O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

Indicadores de Vendas no CRM direcionam a sua equipe de vendas

por | fev 4, 2022 | CRM

O mercado sofre modificações a cada dia que passa e é essencial que a gestão das empresas leve em consideração os indicadores de vendas no CRM para conquistar resultados satisfatórios ao longo dos meses e consequentemente aumentar os lucros.

Você tem o costume de aplicá-los em sua empresa? Se a resposta foi não, você possui a obrigação de continuar lendo esse texto! 

Nesse artigo iremos discutir a respeito dos melhores indicadores de vendas no CRM para avaliar e direcionar a sua equipe de vendas. Confira os principais tópicos que serão tratados ao longo do texto e boa leitura. 

  • O que são os indicadores de vendas?
  • Por que eles são importantes?
  • Conheça os indicadores de vendas no CRM que direcionam a equipe de vendas
  • 3.. 2.. 1.. Vamos colocá-los em prática e acompanhar de perto? 
  • Dica de ouro

O que são os indicadores de vendas?

Os indicadores de vendas no CRM são métricas que correspondem ao desempenho – de vendas – de determinada empresa. 

Sendo assim, eles são considerados essenciais para medir e avaliar a performance da sua equipe comercial. Ah, e eles devem ser gerenciados regularmente para evitar que erros sejam cometidos, viu? 

Possuir o auxílio de um CRM faz muita diferença no momento de acompanhar e avaliar todos os indicadores selecionados para determinado negócio, desse modo, podemos converter oportunidades em vendas. Confira no próximo tópico a importância dos indicadores.

Dica de leitura: Como incentivar equipes de vendas 

Por que eles são importantes?

Quando já existem parâmetros para comparação e execução de análises, podemos adaptar com maior facilidade os processos que ajudam a conquistar resultados ainda melhores, não é mesmo? Os indicadores de vendas no CRM desempenham justamente essa função e facilitam ainda mais nossas vidas. 

Com eles podemos identificar problemas e consequentemente, melhorar as estratégias para atingir os objetivos desejados da expansão de negócios. Afinal, faz parte do nosso instinto querer evoluir e superar limites todos os dias da nossa vida. 

Quando falamos sobre um ambiente empresarial, é esperado que um líder estimule o crescimento e a evolução de sua equipe com frequência, definindo novas metas e regras conforme a necessidade de cada ambiente. 

Conheça os indicadores de vendas no CRM que direcionam a equipe de vendas: 

Os indicadores de vendas podem variar de acordo com cada tipo de negócio, não existe uma fórmula mágica. Indicamos que você estude e teste as opções para descobrir as que mais se encaixam em seu perfil. 

Separamos alguns dos principais indicadores de vendas no CRM que podem direcionar sua equipe e te ajudar a conquistar resultados exemplares. Confira a seguir:

Taxa de conversão

Esse indicador mostrará a quantidade de oportunidades que realmente estão se transformando em vendas, e com esses resultados podemos identificar a performance dos vendedores e as falhas presentes nos processos de vendas.

Podemos aplicar esse indicador em todos os níveis do funil de vendas e potencializar ainda mais os efeitos, além de ser utilizado em todos os nichos do mercado e por empresas de qualquer tamanho. 

É comum que o cálculo manual seja realizado da seguinte maneira:

Taxa de conversão = Total de vendas / Oportunidades geradas 

Em seguida, multiplique o resultado por 100 e você chegará ao resultado em porcentagem. Mas, um CRM de vendas permite que isso seja feito de maneira automática, economizando tempo e energia durante as funções. 

Tempo médio utilizado em uma venda

O ideal é que esse número seja cada vez menor, mas esse fator não pode influenciar no bom atendimento durante uma negociação com o cliente. Quanto mais rápido esse processo, mais tempo e receita podem ser dedicados a outros consumidores

Os resultados também auxiliarão durante a construção e adaptação do funil de vendas da sua empresa. 

Ticket médio 

O ticket médio é um dos principais indicadores quando o assunto é venda, ele é capaz de identificar quanto os seus clientes gastam com a sua empresa e quanto eles significam dentro da sua cartela de clientes.

Assim, você é capaz de identificar oportunidades, oferecer ofertas exclusivas, descontos progressivos ou outros benefícios para o consumidor, fazendo com que esse número cresça a cada dia que passa. 

Os softwares permitem que você acesse essa informação de maneira simples, com poucos comandos, e que avalie os resultados tanto por clientes quanto por vendedores. 

Leitura complementar – O que é Ticket Médio

Taxa de churn

A taxa de churn, ou a taxa de cancelamento quando traduzimos para o português, identifica a necessidade de alterar processos ou até mesmo o desligamento de determinado colaborador. Aqui avaliamos a quantidade de cancelamentos de contratos em um determinado período

Esse indicador é comumente utilizado no pós-venda, porém, com ele também é possível identificar as falhas de relacionamento com o cliente, erros operacionais ou a necessidade de instruir melhor os funcionários, por exemplo. Devido a esses motivos, é fundamental que esse indicativo seja medido no software CRM de vendas. 

Dica de leitura – O que é Churn?

Satisfação do consumidor 

O marketing ‘’boca a boca’’ é essencial para o crescimento do seu negócio, e com esse indicador, podemos medir a quantidade de clientes que chegam até você por meio das indicações e recomendações. 

Consequentemente, medimos a satisfação dos consumidores. Afinal, ninguém recomenda um serviço de que não gostou, não é mesmo?

Custo de aquisição por clientes (CAC)

Nesse indicador consideramos todos os custos que possuímos com um cliente e assim podemos identificar onde a empresa gasta a maior porcentagem de dinheiro, além de facilitar para a redução dos custos e otimização dos recursos disponíveis. 

Leia o artigo complementar: O que é custo por aquisição de clientes (CAC)? 

Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é um sistema utilizado para medir a satisfação dos clientes. Uma ferramenta indispensável para a gestão de qualidade e/ou atendimento. As principais vantagens desse indicador são:

  • Facilidade e simplicidade durante o uso;
  • Agilidade nas ações;
  • Menor chance de manipulação;
  • Ótima adaptabilidade; 
  • Outros.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Return on Investment O objetivo de qualquer gestor é conquistar um ROI cada vez maior e em um curto período de tempo. 

Ele é um indicador utilizado para avaliar e classificar a atratividade de várias alternativas de investimento diferentes (para vendas, por exemplo) e seu cálculo é bem simples, veja abaixo:

Lucro ou receita líquida / investimentos realizados 

Não deixe de ler – O que é ROI?

LifeTime Value (LTV)

Esse indicador de vendas no CRM, é a estimativa de receita que o seu cliente irá gerar durante o relacionamento com a sua empresa, porém, esses resultados variam de acordo com cada negócio.

Ticket médio X Número de vendas repetidas X Tempo médio de retenção  

Não esqueça que o LVT se modifica juntamente com a mudança de estratégias, produtos e vendas. Portanto, lembre-se de considerá-lo com frequência para garantir resultados coerentes. 

3.. 2.. 1.. Vamos colocá-los em prática e acompanhar de perto? 

Os indicadores de vendas no CRM mostram como a sua equipe pode contribuir com a empresa e quais pontos precisam ser melhorados na gestão. Melhore ainda mais o foco e a eficiência do seu negócio, multiplicando seus lucros de maneira satisfatória. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre eles, que tal entrar em contato com especialistas no assunto e colocar essa ferramenta em prática? 

Dica de ouro 

A dica de ouro de hoje mostra a importância de um gestor criar métodos de trabalho para construir uma equipe de vendas vencedora. Assista e descubra o segredo.

Vídeo Bônus– Como criar uma equipe de vendas vencedora

Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.