Já ouviu a sigla CRM antes, mas ainda não entendeu como ela pode ajudar a sua Distribuidora a vender mais?
Vamos começar esclarecendo a sigla: Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
Como o próprio nome induz, CRM é um conjunto de práticas e ferramentas focadas para melhor relacionamento com o seu cliente.
E porque utilizar um CRM na sua Distribuidora?
Para garantir o relacionamento seja ágil, eficiente, humano e próximo é necessário que haja ferramentas para te auxiliar com agenda, dados e históricos.
Essa ferramenta chamamos de software de CRM.
Mas posso escolher qualquer CRM para a minha distribuidora?
Não! Alguns CRMs são mais genéricos, outros mais nichados em alguns tipos de negócio.
Vamos dar 5 dicas matadoras para você escolher o melhor CRM para uma DISTRIBUIDORA.
1. O primeiro ponto a se observar quando o Distribuidor for escolher o CRM é como funciona a agenda e o funil de vendas
O Distribuidor, além das oportunidades de abertura de novos clientes, também uma rotina peculiar de vendas:
O contato com o cliente em uma frequência determinada.
Isso porque Distribuidores abastecem estoques e, no entanto, não podem correr o risco de ter ruptura nos estoques dos clientes.
O CRM que tem apenas um funil de vendas e não define rotas de visitas e ligações recorrentes, sejam elas mensais, quinzenais ou semanais, por exemplo,
precisa ir além, pois assim não garantirá uma cobertura completa da carteira de clientes.
2. Ter um força de vendas integrado ao CRM
O software de vendas para enviar pedidos precisa ser o mesmo software que o CRM.
Isso trará agilidade para o vendedor externo.
Durante a negociação com o cliente, o vendedor precisa ao mesmo tempo, consultar os últimos produtos comprados e quais descontos foram praticados, por exemplo.
E também, quais pontos importantes ele o cliente conversaram na última visita.
Pontos importantes que são inseridos no CRM durante uma visita ao cliente, trará objetividade e retorno financeiro na visita seguinte.
Ter que consultar dois Apps durante uma venda, trará um grande risco das informações se perderem e além de um desânimo e uma das aplicações cairá em desuso.
3. Histórico de Visitas e Vendas anteriores na palma das mãos
Ter acesso às informações das visitas anteriores, inclusive com previsão de final de estoque, com certeza, fará com seu time de vendas externas seja assertivo durante as visitas.
Todos terão um aproveitamento muito melhor e, com certeza, o primeiro a notar a agilidade e cuidado será o cliente.
Veja um depoimento de um case de sucesso em nosso blog, com números crescentes após implantação de um CRM integrado ao força de vendas.
4. Praticidade e rapidez
Ter um software que possa trabalhar offline e online, leve e com usabilidade prática deixará seu time de vendas externas motivado.
Avalie o CRM prático, com fluxo de visitas e vendas pensado para o dia a dia do seu vendedor externo.
As funcionalidades essenciais para mostrar a rota de visitas e leva-lo ao cliente com direcionamento de GPS, evitará deslocamento desnecessário e além disso que permitirá que todas as informações do seu cliente sejam alimentadas no CRM de forma rápida e prática.
5. Tenha indicadores e dados para tomada de decisão
O gerente comercial precisa ter certeza, acima de tudo, dos números que seu time de vendas externas está gerando.
Relatórios e indicares de tudo o que for realizado por sua equipe é uma segurança para os próximos passos e a única maneira de crescer.
Considere o software de CRM que, além de alimentar informações de histórico de relacionamento para cuidar de cada cliente como se fosse único, também permitirá que a sua empresa ofereça o força de vendas integrado ao vendedor. E que tenha indicadores e dashboards para tomadas de decisão estratégica em sua distribuidora.
Sobre o Velis
Somos um software de CRM e Força de Vendas especialistas em ajudar distribuidores a automatizarem o processo de vendas e visitas ao cliente, e identificar falhas nas abordagens aos clientes para melhorar o relacionamento.
E como nos tornamos especialistas nisto?
Sendo parceiro do nosso cliente, ouvindo e entendendo que se há um problema, nós precisamos ajudar a resolver.
Focados no segmento de Distribuição e Atacado, entendemos a sua rotina e como tornar uma ferramenta de CRM totalmente adaptada para as vendas do seu segmento.
Vamos evoluir com a gente. Envie o seu formulário agora mesmo e fale com um de nossos consultores. Veja, também, nossa página no Youtube.