Independente de qual seja o segmento do seu negócio, é certo que para desenvolver sua empresa é preciso de acompanhamento constante, e os KPIs são uma excelente ferramenta.
Considerada uma ferramenta de gestão, a utilização de KPIs é fundamental para a elaboração de estratégias de crescimento e de acompanhamento de performance dos setores da sua empresa.
Neste conteúdo, vamos detalhar para você o que são KPIs e como é possível implementar esta ferramenta de gestão na sua empresa com algumas dicas matadoras. Vamos lá?
Afinal, o que é KPI?
A sigla KPI representa o termo em inglês Key Performance Indicator ou em sua tradução Indicador Chave de Performance. Os KPIs ou apenas indicadores são basicamente métricas que indicam como está sendo o resultado de determinado projeto, empresa, equipe ou outras variedades de aplicações.
Os KPIs sempre devem ser escolhidos e adotados de acordo com seu objetivo e necessidade. Por isso, é muito importante levar em consideração qual é o segmento em que você atua e quais são os principais objetivos da empresa.
Além disso, é importante lembrar que cada setor da sua empresa precisa ter um KPI diferente, pois cada departamento tem um objetivo específico para alcançar os resultados que a empresa planejou.
Realmente falar sobre KPIs não é tão simples assim, e pensando nisto preparamos um artigo mais completo e detalhado sobre o que é KPI e sua importância para realizar análises. Após a leitura deste artigo você conseguirá entender mais a fundo o que de fato são os KPIs e qual é a sua importância.
Qual a importância de definir KPIs para o meu negócio.
Imagine você gerenciar um negócio sem ter noção alguma sobre o que está sendo feito, quando, como e nem mesmo porquê. Parece inconcebível, não é mesmo?
Mais do que apenas métricas (algo a ser medido), Indicadores-Chave de Desempenho são importantes para o seu negócio e o seu objetivo, ou seja, se uma métrica é relevante para o seu negócio, ela se torna um indicador-chave (KPI).
A partir do momento que você inicia um processo de implementação desta ferramenta, sua empresa passa a contar com um mecanismo de gestão que torna mais claro os objetivos do negócio, e consequentemente, trabalha para alcançá-los.
Gestão de indicadores estratégicos táticos e operacionais nas empresas e como funciona a gestão.
Existem algumas barreiras para o aumento da performance e desempenho das empresas, como, por exemplo: uma concorrência acirrada, mudanças frequentes do mercado, novas tecnologias surgindo diariamente no mercado e também a mudança no comportamento do consumidor.
Mas além de buscar vencer essas barreiras é importante que se analise e meça todos os indicadores que apontam o desempenho e resultados da empresa. O que nos leva a uma frase muito conhecida: “o que não é medido não pode ser gerenciado” de Peter Drucker.
Mas afinal, como podemos medir os resultados e a eficácia de uma gestão? Algumas empresas decidem apenas observar os resultados de forma global da empresa, por exemplo: Se ela está lucrando, está dando certo. Porém, desejamos não apenas saber se está dando certo ou não e sim saber como aumentar os resultados e como melhorar na etapa que não está performando tão bem. Por isso, se inspire na frase de Peter Drucker: “O que não é medido não pode ser gerenciado”. Esta frase mostra sutilmente a relação entre os objetivos e os indicadores.
Indicadores estratégicos:
Os indicadores estratégicos estão atrelados ao planejamento estratégico da empresa e são eles que determinam as possibilidades do futuro que se espera para a empresa, ou seja, estão atrelados aos planos de longo prazo da empresa. E, por esse motivo, os indicadores estratégicos estão atrelados a missão, visão e valores estabelecidos pela empresa.
Os indicadores estratégicos são colocados em análise dos cenários internos e externos da empresa. No cenário interno são colocadas questões como, por exemplo, o modelo de negócios, os diferenciais que a empresa tem e sua capacidade de inovação. Já no cenário interno são pautados fatores como: a concorrência, a situação socioeconômica do país, entre outras variáveis que influenciam nas atividades da empresa.
Existem ótimas ferramentas que auxiliam nesta etapa de análise dos fatores internos e externos que direcionam quais são os melhores indicadores estratégicos. Esta ferramenta é a Análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Riscos e Oportunidades), identificando onde é importante melhorar para atingir uma melhor performance.
Indicadores táticos:
Antes de saber o que a empresa quer para os próximos 05 ou 10 anos, o primeiro passo é definir como cada área vai contribuir para que os objetivos sejam alcançados. E assim, são identificadas as metas gerenciais, onde o planejamento tático contribui para o plano de ação de médio prazo da empresa, o qual deve estar totalmente alinhado com o planejamento estratégico.
No nível tático deve-se questionar as possibilidades e o que pode ser feito para que os objetivos estratégicos sejam atingidos aumentando a produção de modo que atenda as necessidades e demandas para alcançar os objetivos dos indicadores e do planejamento estratégico.
Também estipulam-se metas e indicadores que permitam acompanhar o desempenho da empresa no nível tático, com ele você entenderá se a empresa vem alcançando as metas alinhadas à estratégia da empresa.
Indicadores operacionais:
E por fim, chegamos aos indicadores operacionais, que são de curto prazo, eles são ligados aos processos internos que envolvem a operação da empresa como um todo. Por isso, os indicadores operacionais são relacionados às pessoas, envolvendo cada colaborador de forma coletiva e individual, de modo que eles contribuam ativamente para os objetivos estratégicos da organização.
Vamos ver um exemplo prático da importância dos indicadores operacionais, vamos imaginar um operário de uma fábrica de peças automotivas onde podemos atribuir para ele indicadores com quantidade de peças produzidas dentro de 1 hora trabalhada, ou até mesmo quantidade de peças sem defeitos produzidas ao longo do mês, ou seja, seriam indicadores de produtividade e de qualidade.
Um planejamento com indicadores operacionais bem definidos e alinhados à estratégia e metas da empresa são elementos de peso para contribuição dos planos a médio e longo prazo de uma empresa.
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A AchieveMore é um software de gestão de performance desenvolvido para ajudar as empresas a maximizar a captura de oportunidades das empresas em 04 diferentes níveis que são:
- Individual
- Equipe
- Administradores
- Empresa
Estes quatro níveis dentro de uma empresa precisam compor indicadores estratégicos, táticos e também operacionais. Por isso, desenvolvemos nossa ferramenta, pensando em atender esses quatro níveis dentro de uma empresa e ajudando a melhorar a performance e resultados da sua empresa.
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