Por Frida Ottosson, vice-presidente de vendas da Cognism, nos Estados Unidos.
A pandemia provou ser um disruptor colossal das nossas rotinas e influenciou muito o comportamento e a atitude do consumidor. Também ensinou as equipes de vendas a ter mais criatividade e a considerar a experiência do cliente como um elemento altamente valioso para a empresa. Os sistemas de tecnologia, como software de vendas e especialmente a personalização da experiência de venda, tornaram-se mais relevantes do que nunca.
Últimos destaques tecnológicos e tendências em gerenciamento de vendas
Hoje em dia, as vendas no mercado começam com a ideia e são implementadas através de vários canais para atingir o público-alvo. O software de vendas e as tendências tecnológicas acenam para a utilização da tecnologia mais recente para capitalizar a venda personalizada para clientes imensamente engajados. Além disso, as vendas precisam estar em contato com a área de marketing para apresentar as estratégias ideais. E isso não é tudo, mas sim a ponta do iceberg.
Automação de vendas
A automação de vendas hoje é uma das principais tendências de software. As ferramentas digitais e a IA permitem que as empresas simplifiquem e aumentem o pipeline de vendas. Na realidade, essas plataformas podem ajudar automatizando mais de 30% das tarefas de vendas. As áreas de vendas onde o potencial de automação é maior são configuração, cotação e precificação, estratégia e planejamento de vendas, tarefas pós-venda, suporte estrutural e gerenciamento de pedidos.
Experiência Conversacional do Cliente
Essa é outra tendência de vendas que você precisa atender. Um estudo recente feito sobre o assunto indicou que a comunicação por vídeo é muito mais proveitosa se comparada à comunicação por voz; porém, 25% menos proveitosa no caso de reuniões presenciais. O bate-papo ao vivo está surgindo como uma ótima ferramenta para levar adiante os processos de vendas e você deve se esforçar para oferecer experiências altamente personalizadas.
Venda orientada por dados
As empresas aproveitam os mecanismos de análise para rastrear e quantificar qualquer tipo de dados para refletir o desempenho e as condições de uma operação e monitorar as vendas. As empresas também usam software de vendas relacionado a leads, receita e conversões. As empresas que unificam criatividade, análise e propósito aumentam o crescimento de sua receita em cerca de 2,7%, em comparação com empresas que não o fazem. Ao tomar decisões baseadas em dados, os líderes de negócios experimentam um aumento de cerca de 2 a 5% nas vendas. Além disso, 72% das empresas revelaram que a análise as apoiou substancialmente na curadoria de planos de vendas eficazes e eficientes.
Incluindo vídeos de vendas
Quando se trata de engajamento online, os vídeos se tornaram mais modernos em comparação com as fotos; assim, é perfeitamente sensato incluí-los em qualquer estratégia de marketing e vendas. O estudo de tendências de software de vendas revelou que, em média, uma pessoa gasta cerca de 100 minutos assistindo a vídeos diariamente. Assim, 52% dos profissionais de marketing preferem alavancar e capitalizar mais em vídeos do que em imagens.
Melhore a previsão com inteligência artificial
O uso de IA nas vendas foi uma tendência crescente em 2019 e agora se transformou em uma necessidade, pois os acontecimentos dos últimos anos nos obrigaram a mudar nosso trabalho para plataformas virtuais. A IA ajuda as equipes de vendas a desenhar, consolidar e analisar dados que podem ser aplicados de diferentes maneiras, desde a análise de desempenho até a previsão. Em 2020, cerca de 54% da equipe de vendas implantou IA, o que representa um aumento de cerca de 155% nos últimos dois anos. De acordo com um estudo recente, a IA oferece um aumento de mais de 50%, reduz os custos em 40 a 60% e reduz os tempos de chamada em cerca de 60 a 70%. Além disso, a previsão orientada por IA pode minimizar os erros em 30 a 50% nas redes da cadeia de suprimentos e provocar uma queda de cerca de 65% nas vendas devido a discrepâncias e execuções de estoque, reduzindo os custos de armazenamento em cerca de 10 a 40%.
A concorrência é o motor da inovação. O área de vendas está prestes a testemunhar uma mudança dramática na forma como realizamos negócios, e cabe a você decidir se sua empresa estará no centro e na fonte da execução das estratégias mais recentes e da implantação da nova tecnologia. Você não precisa abraçar todas as tendências, pois existem inúmeras opções. Você pode optar por tecnologias e tendências que o ajudem a aproveitar os ganhos de ser um negócio incomparável.
Imensas tendências relacionadas à tecnologia visam promover a digitalização e automação das vendas. No entanto, o que unifica os dois extremos é o tema abrangente do foco no cliente nas tendências de vendas para 2022. O cliente, suas necessidades e desejos continuam sendo o foco principal do vendedor hoje, mais do que nunca.