Por Tiago Dada gerente de SEO & CRO da Cadastra
O boom dos negócios digitais, especialmente os aplicativos e marketplaces, tirou luz de uma disciplina importante: o Conversion Rate Optimization – CRO, um conjunto de técnicas e práticas que visam aumentar a porcentagem de visitantes de um canal que possam se transformar em clientes.
Tanto que apenas 39,6% dos negócios têm uma estratégia de CRO documentada (Fonte: Market For Us).
CRO: novas tecnologias e cultura de dados transformam negócios digitais e geram maior eficiência em conversões
Com o avanço da tecnologia e a adoção de arquiteturas de dados mais robustas, essa prática tende a ganhar novo impulso.
Hoje, marcas já investem intensivamente na personalização da jornada de compra em todos os pontos de contato, não se limitando apenas às plataformas próprias.
Ou seja, o entendimento e o reconhecimento de públicos vão além de sites e aplicativos proprietários e alcançam consumidores potenciais em múltiplas interfaces externas, como retail media, CTV, entre outros, o que amplia significativamente o alcance do CRO.
Não à toa, 69% dos consumidores valorizam experiências personalizadas, segundo estudo da Nodus encomendado pela Meta.
No centro dessa tendência está a Inteligência Artificial (IA), que viabiliza a hiper personalização.
A IA permite a aplicação escalável de experiências conversacionais, automatizando fluxos contínuos de testes A/B multivariáveis, entre outros processos.
Ao mesmo tempo, o CRO tem se consolidado como uma ferramenta multi-funil.
Em vez de focar apenas na análise macro dos funis de compra, tem-se buscado cada vez mais uma análise granular, identificando pontos de fricção que influenciam a experiência do usuário.
Assim, o CRO se aprofunda em dimensões como canais de aquisição, regiões, perfis de usuário, dispositivos, palavras-chave de campanhas, entre outras, reconhecendo que cada combinação dessas variáveis tende a resultar em uma jornada distinta.
Com isso, estabelece-se a partir do CRO o monitoramento constante dos funis de conversão de um site para identificar e corrigir rapidamente oportunidades de melhoria.
Essas correções podem envolver, por exemplo, o ajuste de um banner em uma página de campanha paga, cuja performance esteja comprometida devido a um ponto de fricção.
Com correções ágeis, é possível melhorar a experiência do usuário, resultando em ganhos em métricas como ROAS, Quality Score e CPC, otimizando assim os recursos e investimentos.
Essa nova visão de CRO também destaca a escalabilidade de testes e otimizações.
No contexto da hiper personalização com IA, o ambiente se ajusta em tempo real a cada estímulo do usuário, proporcionando uma curva de aprendizado instantânea.
Diferente dos testes tradicionais em CRO, que podem exigir janelas de até 20 dias para obter resultados estatisticamente significativos, esse novo modelo permite ajustes contínuos e quase instantâneos.
Apesar do seu potencial, é importante ressaltar que o CRO não é o centro da estratégia, mas sim um pilar que centraliza esforços estratégicos para alavancar resultados.
Ele é fundamental para o sucesso de negócios digitais, especialmente no e-commerce.
Isso porque, ao analisar de forma detalhada o comportamento dos visitantes, o CRO identifica pontos de atrito na jornada do cliente e implementa melhorias para potencializar as conversões, de maneira que não haja dependência exata de aumento proporcional em investimentos para atrair novos clientes.
Com um site mais intuitivo, de fácil usabilidade, e conteúdo relevante, as empresas podem transformar mais visitantes em clientes, reduzindo custos de aquisição e fidelizando seu público.
Portanto, o CRO deve ser visto como uma ferramenta de alto potencial para a rentabilidade dos negócios digitais e cujo futuro está direcionado para uma estratégia sustentada por tecnologias avançadas e menos dependente de análises e experimentações inteiramente manuais.
No centro dessa evolução, o CRO fortalece o seu protagonismo no marketing digital, tornando-se uma alavanca essencial para ampliar a parcela de usuários dos canais da marca que convertem.
Sobre a Cadastra
A Cadastra é uma Next-Gen Company, parceira de negócios digitais com múltiplas expertises para oferecer uma revisão estratégica e operacional ampla que abre novas fronteiras de resultados, seja de performance no curto prazo, seja de geração de valor no longo.
Com soluções de tecnologia, marketing, consultoria, dados e analytics, oferece serviços em Transformação Digital de ponta a ponta, com metodologia proprietária, atingindo uma taxa de retenção de seus clientes superior a 90%.
Com mais de mil profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022, 2023 e 2024 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021.
Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.
Divulgação: DFreire Comunicação e Negócios