6 estratégias de marketing para fidelizar clientes no e-commerce
No dinâmico universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção e preferência dos consumidores é feroz.
E enquanto muito se fala sobre a importância da aquisição de novos clientes, pouca atenção geralmente é dada à retenção dos já existentes – peça fundamental para o sucesso no longo prazo de qualquer negócio on-line.
Afinal, clientes fiéis tendem a comprar mais e a recomendar a marca para outras pessoas, gerando um efeito cascata de benefícios.
Direcionar mais o foco ao consumidor que já comprou na loja tem o poder de revolucionar os resultados do e-commerce e até mesmo de mudar estratégias de comercialização.
Custo-benefício
A captação é cada vez mais competitiva a cada ano que passa e o aumento dos custos por clique reflete bem isso. Não que ela não importe mais.
Porém, o esforço em retenção é menor e mais barato; as estratégias são mais acessíveis e podem ser mais efetivas.
Otimização de receita
Ao explorar a base de clientes existentes de maneira eficiente, é possível aumentar a rentabilidade mensal de forma mais simples e econômica.
Ao cultivar relacionamentos duradouros com clientes, as empresas podem garantir fluxo constante de faturamento.
Valor do cliente em longo prazo
Quando nada é feito para reter um cliente, obviamente ele gerará receita apenas uma vez.
Assim, a retenção auxilia o gestor a identificar estratégias de recorrência de vendas.
Além disso, uma base de clientes fiéis é uma defesa poderosa contra a concorrência.
Mesmo quando confrontados com ofertas de rivais, os consumidores leais são mais propensos a permanecer fiéis à marca em que confiam.
Aquisição para iniciantes
Dependendo do porte empresarial, é lógico que a retenção é mais valiosa que a captação.
Mas se o negócio ainda começa a galgar espaço no mercado, é preciso dar a devida atenção às estratégias de aquisição, sim.
Portanto, a autoavaliação é essencial.
Dicas para aumentar a taxa de retenção
Agora que reconhecemos a importância da retenção de clientes, é hora de explorar algumas práticas para potencializar os resultados em pauta:
1) Entenda o nível atual de recompra da loja
O que oferece para que o cliente volte a fazer negócio com a marca?
Há novos itens?
Há uma esteira de produtos para comercializar?
Se ainda não tem essas respostas, é bem provável que a recompra esteja em níveis muito baixos.
Por outro lado, ainda que tenha essas estratégias, é preciso medir se estão funcionando.
2) Crie campanhas personalizadas
A segmentação é um dos pontos mais importantes em uma campanha de retenção.
Nesse caso, é importante personalizar ao máximo as estratégias.
Utilize os dados a favor do negócio e, a partir da segmentação de clientes, crie campanhas exclusivas, como de e-mail marketing e marketing digital.
3) Diversifique os canais de comunicação
É possível usar chatbots, WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mails e outros.
A ideia é identificar os perfis para cada canal e segmentar ainda mais as estratégias de acordo com o cliente.
Ou seja, se ele interage melhor por WhatsApp, o ideal é focar na comunicação por ali.
4) Utilize campanhas de remarketing
O lead entrou no site, escolheu um produto e recuou na hora do fechamento da compra.
Ou simplesmente entrou no site, navegou brevemente e saiu. Isso demonstra um interesse, mas com algum receio.
Nesse caso, as campanhas de remarketing são úteis para resgatar esse interesse e fechar a venda. Isso também é válido no caso do retorno de um cliente ao portal.
É possível ainda explorar novidades, promoções e oportunidades para reengajar consumidores antigos e fechar novas vendas.
5) Crie clube de assinatura ou plano de fidelidade
O propósito é oferecer vantagens e estimular o relacionamento para que o cliente crie empatia e gere confiança para continuar comprando com a marca em novas oportunidades.
6) Aplique estratégias UX e UI
Táticas de User Experience e User Interface referem-se à experiência do cliente desde o primeiro contato com o site até o recebimento do produto.
Entre os principais objetivos estão navegação de qualidade, ambiente personalizado e facilidade para fechamento de compras.
As duas estratégias combinadas podem ser pontos-chaves para a retenção de leads.
Sendo assim, ao priorizar a satisfação e o engajamento dos clientes existentes e implementar estratégias eficazes de retenção, as empresas podem cultivar relacionamentos duradouros e impulsionar o crescimento em longo prazo.
*Renan Mota, co-CEO e Fundador da Corebiz, empresa que faz parte do WPP e é referência na implementação de negócios digitais na Europa e na América Latina.
Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado, com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO – [email protected]
Sobre a Corebiz
A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina.
Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.
Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag.
Divulgação: NB Press Comunicação