O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

anuncie aqui 800x90

Robô industrial no varejo: DMZ Store inova ao utilizar robô para autoatendimento em sua loja

por | jun 17, 2024 | SalesTech

A DMZ Store, uma tradicional e familiar loja de roupas e acessórios de marca localizada na Vila Prudente, São Paulo, após 60 anos de existência, redefiniu a experiência de compra ao desenvolver uma vitrine de tênis robotizada para autoatendimento dos clientes.

Robô industrial no Varejo: DMZ Store Inova ao Utilizar Robô para Autoatendimento em sua Loja

Fundada há quase sessenta anos, a DMZ Store, que conta com duas unidades dedicadas ao público feminino e masculino, decidiu inovar, trazendo o robô KR 12 R 1810 da família CYBERTECH da marca KUKA para seu comércio e, com ele, o conceito de Varejo 4.0 para a unidade masculina.

Robô Industrial no Varejo: DMZ Store Inova com Autoatendimento Robótico

A automação foi desenvolvida para o autoatendimento no Departamento de tênis da loja, e o sócio e proprietário, Bruno Daniel, engenheiro mecânico de formação, foi o responsável pela idealização, projeto e execução da aplicação robotizada.

Os clientes podem selecionar o modelo de tênis desejado num painel digital, o robô recebe o comando e realiza a busca dentro da vitrine para entregar o produto ao cliente em poucos segundos.

Marco Antônio Dantas, vendedor da DMZ Store, destaca:

“Os clientes estão adorando essa novidade, e o robô tem contribuído significativamente para o aumento do faturamento, dobrando as nossas vendas de tênis”.

A robótica não se limita mais ao setor industrial; ela está ganhando espaço na medicina, entretenimento e também no varejo. Na DMZ Store, a automação veio para agregar valor.

O robô assume tarefas repetitivas e cansativas, permitindo que os vendedores foquem no atendimento personalizado, resultando em uma experiência mais rica para o cliente.

Bruno Daniel uniu suas paixões pelo comércio e pela robótica ao buscar a implementação deste novo serviço para seus clientes.

“Eu sou um apaixonado por engenharia desde criança quando fazia pequenos reparos em casa e na loja com meu avô, na fase adulta conheci de perto a robótica e, quando assumi a direção da DMZ, quis unir a engenharia ao comércio. Eu já conhecia os robôs KUKA da época em que trabalhei na indústria e sabia da qualidade dos produtos, quando decidi dar vida a minha ideia logo procurei a KUKA, que foi a empresa que deu atenção para minha ideia e atendeu às minhas necessidades. Os treinamentos do College KUKA também foram importantes para que eu pudesse desenvolver a aplicação com mais agilidade e segurança”, afirma Daniel.

Alberto Bordonaba, CEO da KUKA Roboter do Brasil, expressa entusiasmo com a novidade:

“Estamos impressionados ao ver um robô da família CYBERTECH ultrapassando as fronteiras do ambiente industrial e abrindo caminho na integração inovadora da robótica no varejo tradicional e proporcionando aos clientes da DMZ uma experiência única e eficiente”.

O impacto da automação no varejo é evidente, com as lojas buscando investir em tecnologias que proporcionem maior autonomia aos clientes.

De acordo com um levantamento da SBVC em parceria com o OasisLab Innovation Space, 80% dos varejistas focam em soluções para a experiência do consumidor.

Bruno Daniel revela seus planos para o futuro:

“No futuro, quero investir em mais tecnologias e unir os benefícios da inteligência artificial com os benefícios da robótica industrial, assim proporcionar cada vez mais uma melhor experiência ao cliente. Este será o varejo 4.0”.

Sobre a KUKA

KUKA é uma empresa global de automação com vendas de cerca de €3,4 bilhões e cerca de 15 mil funcionários. A empresa está sediada em Augsburg, na Alemanha.

Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de automação inteligente, a KUKA oferece aos clientes tudo o que eles precisam, desde robôs e células até sistemas totalmente automatizados em mercados como o automotivo, eletrônico, metal e plástico, bens de consumo, comércio eletrônico, varejo e saúde.

Divulgação: KR2 Comunicação