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Fortaleça a fidelização de clientes usando arquétipos

por | nov 22, 2022 | Força de vendas

Os arquétipos são uma grande ferramenta para se aproximar do seu público-alvo e fortalecer os vínculos com seus melhores clientes. Eles são úteis para construir a personalidade da marca e colocar em evidência quais valores a empresa oferece.

Se você quer que o público entenda qual é a personalidade da sua marca e saiba quais emoções esperar dela, um arquétipo bem definido fará toda a diferença para alcançar esse objetivo. Veja todos os arquétipos e como você poderá usá-los.

Inocente

Desperta no público tranquilidade, esperança  e positividade. A sua forma mais atuante de agir é proporcionando nostalgia, por meio de músicas, imagens e frases. Empresas que têm esse perfil preferem a estabilidade do mesmo, evitando grandes mudanças. Seus valores são simplicidade e respeito.

Arquétipo ideal para escolas, varejo de produtos infantis e profissionais da saúde que atuam com crianças, loja de produtos como sorvete e bebidas.

Explorador

Empresas com esse arquétipo se importam muito em valorizar a experiência do consumidor, sendo intenso e marcante. Fazem muito uso de histórias e aventuras. Transmite coragem e ousadia, provocam sentimentos de liberdade e curiosidade, instigando seus clientes a pensarem em novas possibilidades e dando coragem para experimentar algo novo.

Arquétipo ideal para marcas automotivas, hotéis, resorts, agência de viagens, museus, fitness.

Sábio

Fortalece a motivação para autoconhecimento e aprendizado. As marcas com esse arquétipo são conhecidas por sua assertividade e potencial analítico Transmite curiosidade, tranquilidade e confiança.

Arquétipo ideal para universidades, contadores, tecnologia, profissionais da saúde, igrejas.

Herói

Prezam pela justiça e pela rápida ação diante de um problema, visando o bem-estar social. Transmite força protetora, desafio e conquista. Se expressam por cores fortes e chamativas, marcadas por preto, vermelho, prata e cores neon.

Arquétipo ideal para academias, esportes, ONGs, advogados.

Fora da Lei

Este é o arquétipo revolucionário ou anti-herói. Tem a função de liberar paixões sociais que foram reprimidas, questionando dogmas e paradigmas. Geralmente, a marca que segue esse arquétipo está frequentemente se manifestando e se envolvendo com polêmicas.

Arquétipo ideal para empresas com viés político, lojas de roupas para jovens, cinema e teatro.

Mago

Transformação é a palavra-chave aqui! Também se relaciona com a sabedoria, mas de uma forma totalmente aplicada. Provocam sentimentos que empolgação, espanto, empoderamento e admiração. Afasta seus clientes e público do comodismo, apresentando-os uma nova realidade ou perspectiva.

Arquétipo ideal para cabeleireiros, maquiadores, estilistas, centros de estética, produtos farmacêuticos.

Cara comum

Com discurso e postura simples, busca proporcionar uma sensação de pertencimento em seu público, igualando seus consumidores em uma cultura que seja empática e familiar. Visa conversas com seus clientes por meio da própria cultura.

Arquétipo ideal para produtos alimentícios, roupas, restaurantes e petshops.

Amante

Comunicação que conecta e envolve, por meio de conhecimento, honestidade e paixão. Promove exclusividade e individualidade. Geralmente, produtos de alta qualidade e experiências personalizadas.

Arquétipo ideal para cosméticos, jóias, moda, bebidas, turismo.

Bobo da corte

Focado em divertir, é espontâneo, leve e lúdico. Marcas que seguem esse arquétipo tendem a promover relaxamento, uma vida mais leve e alívio do estresse cotidiano. Costuma se comunicar utilizando piadas inteligentes, ironias e descontração.

Arquétipo ideal para televisão, creches, bebidas, produtos de praia.

Prestativo

Focados em defender os interesses do público, marcas com essa identidade são conhecidas por seu perfil altruísta e generoso. Expressam seu desejo em servir o público por meio de dicas objetivas e comunicação empática. Foca em guiar projetos e suprir necessidades.

Arquétipo ideal para arquitetura, assessorias, médicos, ONGs.

Criador

Com o objetivo de elevar a autoestima de seus consumidores, geram um senso criativo nos seus clientes. Geralmente, não vendem um produto criativo, mas opções criativas entre tantas, permitindo que o cliente construa algo a seu próprio gosto. Proporcionam sensação de construção e satisfação.

Arquétipo ideal para móveis, construtoras, moda, decoração.

Governante

Ideal para marcas que estão em posição de liderança. Transmitem status de poder, glória e prestígio. São conhecidas por serem muito responsáveis, capacitadas e organizadas. Se comunicam empoderando seus clientes e oferecendo provas sociais de sua influência.

Arquétipo ideal para cartões de crédito, tecnologia, instituições financeiras.

Como usar os arquétipos

É importe que seja selecionado um arquétipo que sobressaia, porém mais um ou dois para acompanhá-lo. Desta forma, a comunicação da empresa não ficará rígida em uma linguagem só. O arquétipo principal deve combinar com o perfil pré-existente da empresa, assim ficará harmonizado. Quanto mais harmonizado o arquétipo estiver, maiores chances de alcançar seu o público-alvo e fidelizar.

Para utilizar da forma correta, é preciso estudar mais sobre os arquétipos da sua empresa. Verifique a forma de linguagem, tons e desejos que ele desperta no público. Conhecendo mais detalhes do seu perfil, conseguirá ter mais criatividade para trabalhar com ela de forma espontânea.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Smartbis, uma plataforma flexível e maleável para executar qualquer programa de fidelidade bem sucedido.