Começa nesta segunda-feira (11) a Semana do Consumidor. O período, que para algumas marcas estende-se por todo o mês, vem-se consolidando como um dos mais importantes do varejo nacional.
Semana do Consumidor: multinacionais miram em campanhas no Brasil e apostam em experiência personalizada
Isso porque o 15 de março, que marca o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, hoje é sinônimo também de experiências de compra vantajosas e uma oportunidade de alavancar vendas e fidelizar clientes.
Empresas globais, que já desenvolvem um trabalho com foco na data há alguns anos no país, apresentam dados comparativos que demonstram o aumento da fidelização de novos clientes com ações promocionais.
É o caso da lituana Hostinger, empresa de hospedagem de sites que registrou um aumento de 140% em novos clientes durante a primeira campanha de marketing digital para o Mês do Consumidor no Brasil, em 2022. Em 2023, a global apresentou, ainda, um novo incremento de 52% em março.
“Percebemos que havia uma demanda reprimida durante os meses de março de pessoas que queriam colocar em prática os seus projetos novos – algo particularmente importante no contexto do país. Ainda é início do ano, e as pessoas estão se organizando durante esse mês para suas grandes apostas para o ano. Assim, juntamos a vontade latente de lançar seus projetos com os melhores preços possíveis do ano e essa junção trouxe acabou beneficiando a todos”, afirma Rafael Hertel, country manager da Hostinger no Brasil.
De 2021 a 2023, a Zucchetti Brasil, multinacional sediada na Itália, gerou um aumento de 21% no faturamento de março graças à campanha idealizada para o mês do consumidor.
Durante a ação, os clientes têm acesso a um período de testes em variados produtos da empresa, que atua com softwares de gestão.
De acordo com o diretor de tecnologia e produto na multinacional, Bernardo Rachadel, iniciativas como essa são essenciais em um momento em que o setor de varejo está mais otimista.
“Se em 2024 as expectativas para o setor do varejo estão melhores, quem atua na área deve ter à disposição as melhores soluções para aproveitar. É isso que queremos oferecer”, explica o executivo.
O Unified Commerce Benchmark, estudo realizado pela Manhattan Associates sobre comércio unificado no varejo especializado na América Latina, conduzido em parceria com a Incisiv, Google Cloud e a Zebra Technologies, identificou que 70% dos consumidores latino-americanos têm mais probabilidade de comprar com varejistas que oferecem experiências on-line e em lojas integradas.
Além disso, a personalização foi uma das características mais importantes classificadas no estudo: 80% dos consumidores têm mais probabilidade de comprar por meio de experiências personalizadas.
“Os varejistas devem ser capazes de identificar a intenção do consumidor e criar experiências que atendam às suas expectativas”, afirma Oscar Valero, diretor sênior de Vendas da Manhattan.