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Nova tecnologia organiza operação dos pontos promocionais e garante mais lucratividade para o varejo

por | jul 6, 2023 | SalesTech

Involves lança solução para gestão de espaços adicionais em lojas físicas e permite que varejistas planejem, negociem, executem e comprovem as ações em pontos promocionais.

A retail tech Involves lançou uma tecnologia que vai facilitar o trabalho das redes varejistas, com destaque para supermercados e farmácias, melhorando a relação com a indústria. O módulo de Pontos Promocionais, integrado ao Involves Doors, faz o gerenciamento de pontos extras — as pontas de gôndolas e também aqueles espaços de destaque no meio das lojas que promovem produtos em promoção. O Involves Doors é um software com inteligência artificial para o varejo que permite melhorar a execução das gôndolas e aumentar as vendas.

Uma das principais dores do varejo é o gerenciamento dos pontos promocionais negociados com a indústria.  É comum que operações de varejistas registrem esses acordos de forma manual, por meio de planilhas, que não são atualizadas corretamente, e comprovem a execução por meio de fotos via WhatsApp, o que não é escalável e é sujeito a erros. Como consequência, acontecem falhas no processo. Entre os problemas mais recorrentes estão a falta de garantia de que os acordos estão sendo executados e o risco de comercialização duplicada do espaço extra, o que pode causar problemas com a indústria. Outra situação corriqueira é a não identificação de pontos disponíveis para negociação, o que leva  a perdas financeiras. 

“Percebemos que essa era uma demanda urgente dos varejistas. Os pontos promocionais são usados como uma importante estratégia para aumentar o giro de um produto, lançar e comunicar inovações ou promover ações de cross merchandising e comunicar ofertas. A visibilidade dos produtos está diretamente relacionada às vendas e por isso as indústrias investem tanto em exibições adicionais. Assim, esses espaços precisam contar com um gerenciamento muito preciso e eficaz para garantir o aumento das vendas e potencializar o retorno sobre o investimento em trade marketing”, explica Guilherme Coan, CRO da Involves. 

Com o Involves Doors todos os pontos promocionais indicados na loja ficam registrados no sistema e o acompanhamento da execução acontece de ponta a ponta, por meio do software. A tecnologia ajuda as equipes de loja a comprovarem a execução dos acordos feitos com a indústria: depois de montar o espaço, é possível registrar a exposição dos produtos na gôndola por meio de uma foto, garantindo, assim, os acordos comerciais com os fornecedores e tornando o processo mais transparente e confiável. A solução foi lançada recentemente, mas já vem sendo utilizada por varejistas, como Peruzzo  Supermercados. 

Segundo Guilherme, a solução garante mais escalabilidade da operação e a centralização das informações, além de facilitar a comunicação com equipe de loja e back office. “A tecnologia traz mais maturidade para a operação, já que torna automatizada a auditoria dos processos, minimizando erros e criando previsibilidade”. 

Mais sobre o Involves Doors

Além do módulo de Pontos Promocionais, o  Involves Doors também conta com uma solução de abastecimento inteligente que identifica possíveis rupturas ou problemas na disposição dos produtos no ponto de venda. Usando inteligência artificial, a tecnologia é capaz de reconhecer falhas de execução que não seriam percebidas com tanta agilidade pelas equipes de reposição do varejo. A tecnologia  é usada  por supermercadistas como Althoff, Hippo e Myatã.

Outra solução que o software entre é  o Controle de Validades no varejo. A inteligência artificial do Involves Doors monitora todo o sortimento do ponto de vendas e gera alertas automáticos quando identifica algum produto vencido, ou com  possibilidade alta  de vencimento próximo. 

Sobre a Involves

Há mais de 13 anos no mercado, a brasileira Involves é responsável pelo desenvolvimento do Involves Stage, plataforma de gestão de trade marketing que já está em 23 países, além do Brasil. A solução ajuda os times de aproximadamente 500 clientes —  incluindo grandes marcas como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Red Bull, Seara, Danone, Fini, Althoff Supermercados, Hippo e 3 Corações — a garantir uma execução perfeita de seus produtos em milhares de pontos de venda. 

Divulgação: Dialetto