Mudança gradual nas informações na embalagem dos alimentos no Brasil pode impactar hábito de consumo, por isso, é importante fazer análise histórica nos pontos de venda, indica especialista.
Indústrias e consumidores precisam ficar atentos. Até 9 de outubro, os lançamentos de produtos alimentícios devem seguir as novas regras de rotulagem da Anvisa. A mudança está sendo gradual, pois o prazo para readequação, para a maioria dos fabricantes, encerra no segundo semestre de 2023. Para a indústria, o acompanhamento por meio de dados torna-se essencial em momentos como este, pois é possível acompanhar quais pontos de venda (PDVs) já estão com as embalagens novas e o reflexo no consumo com a alteração nas embalagens.
“Os novos rótulos devem trazer informações destacadas como alto teor de açúcar, sódio ou gordura saturada. São dados extremamente relevantes para quem vai consumir o produto e é importante que a indústria acompanhe como os shoppers vão se comportar após a mudança”, explica Gabriel Menezes, Chief R&D Officer da Involves, empresa de tecnologia que desenvolve soluções em inteligência artificial para melhorar os resultados do varejo e indústria.
Segundo ele, a tecnologia é uma importante aliada para ajudar a indústria a compreender o impacto, compartilhar dados com o varejo e alterar planejamentos e estratégias, se necessário. A Involves, responsável pelo desenvolvimento do Involves Stage, plataforma de gestão de trade marketing, já está em 23 países, além do Brasil. Por meio da solução, grandes empresas como Danone, Unilever e Kraft Heinz acompanham os dados gerados nas gôndolas das lojas físicas e o impacto no posicionamento de venda dos produtos.
“O Involves Stage permite acompanhar se os produtos tiveram aumento ou redução de sell-out desde o início da nova regulamentação e identificar padrões de comportamento, fazendo uma análise histórica. A partir das informações geradas nos pontos de venda é possível entender se os produtos expostos estão adequados à norma ou se alguma loja ainda não está atendendo à regulamentação”, explica o especialista.
Menezes indica ainda que as indústrias usem metodologias para compreender os dados históricos e, com eles, possam fazer comparações. “A metodologia de Loja Perfeita permite que cada indústria crie pontuações e estabeleça os rankings dos melhores PDVs de acordo com a share of shelf, aderência à política de preço e controle de ruptura. Para colher essas informações em tempo real, a tecnologia permite que os formulários de pesquisa dos promotores sejam adaptados para entender se o mix de produtos corresponde ao esperado”, afirma.
O Chief R&D Officer da Involves afirma que a regulamentação faz parte de uma importante mudança na execução para as indústrias e varejistas. Por causa disso, essa também é uma importante oportunidade de entender os benefícios de investir em tecnologias de produtividade e gestão.
“Conectar dados da indústria e do varejo sempre foi um desafio para quem elabora estratégias de trade marketing. No entanto, hoje essa integração é possível e o impacto aparece na melhoria dos resultados e na redução de custos, provocando mudanças em toda a cadeia de produção, pois os dados permitem uma leitura mais clara dos hábitos de consumo do shopper”, finaliza Menezes.