O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

anuncie aqui 800x90

Como o processo de tomada de decisão pode levar ao sucesso

por | fev 8, 2023 | Força de vendas

Uma decisão quando bem tomada pode ajudar a evitar muitos erros e conflitos. e principalmente quando o processo de tomada de decisão é bom pode até levar a empresa ao sucesso. Afinal, como o processo de tomada de decisão pode levar ao sucesso de uma empresa? 

Já que o processo de tomada de decisão é tão importante para o sucesso de uma empresa, para te ajudar elaboramos algumas dicas essenciais.

Confira 5 dicas para um bom processo de tomada de decisão

1) Antes de tudo. Faça pesquisas!

Tomar decisões, baseado em fatos reais e informações importantes, sobre o assunto em questão é o primeiro passo para direcionar a sua decisão para o caminho correto. Então a etapa inicial é realizar uma pesquisa de mercado, buscar saber o máximo de informações possíveis e relevantes antes de chegar a qualquer decisão.

O período que você levará para realizar a sua pesquisa de mercado e identificar os fatores importantes para a sua decisão dependerá do assunto em questão, quais são os fatores envolvidos na situação e também qual é o modelo de negócio em que sua empresa se encaixa. 

2) É sempre importante testar!

A melhor maneira para tomar boas decisões é analisando todas as possibilidades e o mais importante, testando a eficiência e o resultado de cada uma delas. Sabe aquele conhecido ditado: Contra fatos não há argumentos? É exatamente isso que você precisa ter em mente quando precisa tomar decisões importantes dentro da sua empresa, nada melhor do que um teste e a verdadeira comprovação de que algo pode dar certo ou errado como o verdadeiro fato quando é comprovado, e sabemos que ninguém quer a comprovação de que a decisão tomada foi a errada para a empresa, por isso nada melhor do que realizar testes e buscar entender todas as possíveis situações, antes de tomar qualquer decisão.

3) Evite longos debates sobre o assunto!

Quem nunca teve intermináveis discussões sobre determinado assunto que precisava de uma decisão rápida e assertiva? E isso acabou apenas alongando o processo para a tomada de decisão. Ao invés de perder tempo debatendo quais são as melhores opções, lembre-se da dica anterior: aproveite esse tempo, levante todas as opções e faça testes até chegar na melhor solução.

Além disso, para que você evite longos debates a respeito de uma decisão que precisa ser tomada, e você já passou pelas etapas anteriores que é pesquisar sobre o assunto e testar as opções, você também pode determinar um período de tempo para realizar um debate. Desta forma, você garantirá que todos farão o possível para chegar a uma conclusão o mais rápido possível. 

4) Tenha um mentor

Outra forma que pode te ajudar muito a tomar decisões de forma mais assertiva é ter uma pessoa de confiança que seja mais experiente e que esteja disposta a te orientar sempre que necessário. Por isso, um mentor nas horas de tomada de decisão te ajuda muito a ponderar todos os fatores importantes antes da decisão final. 

Se possível busque por esse mentor, em seu grupo de confiança, que sejam mais experientes e que passou por situações semelhantes a sua. 

5) Converse com pessoas da sua área. 

Procure em sua própria rede de contatos alguém que conheça muito sobre o assunto e não deixe de compartilhar a situação e pergunte se essa pessoa já passou por essa situação, qual foi a decisão tomada e principalmente qual foi o resultado de tudo. 

Isso também te ajudará na questão de network, pois você terá um assunto em comum com alguém da sua área que poderá compartilhar, e lembre-se te também fazer o mesmo por outras pessoas que estejam precisando trocar esse tipo de experiência. 

Concluindo. Sabemos o quanto é difícil muitas vezes tomar decisões que colocam em jogo o futuro e sucesso de uma empresa, por isso, saiba que mesmo você passando por todas as dicas que demos ao longo deste artigo, você ainda tem a chance de tomar a decisão errada, mas lembre-se de que essa decisão foi tomada com você fazendo o melhor e evitando errar na escolha. 

Conheça a AchieveMore

Este conteúdo foi desenvolvido pela AchieveMore que tem o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente.