Nossas vidas agora têm uma presença muito mais forte do digital graças à velocidade com que novas tecnologias, como softwares e sistemas operacionais foram lançadas a partir das mudanças globais em que vivemos. E acompanhando estas mudanças, o comportamento de compra transformou-se também, trazendo o conceito do consumidor phygital.
Para quem deseja manter suas empresas atualizadas e evitar perder participação de mercado, ficar por dentro das tendências é essencial. Como resultado, você deve entender não apenas o que é o phygital, mas também como essa mudança pode afetar suas estratégias.
O que é consumidor phygital
Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes do que os produtos fazem e como eles funcionam ao mesmo tempo que entendem as vantagens e desvantagens de diferentes produtos. Isso significa que os consumidores são capazes de tomar decisões mais conscientes ao comprar bens e serviços.
Estar atento às formas com que as pessoas compram num contexto geral é essencial para todo gestor que queira manter seu negócio no mercado. E a forma de consumo mudo de tempos em tempo levando em consideração as diferentes variáveis que afetam tudo que possa afetar a vida das pessoas.
Phygital ou apenas Figital é um termo da língua inglesa que junta as palavras Physical (físico) com Digital. Este termo foi criado para explicar a união de experiências físicas e digitais, criando valor em todos os canais de venda e deixando de lado as limitações, sejam físicas (ir até uma loja) ou digitais (não ter certeza que um sapato é confortável).
Pense que você precisa de um tênis novo.
Não sabe a cor, a marca, nem o modelo; então pega o celular e acessa a internet em busca de opções. Você decidiu que o que mais gostou foi o tênis branco da sua marca favorita. Confere se o valor bate com o seu orçamento e segue para ver se o seu tamanho está disponível.
Mesmo com todas as informações, você ainda se sente inseguro. Não sabe se o tênis é confortável o suficiente. Como sua agenda anda apertada, prefere procurar alguns vídeos de pessoas que já compraram o mesmo tênis.
Suas avaliações foram ótimas. 10/10 em conforto. “Mas será mesmo que esse tênis combina comigo?”
Se você prefere responder essa pergunta indo à loja mais próxima para, finalmente, experimentá-lo no pé: você provavelmente é um consumidor phygital. Iniciou sua jornada de compra na internet e finalizou na loja física – unindo os dois mundos em uma só experiência.
Phygital x Omnichannel
Você pode até achar que sim, porém phygital e omnichannel não são a mesma coisa. O omnichannel é uma estratégia (de vendas) que combina canais físicos e digitais para dar ao cliente a experiência perfeita, independentemente de quais sejam esses canais.
Enquanto isso, o phygital usa da tecnologia para integrar os dois mundos – digital e físico, como diz o nome – a fim de entregar uma experiência interativa ao usuário. E ainda, o consumidor phygital é o público emergente do novo modelo de consumo que o omnichannel atende.
Entenda, uma marca que ainda não se adequou à transformação digital e não emprega uma estratégia multicanal está cada vez mais longe de atender o novo padrão de consumidor que tanto cresce no mercado.
Esses dois termos podem ser diferentes, mas trabalham em conjunto!
Saiba mais sobre o omnichannel e seus benefícios aqui.
A busca pela melhor experiência no momento da compra
Além de estar mais informado do que nunca, o consumidor phygital está exigindo níveis mais altos de atendimento ao cliente. Eles esperam que as empresas forneçam respostas claras a quaisquer perguntas que possam ter de forma rápida e simples.
Nesse ritmo acelerado, as empresas devem se adaptar constantemente a novos ambientes para integrar cada vez mais experiência em ambientes físicos e digitais. O que não é uma tarefa fácil, principalmente para aquelas com todos os processos feitos de forma física até agora.
Uma das melhores formas de aprimorar as experiências dos seus prospects e clientes é através da compreensão de seus hábitos (viu como é importante entender o phygital?). O modelo de consumo dessas pessoas frequentemente combina comprar em lojas físicas e, ao mesmo tempo, comprar na internet.
Isto se dá de duas maneiras: visualizaram o produto online – cor, tamanho, utilidade, valor – e depois fazem suas compras na loja física; ou podem também experimentar o produto na loja física, e posteriormente, efetuar a compra no e-commerce da marca ou revendedor.
O objetivo da Phygital é combinar os melhores elementos do físico e digital para criar uma experiência integrada ideal para os consumidores. As estratégias de marketing e vendas devem estar alinhadas a esta tendência para possibilitar o atendimento às novas necessidades do consumidor phygital que pode ser observado, majoritariamente, como pessoas da geração Z e Millennial.
Criar conexões e relacionamentos cada vez mais personalizados com estes consumidores fica mais simples com a ajuda de um CRM, por exemplo. Essa ferramenta facilitará o processo de criar e replicar experiências positivas. Juntamente de um atendimento ao cliente qualificado, o que nunca deixará de ser imprescindível para qualquer consumidor.
Adapte sua empresa aos novos hábitos de consumo
Como falado anteriormente, o consumidor phygital acaba por estar cada vez mais exigente e esperando que as empresas lhes proporcionem experiências excepcionais. Se você deseja atrair e reter clientes fiéis, precisa garantir que cada interação com sua marca seja especial. Existem novas ferramentas tecnológicas que ao integrá-las em seus negócios, os resultados serão perceptíveis e rentáveis.
Força de Vendas e e-commerce B2B trabalhando juntos.
O representante ou vendedor externo vai até seus clientes para atender seu cliente de forma personalizada. Nestas visitas, é utilizado o Força de Vendas, uma ferramenta que ajuda na automação do processo de vendas. Entre os diversos benefícios que podemos citar dentro dessa situação, temos:
- Catálogo completo digital na mão do representante ou vendedor externo, com dados sobre todos os clientes o que facilita a criação do rapport;
- Tabelas de preços, promoções e estoque, que agiliza o atendimento;
- Pedido feito em poucos cliques, enviado diretamente ao ERP da empresa, passando por alçada de aprovação e de acordo com as políticas comerciais pré-estabelecidas.
- Diminuição da margem de erro no pedido, conferindo confiança ao cliente
A partir do momento que o relacionamento foi estabelecido com base em confiança e credibilidade, seus clientes podem começar a utilizar o e-commerce B2B para fazer seus pedidos quando quiserem e como quiserem. Com um cliente fidelizado, seus vendedores podem focar em prospectar novos clientes e, no final, todos saem ganhando. 🙂
Agora que você já entendeu o que é o consumidor phygital e como adequar uma estratégia para atender as necessidades destes clientes da melhor forma, está na hora de aplicar na sua empresa.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Arturia, a plataforma comercial mais completa e totalmente integrada ao seu ERP. Forças de Vendas, e-commerce B2B, CRM e Gestão de Indicadores de Resultados. Saiba mais!
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