Eficiência digital em lojas físicas é uma cobrança crescente do consumidor moderno
Pensando em melhorar a experiência em lojas físicas, a Manhattan Associates anuncia atualizações na solução Active Point of Sale.
O apetite por omnicanalidade nas experiências de compra dos consumidores continua a crescer.
É o que mostra o estudo internacional “Omnichannel Retail Trends 2023”, divulgado pela Manhattan Associates, líder global em soluções para a cadeia de suprimentos e comércio omnicanal.
Segundo o material, a grande maioria (84%) dos consumidores realiza pesquisas online antes de visitar uma loja, principalmente para buscar as melhores ofertas (50% em 2023 versus 40% em 2022), além de obter mais informações sobre um produto ou verificar a disponibilidade de estoque.
Uma esmagadora maioria (89%) dos consumidores está adaptando seus comportamentos em resposta ao aumento do custo de vida, e está claro que muitos estão recorrendo à tecnologia para ajudá-los a encontrar melhor custo-benefício.
“A integração entre ambientes online e físicos atualmente deve ser uma prioridade máxima para varejistas. Isso inclui a atualização do estoque em tempo real, consistência entre valores e outras questões importantes. Por exemplo, diante de um consumidor cada vez mais exigente no quesito agilidade, as lojas físicas devem focar na redução máxima de atritos na hora do checkout, para que os clientes possam transitar entre o online e o físico em qualquer momento”, afirma Danielle Willig, Gerente de Desenvolvimento de Mercado na Manhattan Associates.
Para atender essa demanda, a empresa anunciou melhorias significativas em sua solução Manhattan Active® Point of Sale (POS), desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas dos colaboradores de loja atuais.
A aplicação renovada inclui recursos de atendimento ao cliente incorporados para conversão de vendas e aprimoramento dos serviços, checkout ultrarrápido e a realização de operações offline, sem a necessidade de um servidor na loja. O recurso faz parte da suíte de soluções de omnicanalidade da empresa, Manhattan Active Omni.
“A solução atualizada conta com especificidades para lidar com a instabilidade de rede, comum em lojas físicas, monitorando a conexão e realizando medidas em segundo plano para que o colaborador consiga utilizar o sistema sem se preocupar com questões técnicas, como pacotes perdidos e perda de conexão”, Daniele explica.
Além disso, ela retém dados importantes na memória do dispositivo para promover o escaneamento ultrarrápido de itens e fluxos de checkout, garantindo o máximo de conversão de vendas nas lojas.
Compatível com Windows, iOS e Android, ela oferece total extensibilidade de aplicação, permitindo que os varejistas personalizem o layout e a experiência para a sua marca.
“Em um ambiente de varejo que valoriza o atendimento ao cliente da maneira mais eficiente possível, ter um PDV que maximize as vendas e os serviços omnichannel, adaptando-se à instabilidade da rede da loja está se tornando cada vez mais essencial. Assim, os colaboradores podem personalizar interações e criar experiências de compra memoráveis”, conclui a profissional.