Os Indicadores de Desempenho ou Resultados, também conhecidos como KPIs (saiba mais sobre o que elas são aqui) são utilizados por empresas de todos os nichos para avaliar o desempenho de todos os colaboradores de forma coletiva e individual. Com estas informações é possível determinar o progresso e quais estratégias estão ou não funcionando dentro do modelo de negócio.
Com esta ferramenta e a análise que ela trará, fica mais fácil ter uma visão completa da empresa com base nas informações mais importantes para seu segmento e com isso, ter insights relevantes para ajudar a tomar as melhores decisões.
Confira quais são os 3 indicadores de desempenho que você deve ficar de olho no processo de gestão da sua empresa:
1. Produtividade
Como sua equipe está trabalhando? Ela está vendendo mais em menos tempo? Ela está produzindo pouco? Quem é o colaborador que atingiu a meta da vez?
Com este indicador você gestor, consegue mapear que vendeu mais e onde as vendas ocorreram. E nesses resultados você encontrará insights para tomar decisões mais certeiras, entenderá o melhor formato de acompanhamento da sua equipe e entenderá se as metas são inalcançáveis ou é possível aumentá-las sem que seu time perca a vontade de vencer desafios e melhorar seus resultados.
2. Capacidade
Quais foram os resultados do seu time na execução de tarefas?
Com este indicador é possível ver a quantidade de ligações, agendamentos, envios de propostas e visitas de cada um dos seus vendedores externos e assim, entender se existe um sucesso interno nestas tarefas ou que está na hora de encontrar uma ferramenta que ajude no processo de vendas como um CRM ou Força de Vendas.
3. Estratégico
Para tomar decisões estratégicas é preciso entender se o desempenho de todos os colaboradores está alinhado com os objetivos a curto e longo prazo da empresa. No caso da equipe comercial é aqui que podemos avaliar a quantidade de vendas perdidas, clientes inadimplentes e clientes inativos, por exemplo. É com estes dados que um gestor consegue encontrar melhores estratégias de campanhas para cada cliente, vendedor e equipe em conjunto.
Ok, agora que você já compreendeu os 3 tipos de indicadores essenciais para entender o desempenho das suas equipes, agora é hora de conhecer as KPIs indispensáveis para conseguir crescer de forma sustentável, sem enfrentar problemas, sejam estruturais ou financeiros.
Conheça:
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Conversão
Quantos leads sua equipe comercial captou ou chegaram até você pelos esforços da sua equipe de marketing, sejam eles de forma orgânica ou paga? E destes leads, quantos se tornaram clientes?
Para ter esta porcentagem é preciso dividir a quantidade de vendas pela de leads e multiplicar este resultado por 100.
Mas… o resultado é bom ou ruim?
Aí entra a variável do seu modelo de negócio e depende da meta estimada, resultados anteriores, previsões e insights.
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Faturamento
Quanto sua empresa faturou em períodos específicos? É aqui que vemos o valor bruto e conseguimos mensurar o desempenho de vendas e marketing, ou seja, sua máquina de vendas.
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Market Share
Sua empresa atende todo o Brasil? Apenas um estado, ou regiões específicas? Este indicador de desempenho mostra todos os lugares que sua empresa possui clientes, suas vendas e não-vendas e onde ela pode alcançar para aumentar a participação no mercado.
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Retorno sobre o Investimento
Esse indicador de desempenho pode ser chamado de ROI e é aqui que você saberá o retorno de campanhas da sua equipe de vendas ou marketing sobre o valor investido nelas.
Com este resultado é possível saber quais são as ações mais estratégicas e em quais lugares é possível investir mais para gerar mais lucro.
Para calcular o ROI:
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Índice de rotatividade
Aqui é calculado as quantidades de desligamentos e colaboradores ativos dentro da sua empresa. Esse indicador de desempenho é importante, pois além de poder trazer prejuízo financeiro, pode esconder algum problemas de gestão como:
- Microgerenciamento;
- Falta de liderança;
- Ausência de plano de carreira;
- Falta de treinamentos;
- Falta de recursos para trabalhar;
- Metas mal estabelecidas.
Trabalhar para extinguir estes problemas é uma maneira essencial para manter colaboradores engajados e produtivos.
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Satisfação dos clientes
Para calcular esta taxa é utilizado o NPS (Índice de Net Promoter Score) onde seus clientes respondem uma pesquisa recomendando ou não sua empresa e dando feedbacks que são utilizados para a melhora de todos os setores. Dentro desta pesquisa você encontrará os clientes Promotores, Neutros e Detratores que indicam a probabilidade de indicação da sua empresa para outras pessoas.
Agora que já te mostramos quais os indicadores de desempenho necessários para ter um crescimento saudável e seguro, é hora de começar a agir! Nós temos certeza que com estas dicas sua empresa conseguirá encontrar todos os pontos e encontrar maneiras de melhorar os fracos e deixar ainda mais sólidos os fortes. 🙂
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