Todo gestor precisa estar muito atento e por dentro de tudo o que acontece no cenário real da empresa, por isso é muito importante estabelecer indicadores de desempenho para cada setor, no caso do setor de vendas, existem diversos KIP’s para ajudar neste processo de gestão, e neste artigo vamos te apresentar os 7 principais indicadores de vendas que precisam estar presente no seu dia a dia.
Mas afinal o que são os indicadores de vendas?
Também conhecido como KIP’s de venda, esta sigla KIP vem do inglês Key Performance Indicator, que traduzindo é indicador-chave de desempenho, e esses indicadores em resumo são usados para medir o desempenho do time de vendas da sua empresa.
Confira a seguir quais são esses KIP’s como funcionam e quais são os principais pontos que devemos ficar atentos.
1 – Ticket Médio
O ticket médio é um indicador muito importante pois ele mostra qual é o gasto médio por venda, o ticket médio é considerado um dos principais indicadores do setor de vendas, pois está atrelado a receita da empresa. Monitorando o ticket médio é possível traçar estratégias para ajustá-lo de acordo com as necessidades da empresa.
2 – CAC
O CAC é a sigla para Custo de aquisição do cliente, mostra o valor que é investido com o objetivo de conquistar novos clientes. É de extrema importância analisar o CAC pois com esta análise você consegue saber quanto sua empresa investe para prospectar e fechar com novos clientes.
3 – Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica para mensurar os resultados com base nas oportunidades geradas x as conversões em venda, desta forma a taxa de conversão te ajuda a identificar a eficiência do seu time de vendas. Analisar a taxa de conversão possibilita a identificação das melhores estratégias e ações que devem ser tomadas.
4 – Taxa de follow up
Nem sempre todas as prospecções são efetivadas, por isso medir a taxa de follow up é importante para o setor de vendas, basicamente o significado do termo follow up é acompanhamento, esse acompanhamento deve girar em torno de todo processo de vendas desde o envio da proposta até mesmo no pós venda.
5 – Churn Rate
Traduzido do inglês Churn Rate é a taxa de rotatividade em seu sentido mais amplo é a métrica que indica o quanto a sua empresa perdeu de receita ou cliente. Entender por que os seus clientes abandonaram o seu produto ou serviço é de extrema importância para conquistar um crescimento saudável.
6 – LTV
Esta sigla representa o termo em inglês, que é Lifetime Value em sua tradução para o português é o valor do tempo de vida do cliente, esta é uma métrica que estima a potencial receita gerada pelo cliente durante o tempo de permanência dele em sua empresa.
7 – Ciclo de venda
O Ciclo de venda é o tempo que leva para uma venda ser efetivada, e tempo é considerado desde o primeiro contato até chegar no fechamento. Quando se sabe quanto tempo dura o ciclo de venda você pode criar ações para melhorar a performance de sua equipe comercial.
Agora que você conhece os 7 principais indicadores de vendas, aproveite para estruturar sua equipe e concentrar seus esforços nos pontos mais importantes do processo de vendas. Tendo as informações desses KIP’s em mãos você terá as informações necessárias para tomar decisões de maneira mais assertiva.
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