Estudo da Relex Solutions, em parceria com a Incisiv, revela que, embora as promoções com preços atrativos já garantam boas vendas, muitas empresas ainda não aproveitam as tecnologias disponíveis para maximizar seus resultados.
Promoções impulsionam vendas, mas tecnologia pode potencializar resultados, aponta estudo da RELEX Solutions e Incisiv
O relatório, intitulado “De fragmentados a unificados: por que os varejistas precisam integrar suas capacidades de preços e promoções” (original em inglês: From Fragmented to Unified: Why retailers need to integrate their pricing & promotions capabilities), analisa as estratégias do varejo global e aponta soluções para o mercado latino-americano.
O estudo destaca que, em um cenário de inflação crescente e incertezas econômicas, os consumidores estão cada vez mais propensos a buscar promoções, priorizando a economia em vez de gastar grandes valores.
Como resultado, as promoções se tornaram se decisivos para o desempenho do setor.
Em 2023, essas ações de marketing ajudaram os varejistas a gerar US$ 1 trilhão em vendas, com 20,6% das vendas no mercado americano e 19,4% nas vendas europeias sendo impulsionadas por promoções.
Contudo, apesar dos impactos positivos, apenas 12% dos varejistas utilizam tecnologias avançadas para o gerenciamento de preços e promoções, e 37% ainda dependem de planilhas e sistemas legados.
O relatório sugere que a adoção de novas tecnologias pode liberar um potencial de lucro significativo para os varejistas.
O estudo aponta que algumas das funções que podem ser automatizadas incluem a comunicação de mudanças de preço, a implementação consistente de preços em todos os canais e a manutenção de coerência em todos os pontos de contato com o cliente.
Entre os maiores obstáculos encontrados estão a baixa qualidade dos dados e a resistência cultural à adoção de novas tecnologias.
“Sem dados precisos e unificados, os varejistas não conseguem formular estratégias promocionais eficazes. A resistência à mudança de sistemas legados é um desafio adicional. A solução precisa vir de cima, com executivos dispostos a investir em inovações tecnológicas que tragam automação e IA“, afirma Jeff Bulger , Diretor Estratégico da RELEX Solutions.
De acordo com o estudo, mais da metade dos executivos entrevistados planejam manter suas estratégias promocionais atuais, mas mais de 30% já indicam intenção de antecipar o aumento do foco em promoções.
Contudo, é fundamental substituir a tecnologia para análise de dados, algoritmos e IA criando modelos capazes de atender às necessidades do consumidor e compreender a complexidade da cadeia de suprimentos.
O relatório também aponta que a Inteligência Artificial pode oferecer soluções valiosas para o varejo, como a sincronização de preços e promoções, a redução de intervenção manual e a minimização de erros, além de melhorar a precisão nas previsões e no gerenciamento de estoques.
“Ao garantir que suas equipes trabalhem com objetivos alinhados, os varejistas podem gerar até US$ 450 bilhões em vendas incrementais”, conclui o estudo.
Confira o estudo completo aqui
Sobre a Relex Solutions
A RELEX Solutions fornece uma plataforma unificada de planejamento do varejo e da cadeia de suprimentos que alinha e otimiza o planejamento de demanda, merchandising, cadeia de suprimentos, operações e produção em toda a cadeia de valor de ponta a ponta.
Ajudamos varejistas, indústrias e empresas de bens de consumo como ADUSA, AutoZone, Coles, Dollar Tree e Family Dollar, M&S Food, PetSmart e The Home Depot a impulsionar o crescimento lucrativo em todos os canais de vendas e distribuição, levando a uma maior disponibilidade de produtos, aumento das vendas e melhoria da sustentabilidade.
Divulgação: Dfreire Comunicação e Negócios