar todos os recursos disponíveis. 

As mensagens por áudio são um exemplo de funcionalidade em canais de comunicação como WhatsApp e Telegram que o vendedor pode utilizar na sua rotina de trabalho.

Os áudios permitem uma abordagem completamente diferente do texto, já que podemos nos expressar melhor e utilizar nossa entonação de voz a nosso favor.

Pense em como isso seria eficiente para os contatos das primeiras abordagens de vendas, para os follow-ups, e até mesmo para as etapas de fechamento com o cliente. Um simples áudio pode fazer toda a diferença e ser decisivo para os próximos de uma tratativa!

No entanto, é necessário ter estratégia até mesmo em recursos mais simples, incluindo os áudios.

É por essa razão que separamos aqui cinco dicas sobre vendas por áudio para que você seja certeiro e atraia ainda mais oportunidades de negócio.

Continue a leitura para conferir!

5 dicas para melhorar as vendas por áudio

1. Envie o áudio em momentos estratégicos

As vendas por áudio, assim como falamos no início, podem ser decisivas, mas isso só acontece se você utilizá-la em momentos estratégicos.

Enviar apenas áudios pode ocasionar um certo incômodo nos clientes, e essa é a última coisa que queremos.

Inicie uma conversa por texto, e depois envie um áudio se apresentando brevemente, com cerca de 15 a 30 segundos de duração. Isso para a primeira abordagem, onde seu pitch de vendas deve ser altamente atrativo.

Tenha um tom de voz amistoso para, logo de início, gerar aproximação e rapport com o potencial cliente.

Nos follow-ups, seja objetivo, pergunte exatamente aquilo que deve ser esclarecido para que você possa continuar sua negociação.

Se precisar explicar algo mais técnico, como alguns aspectos do seu produto ou serviço, ou condições de pagamento, envie um áudio elucidando esses pontos para não gerar dúvidas ou questionamentos desnecessários.

2. Planeje o que você vai falar

Tenha o apoio de um script de vendas, ou então grave a mensagem com antecedência para não expressar muitas pausas e divagações.

Evite se prolongar para que o cliente não perca o foco daquilo que ele deve ter conhecimento.

Lembre-se desta dica: grave áudios de máximo 40 segundos!

3. Obtenha o consentimento do cliente para enviar áudios

Nem sempre os áudios são a preferência de todos os seus clientes.

Aliás, iniciar um contato com um prospect enviando um áudio pode espantá-lo, ao invés de atraí-lo.

Por isso, nunca se esqueça de pedir consentimento para enviar mensagens de voz. Isso é primordial para ter sucesso nas vendas por áudio. 

Uma mensagem simples pode resolver isso, como:

João, você se importa se eu enviar um áudio curto apenas para me apresentar e falar um pouco mais sobre a [nome da sua empresa]?

Ou então:

Ricardo, posso te enviar um áudio falando um pouco mais sobre nós? Assim, posso te explicar melhor sobre a [nome da sua empresa]. Acredito que dessa forma você poderá compreender mais facilmente as funcionalidades dos nossos produtos. O que acha?

4. Faça um CTA

Mesmo que você esteja apenas explicando algum produto ou serviço, se preocupe em fazer um CTA, isto é, uma chamada para ação.

As mensagens por áudio são apenas um dos vários recursos que podem ser utilizados por um vendedor. 

Se você, vendedor, se encontra na etapa de prospecção com o cliente e está tocando suas vendas por áudio, que tal fazer um CTA para que vocês agendem uma ligação ou uma visita?

Além de sinalizar um próximo passo e manter a tratativa quente, você evita que seu cliente (ou potencial cliente) o deixe “no vácuo”.

5. Grave os áudios da conversa no seu CRM 

Muitos vendedores sentem dificuldade de controlar as vendas por áudio por não possuírem as ferramentas certas para centralizar os históricos dos clientes em um único lugar.

O vendedor que se preocupa em manter os cadastros sempre atualizados percebe que os áudios do WhatsApp, por exemplo, são um problema nesse sentido, visto que precisam transcrever toda a mensagem de voz para seu CRM.

Com a ferramenta certa, isso pode ser feito em poucos cliques, poupando o trabalho manual dos vendedores, acelerando as vendas e mantendo os históricos sempre atualizados.

Utilizando a extensão aberta do Google Chrome com o CRM do Agendor, é possível ouvir os áudios disponíveis em qualquer conversa e salvá-los no histórico de qualquer tipo de cadastro no Agendor. 

Veja, na prática, como funciona:

Integração Agendor e WhatsApp – Atualize seu CRM sem sair do WhatsApp Web!

Essa integração é uma “mão na roda” para os vendedores que frequentemente trabalham em seus computadores. A partir desse recurso, é possível:

  • Criar um novo contato no Agendor;
  • Vincular um telefone a um contato já cadastrado no Agendor;
  • Preencher automaticamente informações de Empresa a partir do CNPJ;
  • Salvar mensagens de texto no histórico de um contato ou negócio;
  • Salvar áudios no histórico de um contato ou negócio;
  • Listar os negócios em andamento com um contato;
  • Criar novos negócios relacionados a um contato.

Mas se você é o tipo de vendedor que trabalha mais com o seu celular, ou está, na maior parte do tempo, realizando reuniões e visitas externas, fique tranquilo! A gravação de áudios também funciona pelo app e ajuda a economizar ainda mais tempo.

Se você ficou curioso para testar essa integração, é só criar uma conta gratuita no Agendor. Clique aqui para começar!

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas e ajuda milhares de times a organizar e aumentar as vendas diariamente.