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Gestão de equipe de vendas: Dicas para gerenciar melhor o seu time comercial

por | jan 26, 2022 | CRM

A gestão de equipe de vendas é uma tarefa repleta de desafios. Não é nada fácil recrutar e coordenar talentos, definir processos, delegar e monitorar tarefas, estabelecer metas e ainda manter os vendedores engajados e motivados em suas atividades.

Neste artigo, você entender qual é o papel do gestor de vendas, como um time comercial deve atuar e como promover uma gestão de equipe de vendas mais eficiente a partir de algumas dicas fundamentais.

Qual é o papel do gestor de vendas?

É responsabilidade do gestor de vendas garantir que toda a equipe tenha à disposição os recursos e as condições necessárias para desempenhar suas atividades.

Também é papel de quem ocupa essa posição orientar os vendedores sobre quais estratégias e técnicas são mais adequadas em certos momentos do processo de vendas.

Cabe ao gestor de vendas estabelecer as metas individuais e coletivas para a equipe comercial e monitorar o progresso dos colaboradores em direção aos resultados que se deseja alcançar.

O gestor precisa estar atento a tudo o que acontece em todas as etapas do processo de vendas, desde a prospecção até o pós-vendas.

Como uma equipe de vendas deve atuar?

Uma equipe de vendas precisa atuar de forma alinhada à missão, à visão e aos valores organizacionais, bem como às estratégias do negócio.

É fundamental que haja um bom entrosamento entre os vendedores, mesmo que a equipe seja composta por profissionais com perfis, crenças e opiniões distintas.

O respeito entre os profissionais e o clima harmônico são fatores determinantes para que a equipe alcance a alta performance.

Além disso, é importante que sejam realizadas reuniões periódicas para avaliar os resultados, revisar determinadas ações estratégicas, ajustar a rota e alinhar expectativas entre a equipe de vendas.

Dicas de como fazer a gestão de equipe de vendas

Monte uma equipe de profissionais com perfis diferentes

Equipes diversas podem contribuir bastante para o desempenho das vendas. Busque selecionar vendedores com perfis e experiências variadas, mas que se complementam.

Diferentes pontos de vista favorecem a busca por soluções criativas.

Organize o time de vendas pelas etapas do processo comercial

É importante que você saiba identificar as habilidades do seu time e organizar os vendedores de acordo com as etapas do processo de vendas.

Portanto, não coloque na prospecção um colaborador que tem mais potencial para o fechamento, por exemplo.

Atualmente, é muito comum dividir a equipe comercial. O processo começa com o SDR, Sales Development Representative, profissional que faz a prospecção e passa a bola para o SL, Sales Representativa, que é o consultor de vendas responsável por fechar o negócio.

Padronize o seu processo de vendas

O processo de vendas que é conduzido seguindo um padrão pré-estabelecido tende a ser mais bem sucedido e contar com menos erros.

Para isso, elabore um roteiro que servirá de apoio para os vendedores. Assim, todos saberão o que, quando e como fazer em cada etapa do processo comercial.

Ofereça treinamentos para os vendedores

Um bom gestor comercial precisa ser capaz de identificar a necessidade de treinamentos da equipe, seja para atualizar técnicas de vendas ou preparar os vendedores para exercerem novas atribuições.

Faça uso de sistema de CRM

A tecnologia de automação pode otimizar a forma com que você gerencia sua equipe de vendas.

Com um bom software de CRM, é possível automatizar várias tarefas manuais e ter maior controle sobre o processo de vendas e sobre o desempenho do seu time.

Bom, o que você achou das nossas 7 dicas para gestão de equipe de vendas? Implemente essas boas práticas e ajude a sua equipe a alcançar a alta performance.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Ploomes. A Ploomes nasceu em 2015 com o objetivo de resolver os problemas de vendedores e gestores que lidam com vendas complexas e hoje já revolucionou a área comercial de milhares de empresas. Para isso, a solução conta com quatro pilares fundamentais: CRM, Workflow, CPQ e Relatórios. Além disso, o Ploomes proporciona suporte especializado para antecipar os desejos dos clientes e garantir que seus objetivos sejam alcançados.