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Google é o canal que mais gera receita para empresas de e-commerce

por | jul 2, 2024 | SalesTech

As buscas feitas no Google ainda são o canal que gera mais receita para o e-commerce.

Google é o canal que mais gera receita para empresas de e-commerce

É o que aponta uma pesquisa realizada internamente pela Web Estratégica, agência pioneira nos mercados de otimização de mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês) e marketing de conteúdo no Brasil, que revela que clientes que transitam por um hub de conteúdo antes de realizarem compras on-line representam uma taxa de conversão de cerca de 40% maior do que clientes que apenas visitam o site.

Mesmo com o crescimento de outras ferramentas de busca e de aplicações que utilizam inteligência artificial, o Google ainda representa 91,54% do tráfego on-line global, segundo dados do Semrush.

Para as empresas e e-commerces, o dado representa a importância de focar em soluções de tráfego de busca, como SEO, Google Shopping e Google Ads.

Estar visível e bem posicionado no site que mais recebeu visualizações no ano passado, registrando 85,1 bilhões de visitantes, passa então a ser uma necessidade, não um diferencial.

“O Google responde pelo segundo maior canal de audiência no e–commerce, atrás apenas do tráfego direto quando se trata de marcas. Ainda assim muitos e-commerces ignoram o potencial orgânico do canal em diversas etapas da jornada de  compra, desde a inspiração até a conversão”, declara Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, e autor do livro “Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI”.

Google é o canal que mais gera receita para empresas de e-commerce

Segundo o executivo, o marketing de conteúdo é o ponto principal para elevar a visibilidade digital de uma marca, gerar tráfego qualificado e potenciais compradores, e solidificar sua posição na mente dos clientes em potencial.

Um ponto que corrobora para a importância da estratégia de conteúdo é o excesso de anúncios e como isso impacta o consumidor.

Atualmente, conforme a pesquisa “The Empowered Consumer” realizada pela Accenture, 75% dos consumidores reclamam do excesso de publicidade, o que resulta na desistência de cerca de 74% de compras.

Este excesso de mídia acaba confundindo e piorando a jornada do cliente, que se mostra perdido em meio a grandes quantidades de conteúdo.

Somente no mercado brasileiro, os investimentos em publicidade on-line chegaram a R$ 35 bilhões no ano passado.

“Conteúdo é um jogo de volume. Se outras marcas concorrentes estão criando 100 conteúdos por mês, uma marca que produz 20 nunca irá competir em condições de igualdade. O desafio hoje é produzir em volume com qualidade e originalidade”, diz Rafael.

Logo, a criação consistente de conteúdo de valor torna-se mais estratégica e pode ajudar a gerar mais tráfego e conversão nos canais das empresas.

Panvel cria blog para complementar sua estratégia de SEO

Um dos exemplos de empresas que investiram nesta estratégia é a Panvel, uma das maiores redes de farmácias da região Sul do Brasil, que lançou o blog Bem Panvel em 2021 como um complemento para a estratégia de SEO e conteúdo desenvolvida pela Web Estratégica.

O projeto tinha como objetivo atrair tráfego orgânico qualificado para a empresa, além de aumentar sua receita orgânica no e-commerce.

Dessa forma, foram criadas duas estratégias principais em seu blog: a criação da categoria Tudo Sobre Medicamentos (TSM), com a produção de conteúdos sobre diferentes medicamentos; e a assinatura de conteúdos por profissionais da saúde, como médicos e farmacêuticos, seguindo as diretrizes de Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade (E.E.A.T) do Google.

“O blog Bem Panvel é uma das ações que integram uma estratégia maior, desenvolvida com base nos objetivos de negócio da empresa. Mais do que atrair visitantes, seu papel também envolve conectar a marca aos consumidores e gerar receita através do e-commerce. Nesse sentido, SEO e conteúdo são ferramentas e, com base nos resultados, é possível afirmar que são bastante eficientes”, declara Anderson Fagundes, diretor de Customer Success na Web Estratégica.

Em 2022, as duas estratégias passaram a ser executadas simultaneamente, fazendo com que o blog ganhasse escala e atingisse um crescimento de 4.500% entre setembro de 2022 e setembro de 2023.

Conforme dados do projeto, a Panvel registrou uma receita orgânica duas vezes maior do que a receita gerada ao longo de todo o ano de 2022 apenas no mês de setembro de 2023.

Além disso, o número de visitas orgânicas aumentou 45 vezes na comparação entre os meses de setembro de 2022 e 2023, e o número de transações assistidas pelo blog aumentou 600% entre 2022 e 2023.

Qual é o futuro do Google e do SEO?

Conforme uma previsão da Gartner, a inteligência artificial generativa poderá provocar uma queda de 25% no tráfego de buscadores até 2026.

O dado, no entanto, não é considerado uma ameaça para as práticas de SEO.

“O SEO em si continua 100% relevante. O que vai mudar é a fonte de tráfego. O Google, como o conhecemos hoje, pode perder alguma relevância ao longo do tempo, mas a natureza humana de perguntar e pesquisar sobre assuntos será atendida em outras ferramentas”, explica Everton Andrade, CEO da Web Estratégica.

Para Everton, é necessário entender que produzir conteúdo autêntico e relevante continua sendo fundamental para ser encontrado em mecanismos de busca, seja no Google ou em qualquer outra ferramenta que surja com o passar do tempo.

“Assim como entender como funciona o algoritmo, esses pontos são fundamentais. SEO é sobre isso, sobre ser encontrado”, declara o executivo.

As mudanças previstas para o futuro, porém, não devem ser entendidas como algo alarmante para o mercado – principalmente para aqueles que trabalham diretamente com as estratégias de marketing de conteúdo e SEO.

“Evoluções tecnológicas causam mudanças e elas fazem parte do nosso dia a dia. SEO é apenas uma ferramenta, um caminho, não é nossa atividade-fim. A natureza do nosso trabalho está em ajudar nossos clientes a entender e atender comportamentos e necessidades humanas através da tecnologia e, com isso, gerar crescimento. Quando a tecnologia muda e evolui, temos uma nova oportunidade de atender as demandas. Essas mudanças não diminuem nosso valor, mas sim aumentam”, finaliza Everton.

Sobre A Web Estratégica

A Web Estratégica é uma consultoria especialista em tráfego orgânico e estratégia de conteúdo.

Com 13 anos de atuação, foca em marketing de conteúdo e SEO para impulsionar o crescimento sustentável de empresas.

Já atendeu mais de 240 marcas, como Magazine Luiza, Electrolux, Netshoes e Americanas, gerando milhares de conteúdos e milhões de acessos.

Divulgação: Dialetto