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O que são KPIs de vendas e como escolher o KPI certo para sua empresa?

por | ago 27, 2022 | Força de vendas

Todo resultado dentro de uma empresa precisa ser mensurado. Essa prática permite entender o que está dando certo e encontrar pontos de melhorias para aprimorar processos e obter melhores resultados.

A análise de indicadores-chave de performance, chamados de KPIs, ajuda os líderes e gestores a tomar a melhor decisão com base em dados realmente importantes para o negócio, o que faz com que sejam muito mais assertivos.

No artigo de hoje, vamos entender o que são KPIs a diferença entre KPI e métrica, além de entender como Como escolher o KPI de vendas certo para a sua empresa. Confira a Seguir: 

O que são KPIs de vendas?

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que traduzido para o português, quer dizer indicador-chave de performance. A sua principal função é medir o desempenho de uma estratégia. Esses indicadores ajudam as empresas e líderes a terem um melhor entendimento do funcionamento e os resultados daquilo que está sendo colocado em prática.

Vale destacar que um KPI de forma isolada não é capaz de nos sinalizar se algo está funcionando bem ou não. O mais apropriado é analisar uma junção de vários indicadores e em uma determinada frequência para que se possa fazer comparações e entender de fato se os resultados estão sendo positivos ou não.

Além disso, é importante falarmos que a análise de KPIs precisa ser feita de forma estratégica. Ou seja, agrupar um monte de dados e compará-los com períodos anteriores ou com concorrentes não vai ser muito eficiente se as pessoas não tiverem objetivos bem definidos e nem estiverem seguindo um método. 

Entenda KPI é diferente de métrica!

Muitas vezes o termo KPI e Métrica acaba confundindo esses conceitos. Mas entenda, métrica é tudo aquilo que pode ser medido. Isso quer dizer que esses dados podem ou não ser relevantes no processo de tomada de decisão. 

Ou seja, nem toda métrica vai conseguir indicar se os resultados alcançados estão de acordo com o que era esperado. Já quando uma métrica se torna importante para a tomada de decisão da empresa, ela passa a ser considerada um KPI. 

O KPI, é um indicador considerado mais estratégico do que a métrica. De forma resumida, todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica se será um KPI.

Como escolher os KPIs de vendas

Até aqui conseguimos entender o que é KPI e qual é a sua diferença entre KPI e métrica. Agora vamos entender como escolher bons KPIs para serem acompanhados. Esse momento é importante para o sucesso das decisões e análises da sua empresa.

Um ponto importante é que os indicadores precisam estar diretamente ligados aos objetivos da empresa, e cada objetivo estabelecido deve ter os seus KPIs específicos para cada um deles. Assim você garante que todos os objetivos sejam devidamente acompanhados e monitorados. 

A seguir, vamos ver alguns critérios que vão te ajudar a escolher os melhores KPIs para o seu negócio.

Relevância

É importante avaliar o grau de relevância de um indicador para o seu objetivo. Se a sua empresa quer vender mais, o número de likes em um post não é um indicador relevante, afinal curtidas não são sinônimo de vendas.

O mais importante aqui é entender quais são os números que de fato indicam resultados e se desapegar dos chamados números da vaidade, que deixam a equipe feliz, mas não indicam necessariamente bons resultados.

Mensuração

Um critério importante a ser considerado é se o indicador que você estabeleceu é capaz de mensurar, e qual é a disponibilidade que você terá da informação que pretende analisar. Se ambas as resposta for positiva, esse é um bom indicador para você. 

Periodicidade

Para que suas análises sejam bem feitas e que os indicadores estabelecidos sejam acompanhados dentro de um período adequado conforme estabelecido, os KPIs de um período devem sempre ser comparados somente aos do mesmo período de tempo no passado — e servir como base para comparações futuras. Por isso, é importante que o KPI escolhido possa ser analisado com uma certa frequência.

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