Algumas pessoas sentem que nunca alcançaram o sucesso financeiro, mesmo já tendo caminhado uma longa trajetória profissional. Ainda tem aquelas pessoas que pensam que estão tendo sucesso sem o ter de fato, vivem uma ilusão porque a sua visão é limitada. Dizem que cada um tem sua própria concepção do que é ter sucesso, isso pode estar certo se a referência for à quantidade de dinheiro. Porém, o sucesso precisa ser sólido e constante independente da sua utopia.
Se você quer um sucesso real, não uma ilusão. Se você quer um sucesso firme e constante, precisa aprender a trabalhar com o foco nos alicerces do seu negócio. Quem escolhe focar na reputação, acaba construindo algo muito bonito, mas muito frágil. Veja quais crenças podem estar te levando a construir uma ilusão.
Se entrou muito, eu tenho muito
Muitas pessoas medem o seu sucesso financeiro pela quantidade de dinheiro que entra no caixa. Porém isso é notado de forma limitada, pois medem o lucro de forma mensal, quando o ideal para uma empresa, é medir o lucro de forma anual, no mínimo. O lucro também não é tudo o que entra, porque existe a necessidade de separar parte para capital de giro e despesas da empresa.
Imagine duas lojas de roupas. A loja A recebeu em seu caixa R$35 mil, o dono da loja pegou esse dinheiro, pagou despesas, funcionários e impostos. Ao final lhe sobrou R$12mil, ele ficou com esse dinheiro para gastos pessoais. A loja B recebeu em seu caixa $30mil, separou $5mil para capital de giro, pagou seus funcionários, pagou as despesas da loja e os impostos. Fazendo isso pegou $7mil para gastos pessoais.
A pergunta não é qual loja dá mais lucro, mas qual loja é capaz de sobreviver em uma crise. Passando dois anos, a loja A não terá nenhuma reserva financeira, enquanto a loja B terá 120 mil para emergências. Isso vai determinar qual empresa tem mais sucesso e é mais forte. O capital de giro é indispensável para o sucesso de uma empresa. Ainda que a gestão seja bem estruturada, não é possível ter controle sobre ações externas como crises e outros acidentes. Se você não te reserva, não tem capital de giro, você não tem nada sólido.
Um dia vão valorizar meu negócio
Algumas pessoas pensam que só não fizeram sucesso ainda porque o seu negócio não foi valorizado ou descoberto pelas pessoas certas. Essa é uma mentalidade de vitimismo, que coloca a culpa do seu fracasso em terceiros, também pode ser uma forma de pensar aprendida socialmente em seu núcleo de pessoas próximas.
Esperar pelo olhar do outro é a receita para o fracasso. Pessoas inteligentes e ativas irão se colocar nas brechas que encontrarem, para que se torne impossível ao outro não notá-lo. Além de ser muito bom, o trabalho que uma empresa apresenta deve se mostrar indispensável. Você cria a necessidade do cliente, você mostra o seu valor.
Meu talento é suficiente
Você pode ser muito bom em fazer pães, porém para gerenciar uma padaria precisa entender sobre comunicação com clientes, finanças, marketing, regras sanitárias e outros. Perceba que fazer excelentes pães não é suficiente para vender bem. Você pode ter um talento muito bom, pode ser excelente em algo, realmente superior aos outros, mas isso não é suficiente.
Sempre existirão áreas que você não domina e você vai precisar de pessoas ao seu lado para conseguir continuar. Não é necessário que as pessoas façam por você, algumas vezes pode ser suficiente uma mentoria. Além de fazer mais do que você já sabe, é preciso entrar em contato com outras pessoas e formar parceiros.
Todo mundo precisa de ajuda quando começa algo novo, seja uma empresa ou programa de fidelização. Encontrar algumas pessoas que já tem experiência no mercado faz toda a diferença, porque essa pessoa conseguirá perceber pontos que você ainda não encontrou e muitos problemas serão evitados.
Se eu fazer isso, vou conseguir sucesso financeiro
Tem quem acredite que vai haver uma atitude inovadora que irá lhe garantir sucesso financeiro, como encontrar o pote de ouro no final do arco-íris ou o diamante no final do mina. Porém, não existe uma ação capaz de fazer isso. O sucesso não depende de uma ação, mas de várias ações feitas com excelência!
Aprenda a cercar sua empresa de estratégias. O programa de fidelização é uma delas e dentro delas há diversas outras possibilidades de ações que irão fortalecer o programa de fidelização e a sua empresa. O sucesso financeiro não é quanto você ganha, mas o que você faz com o que você ganha e como você protege aquilo que já tem.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smartbis, uma plataforma flexível e maleável para executar qualquer programa de fidelidade bem sucedido.