Conheça 22 ferramentas que podem ajudar na prospecção de clientes e saiba o que levar em conta na hora de escolher o melhor sistema para automatizar as tarefas dessa etapa da venda.
O sucesso da prospecção depende de várias questões, muitas abordadas ao longo desta edição. Entre as principais, podemos destacar:
- O conhecimento dos profissionais – sobre o mercado, sobre o público-alvo e sobre a empresa e os produtos/serviços.
- A definição de processos bem estabelecidos, que apoiam e orientam os profissionais de vendas durante todo o processo de prospecção.
- O uso de metodologias e ferramentas de controle e acompanhamento da evolução dos prospects, permitindo uma gestão qualificada desses potenciais clientes e o melhor aproveitamento das oportunidades.
Sabe o que pode ajudar a aprimorar a eficiência de cada um desses fatores? A tecnologia!
A utilização das ferramentas certas pode garantir a efetividade das suas estratégias e a correta gestão das atividades de prospecção.
“Mas quais são os sistemas mais adequados para isso?”, você pode perguntar.
Quando se fala em ferramentas para prospecção, muitas pessoas pensam logo nos CRMs.
Estes sistemas podem, sim, ser muito úteis no processo de prospecção, já que fornecem informações importantes sobre seu público atual, que podem orientar as ações de identificação de novas oportunidades e atração de novos clientes.
O que acontece, porém, é que, muitas vezes, os CRMs deixam a desejar em relação a alguns aspectos específicos da prospecção, tais como análise de mercado, gestão de contatos, qualificação de leads e prospects e controle das ações e atividades.
Contudo, com a evolução do mercado de ferramentas digitais na área comercial, temos visto surgir uma diversidade cada vez maior de aplicações com funções mais segmentadas. Com isso, apareceram também sistemas voltados especialmente às atividades de prospecção.
E é isso que vamos explorar neste texto!
A seguir, apresentamos algumas das principais ferramentas digitais que podem ajudá-lo a:
- Gerenciar sua equipe de prospecção;
- Encontrar e atrair mais leads;
- Analisar dados de mercado e descobrir oportunidades;
- Automatizar atividades de prospecção;
- E muito mais.
Muitos dos sistemas apresentados a seguir derivam da ideia central dos softwares de CRM, com funções parecidas ou até mesmo iguais. A diferença das ferramentas que selecionamos é que elas possuem aplicações que ajudam especificamente no processo de prospecção.
Para facilitar a compreensão, separamos elas em três diferentes categorias:
Análise de dados: sistemas que oferecem dados atualizados sobre diferentes mercados e possuem funções analíticas para identificação de oportunidades de negócios.
Gestão de prospecção: ferramentas que ajudam a gerenciar as atividades de prospecção, organizando as informações dos prospects e os contatos com os possíveis clientes.
Automação de contato: plataformas que automatizam a realização de contato via diferentes canais.
Vamos lá?
ANÁLISE DE DADOS
Ferramenta de análise geográfica que mapeia e identifica oportunidades de vendas por região. Voltada para os segmentos de bens de consumo, varejo, serviços, ensino e imobiliário.
Oferece dados de mais de 20 milhões de empresas, com a possibilidade de segmentar a pesquisa por setor, região ou porte. Possui também um módulo de qualificação de lead.
Desenvolve análise da carteira atual e também disponibiliza dados do mercado e da região de atuação, apontando potencial de consumo e oportunidades de vendas.
Plataforma de inteligência de dados que possui integração com outros sistemas para gerar relatórios de mercado personalizados.
Solução que oferece uma lista segmentada de possíveis clientes, de acordo com o segmento e região de atuação da sua empresa. Além disso, também indica potenciais mercados a serem explorados.
Ferramenta que identifica as campanhas de marketing digital mais eficientes do seu mercado, indicando as melhores estratégias para atrair e conquistar prospects na web.
Sistema que realiza o mapeamento do mercado, com indicação de oportunidades de negócios e listas de contatos de leads qualificados.
Sistema que facilita o encontro de informações importantes, indicando os contatos de profissionais relevantes dentro de determinada empresa.
GESTÃO DE PROSPECÇÃO
Plataforma de prospecção digital voltada ao mercado B2B. Possui funções como: criação de listas segmentadas; automação das abordagens; relatórios e métricas de prospecção.
Ferramenta de automação de outbound, com acompanhamento do funil, qualificação de leads e geração de métricas e indicadores de desempenho.
Serve para encontrar potenciais clientes e tomadores de decisão dentro do LinkedIn, com funções de segmentação e acompanhamento do contato. Possui integração com CRMs.
Organiza os prospects de forma estratégica, de acordo com o posicionamento no funil. Facilita o acompanhamento e centraliza as informações de contato com os potenciais clientes.
Ferramenta de gestão do processo comercial, com lembretes para follow-up, geração de relatórios e análise de desempenho em tempo real.
Solução voltada ao mercado B2B. Realiza a qualificação dos leads e possui funcionalidades analíticas sobre o processo. Além disso, oferece informações estratégicas de mercado.
Sistema voltado para vendedores. Oferece segmentação de leads, acompanhamento de contatos, integração com outros sistemas e compartilhamento de informações.
Plataforma de gestão comercial que permite criar diferentes funis de vendas, adaptados para diferentes mercados e tipos de clientes, facilitando a segmentação da prospecção.
AUTOMAÇÃO DE CONTATOS
Automatiza tarefas como envio de e-mails, ligações e videoconferências, gerando relatórios de desempenho. Possui integração com outros sistemas CRM.
Sistema para gerenciar as ações de prospecção via call center. Gerencia as chamadas telefônicas em tempo real e gera relatórios analíticos das ligações.
Automação de envio de SMS e ligações. Possui ferramenta de análise e classificação das chamadas e contribui para o follow-up, com lembretes e envios programados.
Gerenciamento de leads telefônicos. Possui integração com outros sistemas e também com campanhas online. Faz a gestão das ligações e indica chamadas não atendidas.
Indica quem visita seu site e com qual frequência, apontando potenciais clientes. Permite criar gatilhos para envio de e-mails e lembretes para a equipe de vendas agir.
Plataforma de Inbound Marketing que permite a criação de landing pages para coleta de informações de contato de leads e automatiza o envio de e-mails.
Por Francine Pereira