O segmento de mercado tem como foco aumentar as vendas de um negócio a partir da premissa de entender as necessidades de seus clientes.
Sabemos que o mercado de trabalho tem se tornado cada dia mais competitivo graças às facilidades que existem em abrir um e-commerce.
Há milhares de lojas que vendem um mesmo produto ou serviço, todavia, quem realmente atrai o cliente é aquele vendedor que conhece suas necessidades e faz de tudo para atender suas expectativas.
Entenda um pouco mais sobre segmento de mercado, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é segmento de mercado
- Exemplos práticos de segmento de mercado
- Maneiras práticas de como fazer a segmentação de mercado
- Software CRM: software campeão em vendas
O que é segmento de mercado
Basicamente, a segmentação é um tipo de divisão de grupos no mercado, e acontece, de forma frequente, quando uma empresa decide abrir o seu negócio.
Afinal de contas, é no começo, quando o planejamento estratégico é construído, que a marca precisa identificar qual é seu público-alvo, ou seja, os potenciais clientes, aqueles que têm maior propensão a consumir os produtos ou serviços.
Assim, o segmento de mercado é uma parte menor do todo, já que é formada por indivíduos que apresentam perfis, hábitos e gostos muito semelhantes.
Segmento de mercado também pode ser chamado de nichos, e assim podem ser segmentados por:
- Idade;
- Sexo;
- Necessidades;
- Comportamento;
- Estilo de vida;
- Local que residem;
- Atitudes em relação ao produto ou serviço que consomem.
A ideia é que diferentes tipos de segmentação sejam feitos para que você tenha uma visão mais ampliada do seu cliente.
A partir do momento que se define o segmento de mercado, é possível direcionar cada produto ou serviço para o perfil de público que tem mais chance de adquiri-los.
Por isso, a segmentação serve para conhecer e atender aos anseios e necessidades dos mais diferentes públicos de maneira mais direta, direcionando melhor as estratégias mais adequadas, esse é um dos grandes benefícios de segmentar o mercado.
Essa estratégia é capaz de aumentar a aceitação da sua solução no mercado e, como consequência, cresce a tendência de aumentar as suas vendas.
Caso a sua empresa tenha o costume de divulgar as ofertas e a aceitação ainda é pequena, não se preocupe, esse cenário pode mudar a partir do momento que definir corretamente o público-alvo.
A segmentação ainda é capaz de ampliar as suas chances de conversão de vendas, visto que ela permite a conversa da empresa com o consumidor, o qual tem interesse genuíno no produto ou serviço oferecido.
Dessa forma, sua empresa não perderá tempo e nem dinheiro fazendo divulgações imprecisas.
Ler mais: Nicho de mercado: como definir?
Exemplos práticos de segmento de mercado
O segmento de mercado pode ser muito amplo, como no exemplo a seguir que representa todo um setor, veja:
- Artigos esportivos;
- Cama, banho e mesa;
- Eletrônicos;
- Equipamentos;
- Games;
- Moda e vestuário;
- Saúde e beleza.
Há também a opção de ser nichado, ou seja, que visa um segmento específico, com características únicas entre seus clientes, confira:
- Clientes mulheres;
- Clientes idosos;
- Clientes veganos;
- Clientes que utilizam sites de compras coletivas;
- Clientes que moram no bairro Consolação, em São Paulo;
- Clientes pessoa jurídica com faturamento até 500 mil/ ano.
Para que não restem mais dúvidas, acompanhe o exemplo baseado em fatos reais:
Há pessoas que possuem celulares que estão na faixa de R$10mil reais, enquanto outras pessoas não gastam mais de R$2mil.
A função principal do aparelho móvel é falar com outras pessoas, seja por aplicativos de conversação ou por ligação.
São diversos os motivos que levam uma pessoa a comprar um celular de mais de R$10 mil reais, ou seja, a pessoa não quer simplesmente fazer ligações, esse modelo de celular agrega um status social, poder, experiência e até mesmo exclusividade.
As pessoas que optam por um celular até R$2mil, normalmente, os escolhem para realizar de fato as funções básicas de um aparelho celular.
Dessa forma, ainda que o produto seja o mesmo (celular), cada um dos modelos tem seu segmento de mercado, com um público-alvo definido.
É dessa maneira que as empresas agem para conquistar seus clientes e ganhar visibilidade no mercado. Elas são capazes de produzir mercadorias e serviços para os mais diversos perfis de consumidores.
Leia também: Gestão da carteira do cliente
Maneiras práticas de como fazer a segmentação de mercado
Você sabia que existem diversas maneiras de realizar a segmentação de mercado.
E ainda cada uma delas tem a capacidade de ajudar a sua empresa a conquistar o sucesso na divulgação do seu produto ou serviço.
Acompanhe a lista que separamos com os diferentes segmentos de mercado que existem:
- Segmento geográfico: é a análise do consumidor de acordo com a sua localização, por região. São os estabelecimentos físicos que mais se beneficiam com esse segmento, pois ele ajuda a identificar os clientes que estão ou moram próximos dali.
- Segmento demográfico: esse segmento é capaz de oferecer mais do que só a localização. Ele é capaz de avaliar o público de acordo com o valor de sua renda, sexo, idade, poder aquisitivo, grau de escolaridade, etc.
- Segmentação por perfil de consumo: essa segmentação é indispensável se você deseja conhecer o volume de compra mensal do seu público e os meios utilizados para esse fim.
- Perfil psicológico: é responsável por analisar de forma mais subjetiva o cliente, entendendo seus anseios, suas ideologias, seus hobbies, etc.
- Comportamento de consumo: é a categorização baseada no volume de compras. Ela analisa os consumidores de acordo com seus hábitos de consumo.
- Por canal de consumo: é aqui que podemos verificar se o cliente consome através da web, aplicativos, telefone ou prefere um atendimento presencial.
Todas as formas apresentadas acima são de vital importância para que o empreendedor possa conhecer melhor seu público e otimizar as estratégias da empresa para atrair mais consumidores.
Vale ressaltar também que a definição do segmento de mercado passa a ser uma atitude valiosa, para qualquer ramo, podendo auxiliar em períodos de crise ou para alavancar o crescimento do seu negócio.
Dica de leitura: Estratégias de vendas: como alavancar seu negócio
Você sabia que além de uma boa segmentação de mercado há outras formas de alavancar suas vendas? É verdade!
Tem interesse em saber mais sobre isso? Vem conferir o próximo tópico!
Software CRM: o software campeão de vendas
Existe um software de gestão comercial que pode mudar sua vida e o nome dele é CRM!
Customer Relationship Management, ou simplesmente, gestão de relacionamento com o cliente, esse sistema de software é capaz de armazenar TODO histórico de relacionamento com o cliente, além de seus dados, otimizando seu precioso tempo.
Leitura complementar – O que é o CRM?
Com uma organização eficiente de seus dados, será possível monitorar os gargalos que impedem que sua empresa cresça e ainda o sistema de CRM contribui no controle total das vendas.
Com o sistema CRM será possível: ter um follow up constante; facilitar a gestão da carteira de clientes; aumento das vendas; maior controle do seu negócio; além de permitir que todas as informações se concentrem em um lugar só!
Vídeo bônus: O que é CRM – por Paulo Araújo
Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.