A sigla KPI origina-se de um termo em inglês (Key Performance Indicator). Em sua tradução para o português significa (Indicador Chave de Desempenho). KPI é uma técnica, muito comum entre gestores de empresa e equipes.
Existem diversos indicadores que podem ser medidos, um ponto importante que devemos sempre definir muito bem é saber quais serão os indicadores chave que devem ser medidos, e para qual setor da empresa e ou se para a sua empresa de modo geral eles são relevantes.
Um KPI pode ser um número ou um percentual, pois é através desses dados que você irá medir os resultados de cada indicador chave que você determinar.
Como escolher os KPI’s certos para a minha empresa ou equipe?
Lembre-se sempre um KPI deve ser relevante para a sua empresa e precisa estar alinhado com seus objetivos.
Saiba que escolher os indicadores errados para analisar é um erro gravíssimo, pois isso fará você investir forças em questões irrelevantes e deixar de lado aquele indicador que realmente fará a diferença no desempenho da empresa.
Sempre leve em consideração os seguintes pontos:
- Disponibilidade: Olhe para o indicador e veja se todos os dados estão disponíveis para serem analisados e mensurados. Você precisa de dados reais para avaliar.
- Relevância: Não escolha indicadores apenas por vaidade, indicadores que apresentam dados bons mas que não são relevantes para a estratégia do seu negócio.
- Periodicidade: Um bom KPI precisa ser medido constantemente, se você escolheu um KPI que não tem essa necessidade, saiba ele não tem relevância para a sua estratégia como deveria. Analise seus KPI’s periodicamente.
Os KPI’s devem sempre ser comunicado de forma clara para toda a equipe, assim todos devem se comprometer em alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Não somente estabeleça e comunique quais são os indicadores da sua empresa, meça os continuamente. Faça do KPI’s seu aliado para momentos de bons ou mais resultados.
Quais são os modelos de KPI’s que devo considerar?
Os indicadores de desempenho devem ser avaliados a partir de alguns aspectos importantes, além de levar em consideração os três fatores importantes citados anteriormente na hora de determinar um indicador para sua empresa, é recomendado que você analise e opte por indicadores que mais se encaixam nos objetivos e necessidades da sua empresa. Com isso, separamos alguns exemplos de modelos de indicadores e sua funções para te guiar nesta jornada de planejamento estratégico da sua empresa.
- Modelo de produtividade: Sua finalidade é mensurar qual é o nível de eficiência de uma equipe ou recurso da empresa. Este indicador é muito utilizado na área de vendas, pois te guiar no entendimento dos resultados de cada vendedor.
(Separamos aqui alguns modelos de indicadores de desempenho com mais detalhes)
- Modelo de qualidade: Como o próprio nome já fala este tipo de indicador tem por objetivo medir o nível de qualidade com que as tarefas diárias estão sendo realizadas. Este modelo é muito utilizado em parceria com o modelo de produtividade pois ambos ajudam os gestores a identificar o que afeta o processo produtivo dentro da empresa.
- Modelo estratégico: Tem como principal objetivo analisar e entender as metas e os resultados de acordo com os objetivos estabelecidos. Entender qual é o nível de crescimento e o Market Share da sua empresa são bons exemplos deste indicador.
Como vimos até aqui os KPI’s podem ser usados em diversas situações, dentro deste modelos existem uma variedade de indicadores específicos que pode te ajudar a entender melhor cada um destes objetivos. Para você entender e saber qual é o modelo mais indicado para você entenda primeiramente qual é o setor da empresa em que este modelo será aplicado e principalmente quais são as necessidades desta área determinada.
Estabeleça a determinação dos seus KPI’s como prioridade em seu planejamento e use os como aliados para a melhora de desempenho e crescimento da sua empresa. E lembre-se sempre todo e qualquer modelo de indicador precisam ter disponibilidade para serem avaliados; relevância em suas informações e por fim a necessidade de ser analisado periodicamente.
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