Por Gustavo Maciel, Head de Varejo da Hikvision
Varejo inteligente: como a AIoT está transformando o mercado?
O cenário do varejo está em constante evolução e os lojistas enfrentam desafios cada vez mais complexos para se manterem competitivos.
A pressão para oferecer atendimento ao cliente excepcional, otimizar operações e manter a relevância no mercado impulsionam a busca por soluções inovadoras.
Nesse contexto, a tecnologia desempenha papel fundamental na transformação do setor.
Segundo o provedor de plataforma de comércio eletrônico Shopify, alguns dos obstáculos incluem encontrar o equilíbrio certo quando se trata de níveis de estoque, experiência de compra personalizada e automação de processos para melhorar a eficiência e obter vantagem frente à concorrência.
Assim, a convergência entre a inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), conhecida como AIoT, emerge como ponto-chave.
Essa combinação permite que os varejistas coletem e analisem dados em tempo real, gerando insights valiosos para melhorar operações e atender às demandas dos clientes.
Entre os principais benefícios estão a integração de câmeras de segurança de alta definição com análises de IA, monitoramento de comportamento, otimização do layout da loja e melhoria da segurança.
Além disso, soluções de auditoria remota simplificam a conformidade e reduzem os custos operacionais.
Impacto na jornada do cliente
O varejo inteligente visa aprimorar a experiência dos consumidores por meio dessas tecnologias.
Isso permite aos comerciantes personalizar ofertas, antecipar necessidades e criar ações envolventes, aumentando a satisfação e a fidelidade à marca.
Os recursos modernos proporcionam oportunidades para favorecer a eficiência operacional, incluindo análise de padrões de tráfego, gerenciamento de filas e monitoramento em tempo real do inventário, resultando em redução de custos e melhorias na precisão das previsões de demanda.
A tecnologia AIoT é aplicável em diversas áreas, desde auditoria remota de lojas até gestão de estacionamentos, auxiliando os varejistas a superarem os principais desafios.
À medida que essas soluções evoluem, permitem oferecer jornadas de compra de excelência, otimizar processos e destacar uma marca no competitivo mundo dos negócios.
*Gustavo Maciel é Head de Varejo da Hikvision, empresa com ampla gama de produtos de segurança físicos que fornece soluções integradas à IA para suporte aos usuários finais com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento e inteligência de negócios – [email protected]
Sobre a Hikvision
Com ampla gama de produtos de segurança físicos, que abrangem vídeo, controle de acesso e sistemas de alarme, a Hikvision também fornece soluções integradas à IA para oferecer suporte aos usuários finais com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento de segurança e inteligência de negócios.
A companhia está comprometida a servir vários setores por meio de tecnologias de percepção de máquina, inteligência artificial e Big Data, liderando o futuro da IoT.
Composta por 66 subsidiárias e filiais em todo o mundo, os produtos da Hikvision destinam-se a vários mercados verticais que abrangem mais de 150 países.
A empresa abriu capital em maio de 2010 e está listada no SMEs Board da Bolsa de Valores de Shenzhen. Para saber mais, acesse https://www.hikvision.com/pt-br/.
Divulgação: NB Press Comunicação