Uma empresa é um corpo, que precisa de vários membros diferentes para funcionar. Quando um membro está prejudicado ou falta, outro será sobrecarregado. Por isso, encontrar pessoas com as habilidades certas e direcioná-las para a área adequada vai desafogar a empresa de muitos problemas.
Para avaliar um novo colaborador e revisar os atuais, é preciso prestar atenção em 4 fatores. O primeiro é a capacidade de execução, que representa o quanto uma pessoa consegue dar conta de sua demanda. Segundo, habilidade complementar, que são habilidades secundárias que podem ser úteis dentro do seu setor, caso algum imprevisto ou necessidade apareça. Terceiro, competência técnica, que não está relacionada a cursos necessariamente. Por último, comprometimento com a empresa, colegas e serviço em geral.
Unindo a observação destes 4 pontos é possível construir o perfil do colaborador e compará-lo com as demandas da vaga em questão. É preciso tomar cuidado para não colocar boas habilidades em vagas que não as exploram, afinal isso seria um desperdício de talento. Entenda como cada característica pode ajudar a empresa a seguir.
3 perfis necessários na empresa
Agressivo
A pessoa que tem essa característica é um colaborador forte e enérgico. Tem como habilidade natural a boa comunicação e a capacidade de motivar sua equipe. Por isso, é um ótimo líder, além de combinar com posições de captação de investimento e vendas. A sua capacidade interpessoal será muito benéfica para a empresa se for bem explorada.
Técnico
Esse colaborador é bastante racional e crítico. A sua capacidade de observação permite que ele encontre brechas nos produtos e serviços. Quando é bem explorada, ele se torna expert em construir soluções, focando em desenvolvimento e produção. Esse é um perfil executor, por isso precisa ter espaço para criar e ter liberdade para agir como perceber ser melhor.
Analítico
Além de ser racional, é muito organizado. Esse perfil tem os pés no chão e, geralmente, é quem freia a empresa quando todos estão empolgados com um destino perigoso. O seu foco é garantir o futuro e o crescimento da empresa, para isso organiza burocracias e processos financeiros.
Leia também 4 dicas para escolher a equipe certa!
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smartbis, uma plataforma flexível e maleável para executar qualquer programa de fidelidade bem sucedido.